Pequenas Definições Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSELHO DO IDOSO.
Advertisements

1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Resultados e Ações Pré-Certificação
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Eventos Cerimonial Protocolo EVENTOS Acontecimento CERIMONIAL Conjunto de formalidades que se devem seguir num ato solene. PROTOCOLO Registro dos atos.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
CONHECENDO AS COMISSÕES DE ENSINO DOS CONSELHOS DE FARMÁCIA DO BRASIL Ana Paula de Almeida Queiroz, Angela Maria de Carvalho Pontes,
Propósito, Estrutura e Dinâmica da Disciplina
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
Reunião com os Coordenadores dos Cursos de Graduação da Unimontes
Equipe SPC&T Fase II/PPG7
Sucesso em 2011! Mais de 1200 pessoas Congresso e lançamento do livro.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Projeto ‘Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária’
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
METODOLOGIA DE EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA
Congresso Nacional da Psicologia
Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães
ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Consocial METODOLOGIA.
ACOM – Atividades Complementares
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Estratégias de ensino-aprendizagem
REUNIÃO PARA ORIENTAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL PIBIC-2013/2014 Porto Velho-RO, 11 de março de 2014.
CRP - 12/08/2010. Pauta – 18h30 às 20h min - Informes: Debate Público na Assembléia – 27/08 Tramitação PL-SUAS - Federal Tramitação do PL-SUAS.
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
I Encontro Cultural da Rede FAETEC
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Superintendência de Colegiados
Diretrizes de Aplicação Atividades Complementares –
Eventos 20/04/2017 Eventos empresariais, educacionais, sociais, culturais, esportivos etc., têm sua organização e execução entregue para profissionais.
CEFET – Turismo 2010 Lara Martins 4ATUROrg. de Eventos I – Prof. ª Iomara.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
EVENTOS.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
COMISSÃO DE CLAROS DOCENTES-CCD Portaria GR 3316,
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO: ATIVIDADES DE ENSINO: I – Disciplinas oferecidas pela FMIt ( pts) ( pts) Até 10 horas.
Comissão de Ética, Bioética e Bem- estar Animal ( CEBEA/CFMV) RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) Instituição/Faculdade Edital do Projeto Aprovado Data da Apresentação: 1.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
Transcrição da apresentação:

Pequenas Definições Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz SOBRE EXEMPLOS DE GÊNEROS DISCURSIVOS Profa. Dra. Jackeline Lima Farbiarz Programa de Pós-graduação em Design Departamento de Artes e Design PUC-Rio

Diferenças entre Conferência, Congresso, Fórum, Painel, Seminário e Simpósio Conferência – tem o objetivo de verificar como está o desenvolvimento de políticas no âmbito local, estadual e nacional. Há uma comissão organizadora que elabora o regimento da conferência. Há composição de grupos de trabalho para discussões e apresentações de propostas que serão votadas na Plenária Final (reunião realizada com a participação de todos os inscritos). Depois o relatório ou resoluções da conferência é encaminhado aos destinatários.

Diferenças entre gêneros do discurso Congresso – tem o objetivo de debater e votar os temas e as propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão. As propostas aprovadas passam a ser implementadas pela Instituição promotora do evento. Fórum - é reunião ou local de reunião sobre tema específico ou para debate público. Jornada - reunião de determinados grupos de profissionais realizada periodicamente, com o objetivo de discussão em congressos. São pequenos congressos, diferindo destes por se tratar de reuniões de grupos de determinada região em épocas propositadamente não coincidentes.

Diferenças entre gêneros do discurso Simpósio – é de alto nível com a participação de especialistas com visões diferentes de determinados assuntos e sempre com a presença de um coordenador. É uma reunião de iniciativa de determinada classe técnica, artística ou científica para debates ligados a um assunto específico e a discussão de tema afim a seus interesses Os expositores não debatem entre si os temas apresentados. As perguntas, respostas e o próprio debate são efetuados diretamente aos participantes. O tema geralmente é científico. Seu objetivo principal é realizar um intercâmbio de informações.

Diferenças entre gêneros do discurso Seminário - é um encontro de especialistas em um assunto específico. Eles apresentam um estudo sobre o tema e depois debatem com a platéia, que tem quase o mesmo nível de conhecimento que os palestrantes. O moderador deve ser um especialista e pode participar fazendo perguntas. Painel-Mesa Redonda - forma de apresentação dos resultados dos trabalhos realizados em torno de um tema com a presença de um moderador. Diversas pessoas ou equipes contrapõem suas conclusões, a partir de diferentes pontos de vista ou complementam as conclusões a partir da mesma perspectiva. Caráter de interação; No painel os expositores debatem entre si sem dialogar com a plateia. Na mesa redonda os expositores debatem entre si e com a plateia.

Fontes: www.sebrae-mg.com.br www.secretarias.inf.br www.cem.rs.gov.br www.boaaula.com.br/iolanda/painel http://www.reitoria.unicamp.br/manualdeeventos/eventos/proto-eventos_cientificos.shtml