DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL Autores: Breno Sampaio e Juliana Guimarães Mariana Couto
Influências da Expansão da Educação: Aumento da renda; Redução do crescimento populacional; Queda na mortalidade infantil; Aumento na expectativa de vida;
”Pela avaliação internacional de desempenho de estudantes, realizada pela OCDE e denominada PISA 2000, o Brasil ocupou o último lugar em termos de desempenho médio em todas as provas realizadas (leitura, matemática e ciências).” Segundo o INEP: Resultado se dá devido ao nível socioeconômico do Brasil ser inferior aos países demais analisados. Existência de desigualdade (índice de Gini). Alunos com maior atraso escolar.
SAEB 2002 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) Dos alunos avaliados: 42% - estado “crítico” ou “muito crítico” no desenvolvimento da habilidade de Língua Portuguesa. Destes, 96% estudam em escolas públicas e estão acima da idade considerada ideal.
O Método Dois componentes de análise: - Eficiência da Instituição de Ensino - Eficiência somente do estudante
Base de Dados Alunos da Região Metropolitana de Recife que prestaram vestibular para a UFPE no ano de 2005. Total de Escolas: 89 Sendo 32 públicas e 57 privadas Total de Estudantes: 23.040 Sendo 17.643 (76,58%) de escolas privadas e 5.397 (23,42%) de escolas públicas
Determinantes do Desempenho Escolar Apresentam três principais aspectos: Pessoal Familiar Escolar
Determinantes Pessoais Sexo: - Estatísticas indicam que homens tem maior facilidade de aprendizado nas áreas exatas que mulheres. - Constata-se que indivíduos do sexo feminino, que possuem desempenho semelhante ao do sexo masculino no ensino médio, têm, em geral, desempenho superior na universidade. Idade: - Alguns pesquisadores justificam que estudantes que tenham realizado o ensino médio em pouco tempo estão em plena atividade intelectual. - Outros argumentam a favor da maturidade, a qual facilita a compreensão e a dedicação.
Estado civil: - Uma pesquisa realizada em 2001 no Reino Unido levou à conclusão de que estudantes casados têm desempenho superior a estudantes solteiros; Carga de trabalho: - Espera-se que estudantes que trabalham apresentem desempenho inferior, pois tem menos tempo para dedicar aos estudos. Por outro lado, uma carga moderada de trabalho, que propicie aprendizado prático e conhecimento, pode influenciar positivamente o desempenho escolar do estudante.
Determinantes Familiares Ambiente familiar: - Um ambiente familiar estável influencia na segurança e na personalidade do estudante. Educação dos pais: - Serve como exemplo, forma de motivação e referência aos filhos. Acesso à Informação: - É um dos aspectos mais importantes, pois amplia a formação e o conhecimento geral e propicia condições para potencializar o estudo. Renda: - Propicia melhoria do ambiente e condições para um maior acesso à informação e a escolas de melhor nível.
Determinantes Escolares Qualidade dos professores: - É medida pelo conhecimento, que é fruto de sua formação, motivação e assiduidade. Organização / Infraestrutura: - Diz respeito ao acesso a bibliotecas, laboratórios, internet, entre outros recursos, mas também à estrutura básica.
Análises e Resultados Foram estimados cinco tipos de eficiência: EF1: eficiência do estudante em relação à sua escola EF2: eficiência do estudante em relação a todas as escolas do mesmo tipo que a sua (pública, privada, federal) EF3: eficiência do estudante em relação a todas as ecolas EF4: eficiência da escola em relação a todas as escolas do mesmo tipo EF5: eficiência da escola em relação a todas as escolas analisadas.
Tabela 2 EF1: - o colégio que obteve o maior coeficiente é público federal. O segundo, terceiro e quarto lugares foram ocupados por escolas privadas. (não é levado em conta a eficiência do estabelecimento de ensino) EF5: - Das cinquenta primeiras escolas, há somente cinco públicas. - Dos últimos vinte colocados, há somente dois privados. - Um estabelecimento de ensino mais eficiente não necessariamente será aquele que aprovará mais alunos no vestibular.
Conclusão A importância da acumulação de capital humano é considerada crucial para o desenvolvimento de um país. No caso do Brasil, onde a maioria dos estudantes frequentam escolas públicas, as diferenças de eficiência entre as redes de ensino público e privado são imensas. Esta situação, já bastante delicada, é ainda agravada quando se faz a análise destes índices que retratam o forte cenário de desigualdade socioeconômica do país.
Obrigada!