Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
Análise Ambiental (Interna)
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Gestão Integrada de Negócios
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Marketing no Século XXI
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias do agronegócio
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
A importância do Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
Estratégia – considerações iniciais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Administração de Marketing
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Planejamento e estratégia
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Administração estratégica de marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégia Organizacional
Gestão Estratégica de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégias de Marketing
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
Estratégias e Políticas Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Números

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Modelo de ação

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Resultado A Gol conseguiu obter vantagens competitivas com relação aos seus concorrentes. COMO?

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Resultado  Desenvolveu produtos/serviços melhores que seus concorrentes;  Desenvolveu um conjunto de atividades internas únicas; OBS: Quando não há um diferencial em custo ou produto, não existe vantagem competitiva.  Desenvolveu produtos/serviços melhores que seus concorrentes;  Desenvolveu um conjunto de atividades internas únicas; OBS: Quando não há um diferencial em custo ou produto, não existe vantagem competitiva.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA?

Administração Estratégica I Administração Estratégica I

Administração Estratégica I Administração Estratégica I COMO DEFINIR ESTRATÉGIA A PARTIR DESTE CASO?

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA Estratégias: Conceito teórico “Conceituamos estratégia como a escolha dos segmentos de mercado e clientes que as unidades de negócio pretendem servir, identificando os processos internos críticos nos quais a unidade deve atingir a excelência para concretizar suas propostas de valor aos clientes dos segmentos – alvo, e selecionando as capacidades individuais para atingir os objetivos internos, dos clientes e financeiros.” (KAPLAN; NORTON, apud HERRERA, 2005, pg. 18)

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA Estratégia: Etimologia - Estratégia = Grego = Strategós; - Strategós: Stratos = Exército; Agos = Liderança / Comando. - Inicialmente = “A arte do General” “O general no comando do exército”

Administração Estratégica I Administração Estratégica I “A ESTRATÉGIA É UM CONCEITO RECENTE?” NEM DE LONGE!!! ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição biológica. Seleção natural de Darwin: Baseada na adaptação e sobrevivência do mais apto no que será a eterna luta pela vida, sendo necessário: - Recursos (água, ar, alimento) presentes em ambientes ricos; OBS: Quanto mais rico o ambiente maior o número de concorrentes ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Homem da caverna. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA Desde quando se pôs a caçar, pescar ou lutar para sobreviver, a estratégia sempre esteve presente como um plano a ser antecipado para ser bem sucedido.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Época dos Faraós. A pirâmide no papiro serviu para que fossem definidas estratégias quanto: - Local apropriado; - Mapear fontes de suprimentos; - Apresentar as ferramentas e máquinas para a construção das mesmas. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição militar. A guerra foi o cenário em que nasceu conceito de estratégia, ou seja, as lutas e batalhas ao longo do século fizeram com que os militares começassem a planejar antes de agir. Expoente: SUN TZU ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Competição política. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - Nicolau Machiavel: : Em seu livro “O Príncipe”, escreve um ideário para Cesare Borgio, o Duque Valentino de Florença, para inspirar a imagem de um líder político, audacioso, impiedoso, frio e armado de qualidades políticas.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - A competição esportiva - Em sua origem as competições esportivas tinham enquanto caráter aumentar a qualidade de vida da humanidade, bem como tornar um homem poderoso; Grécia antiga; Roma.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 1)– Estratégia de jogo; 2) – Movimento; 4) – Agonística. A competição esportiva apresenta três elementos básicos relacionados à estratégias: - A competição esportiva

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 1)– Estratégia de jogo: - Todo jogo é constituído pela existência de no mínimo dois elementos e regras que correspondem a uma orientação lógica. LOGO: Os competidores são impelidos a vencer a partir da afirmação de que a vitória depende exclusivamente do seu desempenho.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 2) – Movimento: - Elemento vivo da personalidade, uma ação que parte de uma premissa neurológica que reúne força, energia, ritmo, duração, coordenação, etc. LOGO: Dois aspectos influenciam sua efetivação: Controle emocional e motivação.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 3) – Agonística: (Grego = Luta). - Corresponde ao impulso psicológico de lutar e envolve a agressividade competitiva inconsciente. LOGO: A luta mesmo sem vitória será gratificante (busca de desafios).

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição nos negócios. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA A competição nos negócios pode ser traduzida como, utilização de um conjunto de ações capazes de fomentar as vantagens empresariais de uma organização.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - Desenvolveu da competição nos negócios: 1 – Revolução industrial: Surgimento das primeiras e várias organizações; Competição pelo mercado de Commodities; Aumento da oferta de capital;

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 2 – Início do século XX: Após a criação da produção em massa por Henry Ford, surge a GM apoiando-se nas fraquezas da Ford com a diversificação de produtos; 3 – Surgimento do planejamento estratégico tradicional e formal: Fato ocorrido após a 2ª guerra, fazendo com que em 1966, 85% das empresas passassem a utilizar este tipo de ferramenta administrativa;

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 4 – Modelo de Haward: Surgimento da análise SWOT. 5 – Criação de unidades de negócios (Ansolf e Steiner – 1970): Departamentos como os de operação com mercados externos, controle de custos e lucros, passaram a ter autonomia para construir planejamentos estratégicos de maneira descentralizada. (EX: GE)

Administração Estratégica I Administração Estratégica I 6 – Fase de ouro (1980): O planejamento estratégico passa a ser desenvolvido não apenas para indústrias, mas para setores públicos e do terceiro setor; 7 – Competências organizacionais (Hamel e Prahalad): A empresa deve se preocupar em desenvolver suas competências essenciais (sua missão). EX: Sony = Miniaturização; Wal Mart = Processos logísticos. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: CENÁRIO E TENDÊNCIAS Organizações mecanísticas Empresas orgânicas Ambiente mais competitivo Maior uso das ferramentas de Administração Estratégica ONTEM HOJE Mercado bairrista Poucas mudanças organizacionais Produção a qualquer preço Poucos vendedores / muitos compradores Foco no produto Global Mudanças freqüentes Ética, preocupação ambiental Poucos compradores Foco na qualidade percebida

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Maior fidelidade de marca Baixa Ambiente mais competitivo Maior uso das ferramentas de Administração Estratégica ONTEM HOJE Domínio do Fabricante Grandes diferenças tecnológicas Consumidores em rebanho Veículos de massa Ponto de venda estático Do consumidor Pequenas Segmentados Veículos Segmentados Dinâmico ESTRATÉGIA: CENÁRIO E TENDÊNCIAS

Administração Estratégica I Administração Estratégica I CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS DE ESTRATÉGIA - A estratégia determina a direção e mapeia o curso de uma organização para que ela navegue coesa em seu ambiente. (LOBATO, 2009, pg. 23). Ex: Análises de cenários, tendências e oportunidades. - A estratégia foca os esforços da organização e promove a coordenação de atividades, fazendo com que os esforços tenham sinergia. (LOBATO, 2009, pg. 23). Ex: Diferentes tipos de planejamento = Estratégico / Tático / Operacional.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS DE ESTRATÉGIA - A estratégia define a organização, propiciando as pessoas entendê-las e diferenciá-las da outras. (LOBATO, 2009, pg. 24). Ex: Apresentação da missão da empresa. - A estratégia produz consistência nas ações da organização uma vez que reduz as ambigüidades e oferece ordem. (LOBATO, 2009, pg. 24). Ex: Definição de objetivos e metas quantitativas.