Cultura Organizacional

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Transcrição da apresentação:

Cultura Organizacional

Centro Educacional de Ensino UNIESP CULTURA ORGANIZACIONAL Alunas: Ana Carolina Nakagawa Cibele Andrade Serino Cinara Andrade Serino Jessica Souza

Introdução O que pode se considerar, então, cultura organizacional? Na literatura especializada encontramos diversos autores que tratam do tema. A definição mais completa e adotada pela maioria dos pesquisadores atuais, em função de sua completude é a de Schein , na qual "cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação aqueles problemas" (apud Freitas, 1991).

Vamos entender melhor este conceito Vamos entender melhor este conceito. Cada organização tem uma vida própria, que inclui formalidade nas regras, formas de comunicação, estilos gerenciais, formas de tratamento dos funcionários, benefícios, etc... Exemplificando, embora o Banco Bradesco e o Itaú sejam instituições bancárias, têm forma de atendimento diferente, normas internas e formas de se estruturar que exigem um tempo de adaptação a um novo funcionário, que venha de uma organização para a outra. Qualquer pessoa que tenha trabalhado em diversas empresas, mesmo do mesmo ramo, pode perceber isso a partir de sua própria vivência pessoal. Estas pessoas têm que se adaptar a novas regras, com mais formalidade ou informalidade nas relações pessoais. Esses aspectos são parte da cultura de cada organização.

Ao se pesquisar sobre Cultura organizacional, considera-se que a mesma contém três níveis fundamentais e de profundidade crescente, nos quais ela se manifesta em um grupo ou organização . 1- ARTIFICIALIDADES OBSERVÁVEIS 2- VALORES 3- CONCEPÇÕES BÁSICAS

ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL Conhecemos a cultura de uma organização através de diversos elementos que nos permitem visualizá-la, identificá-la, e também são utilizados na passagem para os funcionários. Os elementos mais citados são: VALORES; CRENÇAS E PRESSUPOSTOS; RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS; ESTÓRIAS E MITOS; TABUS; HERÓIS; NORMAS; PROCESSO DE COMUNICAÇÃO; SÍMBOLOS.  

Conclusão A cultura é apenas uma perspectiva que pode nos ajudar a entender mais sobre um negócio. Vimos como o conceito de cultura é desenvolvido a partir de pesquisas sobre as diferenças entre as culturas em nível nacional. Muitos elementos da cultura de uma empresa não são óbvios, mas existem algumas tentativas na literatura acadêmica para desenvolver definições e identificar fatores de influência. É possível ver, ou 'sentir', que um negócio é diferente do outro, e que isso envolve mais do que como ele se apresenta ao mundo exterior. Valores de negócios e formas aceitas de fazer as coisas se refletem freqüentemente em programas de uma empresa de socialização.

E você, o que acha?

Bibliografia FLEURY, Maria Tereza Leme e FISCHER, Rosa Maria (coord.) Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Atlas, 1989. FREITAS ,MARIA ESTER de "Cultura organizacional, grandes temas em debate" Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, São Paulo, julho/setembro de 1991.       ROBIN, STEPZZEN, P. Comportamento  Organizacional. Edt. Pren<|ice- Hall, Sp, 2002 WAGNER III, John A . Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 1999. WOOD, R. Org. Mudança organizacional, Aprofundando temas atuais em Administração de Empresas. Ed. Atlas, 1995. FERRETTI, C. et ai. "Novas tecnologias, trabalho e educação. Ed. Vozes, 1994.