Avaliação Institucional na FEB Reunião para discussão dos indicadores 11 de abril de 2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Prefeitura municipal de Imperatriz
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Metodologia de Ensino e Extensão
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Autoavaliação Institucional e a CPA
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Avaliação Institucional na FEB
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Pró-Reitoria de Planejamento
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Ensino Médio e Educação Profissional
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Ministério da Educação
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Docência do Ensino Superior
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PLANEJAMENTO DE ENSINO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Revisita ao PPP.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional na FEB Reunião para discussão dos indicadores 11 de abril de 2002

Objetivos desta reunião Esclarecer sobre o processo de Avaliação Institucional na FEB Discutir e estabelecer indicadores para a avaliação

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DELIBERAÇÃO CEE Nº 04/00 Art. 3º - O processo de avaliação será interno e desenvolvido em três etapas: I.até um ano, a contar da vigência desta Deliberação, ou do ato de credenciamento de nova instituição, deverá ser encaminhado ao CEE o Planejamento Geral dos trabalhos de avaliação interna da instituição para um período de cinco anos, com o respectivo cronograma (2001); II.ao final do terceiro ano, deverá ser encaminhado ao CEE relatório dos trabalhos já realizados (2004); III.ao final do quinto ano, deverá ser encaminhado o relatório geral da execução com as respectivas conclusões (2006).

Avaliação Institucional Início na prática - outubro/01 Apresentação do Processo de Avaliação Institucional pelo Reitor e Vice-reitor – Destacam a importância da Avaliação para a Unesp – O Prof. Razuk lembra que a partir da nova LDB os cursos passam a ter credenciamento revisto periodicamente.

Avaliação Institucional na Unesp O corpo técnico/administrativo tem papel fundamental no processo de avaliação – possuem os dados e meios Avaliação não tem objetivo de punir Começar sistematizando as informações já disponíveis Identificar pontos positivos e negativos (situação atual) Valorização da graduação

Avaliação Institucional na Unesp – Trabalho de sensibilização constante – Avaliação como ferramenta de diagnóstico – A avaliação deve ser realizada sem medos ou preconceitos para produzir bons resultados – Avaliação permanente das atividades, processos e recursos.

Avaliação Institucional na Unesp O projeto pedagógico dos cursos como elemento catalisador da avaliação O papel da universidade dentro de um determinado contexto (social, histórico, geográfico, etc): – Papel de atender as necessidades da sociedade. Currículos mais flexíveis, por exemplo – Papel de transformar a sociedade.

O Projeto Pedagógico como elemento catalisador da Avaliação Ensino de Graduação e Projeto Pedagógico Gestão Educacional Pós-GraduaçãoExtensão Pesquisa

Projeto Pedagógico O perfil e competências do profissional a ser formado em relação ao contexto social, econômico e científico cultural da região, do país e do mundo. A inter-relação entre a Graduação, a Pós- Graduação, a Pesquisa e a Gestão

Projeto pedagógico contexto Estudante Cursos/ Disciplinas Engenheiro com habilidades e competências Pré-requisitos Formação anterior Bagagem cultural Processos pedagógicos, Conteúdos, Habilidades, Competências, Avaliação Etc. Departamentos/Professores

Observações: A Avaliação Institucional é um fato inevitável – Será usada para o credenciamento dos Cursos e das Universidades pela CEE Temos uma oportunidade única para desenvolver uma auto-avaliação, abordando aquilo que julgamos necessário, sem imposições externas. A avaliação não será impositiva ou conduzida através da CPA ou do GRAL. – A própria comunidade conduzirá o processo

Observações: Situar no contexto de desenvolvimento do curso e da instituição Atentar para a característica dinâmica do processo O de avaliação proposto visa: – Tomada de Consciência – Responsabilidade dos elementos que compõem a universidade

Quais resultados e benefícios esperar? Melhor compreensão dos problemas da Universidade Transparência para a comunidade interna e externa Melhor possibilidade de planejamento (em todos os níveis) Eventual melhoria das condições de trabalho Racionalização da carga de trabalho Melhoria da qualidade dos serviços e processos Satisfação pessoal

Conclusões: Processo de longa duração e permanente É fundamental uma Atitude Positiva – identificar dificuldades contextuais e históricas – identificar falhas com fins de diagnóstico – ressaltar aspectos positivos

Atividades: Proposição de indicadores – Qual é a situação atual? (Pensem em tudo que diz respeito ao seu trabalho e influi no funcionamento/resultados da Universidade) – Quais elementos/processos/atividades devem ser avaliados? – Como e porquê? – O que se quer medir? (produtividade?; eficiência?) – O tem mais prioridade? – Indicadores quantitativos (ex.: número de computadores) – Indicadores qualitativos (ex.: São atualizados? Funcionam?)

Avaliação Institucional BOM TRABALHO!!!