Ferramentas para Inteligência Competitiva

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Transcrição da apresentação:

Ferramentas para Inteligência Competitiva por Stanley Loh

Introdução “Empreendedor não precisa de um consultor para tudo; precisa de ferramentas adequadas.” Jack Welch: vantagem competitiva se consegue com: a) aprender + rápido que a concorrência b) transformar + rápido este conhecimento em ações Pequenas empresas também podem fazer Inteligência Competitiva Utilização de ferramentas de baixo custo ou grátis Fontes de informação PÚBLICAS FÁCEIS DE ACESSAR DE BAIXO CUSTO CONFIÁVEIS DETALHADAS KM RS 2009 - SBGC-RS

Introdução IC não é espionagem Uso de fontes públicas de informações Coleta ética de informações KM RS 2009 - SBGC-RS

Objetivos da IC (resumo) Monitorar o mercado e os concorrentes: Descobrir concorrentes novos ou potenciais Analisar suas estratégias Antecipar as ações dos concorrentes Avaliar e ANTECIPAR mudanças no mercado Nos concorrentes Nos fornecedores Nos clientes Na economia nacional ou global Na política Na legislação, normas KM RS 2009 - SBGC-RS

Perguntas-Chave Quem são os players? Quais são os produtos ou serviços similares? Quais são as estratégias dos concorrentes? serviços adicionais, localização, distribuição, promoções áreas e montantes de investimentos aquisições e fusões Quais as mudanças de estratégias ? preços produtos novos produtos descontinuados posicionamento físico KM RS 2009 - SBGC-RS

Perguntas-Chave O que está acontecendo ou pode acontecer com o mercado: Market-share Entrada de novos players Quem está crescendo Quem está perdendo força Por quê? Tecnologias ou inovações que estão surgindo ou podem surgir para afetar o mercado KM RS 2009 - SBGC-RS

Perguntas-Chave O que o mercado acha de nós? Outras organizações, clientes, sociedade em geral O que estão falando Bem ou mal? KM RS 2009 - SBGC-RS

Ferramentas para IC Coleta de Informações Armazenamento Análise Monitoramento Disseminação KM RS 2009 - SBGC-RS

Fontes de informações Impressas: Congressos e feiras Eventos públicos jornais e revistas publicidade em geral folders e manuais de concorrentes Congressos e feiras Eventos públicos Bases de patentes Cadastros de associações: Sebrae, Assoc. Empresariais, CDL etc Web tudo acima + … KM RS 2009 - SBGC-RS

Web como fonte de Informações Estatísticas IDC: cinco em seis pequenas empresas deverão ter uma página na Internet até 2009 WBI: Web está à frente do rádio como fonte de notícias políticas (20% dos americanos usaram) IBGE: a Internet passou a ser usada por 46% das empresas como fonte de informações para decisões sobre a inovação de produtos e processos produtivos (em relação aos 33,1% de 2000) KM RS 2009 - SBGC-RS

Web como fonte de Informações Tipos de fontes/informações: Sites de concorrentes Bases de patentes Notícias Comunidades e redes sociais Sites de reclamações Mecanismos de busca Blogs, fóruns de discussão, comentários Site específicos: Portais horizontais (sobre um assunto) Congressos, feiras, divulgações KM RS 2009 - SBGC-RS

Ferramentas

Qual a imagem da empresa? Perante clientes e sociedade Coletar conhecimento do Cliente Conhecimento tácito  textos Aplicação de ferramentas de Text Mining Estatística sobre conceitos/temas citados KM RS 2009 - SBGC-RS

Text Mining (Mineração de Textos) Software Text Mining Suite (www.intext.com.br) KM RS 2009 - SBGC-RS

Text Mining (Mineração de Textos) KM RS 2009 - SBGC-RS

Text Mining (Mineração de Textos) KM RS 2009 - SBGC-RS

Text Mining (Mineração de Textos) KM RS 2009 - SBGC-RS

Text Mining (Mineração de Textos) Outras aplicações Análise de notícias Análise de currículos Marketing político ou pessoal KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Este é o líder de mercado. A marca a ser batida ! Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Este perdeu força. Não mete mais medo... Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Este está crescendo. Cuidado !!! Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Gente nova no pedaço ! Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe?” (texto livre; pesquisa não-induzida) - Mais citadas por ordem Nosso produto estagnado ... 1997 1998 1999 2000 Lemmon Orange Dig-Cola Other-Cola Lemmon Orange Other-Cola Dig-Cola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola Lemmon Other-Cola Dig-Cola CitriCola KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas É o nosso diferencial ! Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Lembra o líder de mercado ? Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Oportunidade para crescer Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS 2009 - SBGC-RS

Pesquisas Pesquisa com Consumidores Finais: “Que refrigerante bebe e por quê ?” (texto livre; pesquisa não-induzida) Motivos citados por ordem Isto é novidade !!! Dig-Cola Lemmon Other-Cola CitriCola Embalagem bonita Preço Gosto Muito gás Gosto Gosto Preço Preço Gosto Sempre encontro KM RS 2009 - SBGC-RS

Mecanismos de Busca Encontrar empresas concorrentes Encontrar produtos/serviços similares Como realizar pesquisas? Conhecer funcionalidades Conhecer estrutura interna Conhecer esquema de pontuação para o ranking final Saber selecionar as palavras adequadas Mais da metade das consultas são refeitas KM RS 2009 - SBGC-RS

Sites de Concorrentes Implicitamente descrevem estratégias e táticas Produtos e serviços oferecidos Novidades: Releases e notícias Investimentos (foco momentâneo) KM RS 2009 - SBGC-RS

Sites de Fornecedores Quem são os clientes? Exemplo: Software de segurança para internet banking KM RS 2009 - SBGC-RS

Outros Sites Especializados Congressos Feiras Revistas especializadas KM RS 2009 - SBGC-RS

Sites de Notícias Quem mais aparece Associado a que temas Qual o tipo de informação novidades, investimentos, parcerias, pessoas Ex: Google News Brasil http://news.google.com.br/ Busca por palavras-chave KM RS 2009 - SBGC-RS

Clipping ou Filtragem Recuperação de partes de documentos Recuperação seletiva: baseado em consulta fixa ou perfil do usuário Pushing: enviar para a pessoa automaticamente (e-mail, celular) KM RS 2009 - SBGC-RS

Alertas Avisar usuário quando chegar algo novo de seu interesse Notícias Produtos Outros Serviços privados específicos para alguns sites KM RS 2009 - SBGC-RS

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Web Monitor Acesso livre em: http://www.intext.com.br/webmonitor/ Usuário cadastra site (pode ser atalho) Sistema avisa quando algo alterou evita usuário ter que entrar todo dia no site Avisa se houver mudança e encontrar alguma palavra-chave (bom para notícias) Ainda não avisa o que mudou futuro: avisar somente o que mudou KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Monitor KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Monitor - Aplicações Páginas específicas dos concorrentes Produtos, promoções, preços Licitações e editais Notícias KM RS 2009 - SBGC-RS

Base de Patentes http://www.uspto.gov/patft/index.html Busca por diversos atributos Ver slide seguinte KM RS 2009 - SBGC-RS

Busca no Google http://www.google.com/patents? KM RS 2009 - SBGC-RS

Busca no Google KM RS 2009 - SBGC-RS

INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial KM RS 2009 - SBGC-RS

INPI Pesquisar Base de Patentes KM RS 2009 - SBGC-RS

INPI KM RS 2009 - SBGC-RS

INPI KM RS 2009 - SBGC-RS

Análise de Reclamações www.proteste.org.br www.procon.rs.gov.br www.portaldoconsumidor.gov.br www.mj.gov.br/SindeNacional/Reclamacao.html www.reclameaqui.net KM RS 2009 - SBGC-RS

www.reclameaqui.com.br KM RS 2009 - SBGC-RS

www.reclameaqui.com.br KM RS 2009 - SBGC-RS

www.reclameaqui.com.br KM RS 2009 - SBGC-RS

Análise de Publicações Científicas Google Acadêmico Scholar.google.com.br Citeseer http://www.researchindex.org/ http://citeseer.ist.psu.edu/?form=citesearch Descobrir áreas de P&D dos concorrentes Descobrir parcerias acadêmicas KM RS 2009 - SBGC-RS

Artigos Científicos KM RS 2009 - SBGC-RS

Google Acadêmico KM RS 2009 - SBGC-RS

CiteSeer KM RS 2009 - SBGC-RS

Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

Google Maps Melhor caminho: rota no mapa, cálculo de distância e tempo, e descrição textual de como chegar KM RS 2009 - SBGC-RS

Google Maps Refazer caminho passando por ponto especificado KM RS 2009 - SBGC-RS

Sistemas de Informações Geográficas Geomarketing: encontrar melhor local para filial perto de locais “verdes” longe de locais “vermelhos” KM RS 2009 - SBGC-RS

GIS – Encontrando entidades Wikimapia www.wikimapia.org Criado por colaboração Google Maps maps.google.com KM RS 2009 - SBGC-RS

Wikimapia KM RS 2009 - SBGC-RS

Google Maps KM RS 2009 - SBGC-RS

Assistentes Virtuais www.adsdigital.com.br

Assistentes Virtuais KM RS 2009 - SBGC-RS

Assistentes Virtuais Respostas em formato natural Base de Conhecimento Respostas precisas Interação com clientes (marketing) Ofertas Fortalecer marca Estatística de temas mais perguntados KM RS 2009 - SBGC-RS

Intext Crawler http://www.intext.com.br/crawler.php Captura textos de páginas na Web Não somente na página inicial, mas entra também em subníveis KM RS 2009 - SBGC-RS

Text Mining Suite Analisa palavras comuns e exclusivas entre textos Para Inteligência Competitiva Comparar textos entre sites concorrentes Ou entre especificações concorrentes Versão de desmonstração (free) disponível em www.intext.com.br Associado com InText Crawler (para captura de textos de sites) KM RS 2009 - SBGC-RS

TMS para Inteligência Competitiva KM RS 2009 - SBGC-RS

TMS para Inteligência Competitiva KM RS 2009 - SBGC-RS

TMS para Inteligência Competitiva KM RS 2009 - SBGC-RS

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TMS para Inteligência Competitiva Exemplos de aplicações: Comparar especificações de produtos concorrentes Comparar análises ou opiniões sobre produtos ou empresas concorrentes Mensagens extraídas de blogs e fóruns Comparação de grupos de notícias (sobre produtos ou empresas concorrentes) KM RS 2009 - SBGC-RS

TMS para Inteligência Competitiva Exemplo: comparação de celulares Aparelhos Samsung são os mais diferentes Comparação de textos entre marcas Avaliação de similaridade por palavras comuns Outras marcas: LG, Nokia, Motorola, Sony Ericsson, Siemens KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Archive Toda as páginas Web armazenadas desde 1996 Análise de mudanças em sites KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Archive KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Archive Site do Banco do Brasil em 2002 KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Archive Site do Banco do Brasil em 2009 KM RS 2009 - SBGC-RS

Web Archive Mudanças nas estratégias dos concorrentes: Preços, promoções, distribuição Investimentos Produtos novos ou descontinuados Mudanças de foco KM RS 2009 - SBGC-RS

FIM Ferramentas para Inteligência Competitiva Stanley Loh stanley@intext.com.br