RELAÇÕES PÚBLICAS E SUAS INTERFACES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Estudando com Profª Simony
Conceitos, âmbito e objetivo
BENCHMARKING.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Sistema de Informação Gerencial
Consultoria Empresarial
“Administração de Recursos Humanos II”
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
A Qualidade na Estrutura Organizacional
Administração Estratégica
Administração Financeira III
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
Profª. Selma Maria da Silva
Empresa Privada – Grandes empresas
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Planejamento do gerenciamento de riscos
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
Avaliação de Desempenho
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
FUNÇÃO FINANCEIRA.
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
PROCESSOS DE TREINAMENTO
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e estratégia
Planejamento Organizacional Integrado
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
Capítulo 1 A administração hoje.
Função Planejamento GUI I
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Planejamento do Processo de enfermagem
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Planejamento Estratégico de Marketing
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES PÚBLICAS E SUAS INTERFACES Disciplina: teoria e técnica de RP Graduandos:Pedro, Júlio,João, Lucas, Marcelo

Relações públicas estratégicas com o público interno Xaldyr Gutierres Fortes - RP em harmonia com os administradores - Público interno consciente e partipatico - Conhecer completamnet a instituição - Integração das entidades e dos seus diversos públicos com a finalidade dce gerar conceito

Pesquisa institucional - Análise da falta de progresso - Acessoria a empresa - Questionário de dados qualitativos - Análise em diferentes tempos - Análise qualitativa e quantitativa comparada a outras empresas

Processo de relações públicas: Por Andrade - Identificação de públicos - Apreciação do comportamento dos públicos - Levantamento das condições internas( estrutura organizacional ) - Revisão e ajustamento da política administrativa - Amplo programa de informações Controle e avaliação dos resultados

Estudo dos públicos: Grung – RP identifica opiniões e comunica a administração Simões – Conceito depende das transações da empresa na sociedade onde atua Souza – Organização vencedora se entorpece com o sucesso e não percebe as ameaças Vampel – Uma boa empresa perde conceito por se relacionar com empresas que não respeitam os direitos humanos básicos.

Público interno estratégico: Andrade – colaborador perto ou longe constitui o mesmo público e a mesma importancia Fortes – relacionamento agressivo e estrategicamente relevante Aplicando a pesquisa institucional: Fontes – O RP precisa contar com o apoio da administração e a segurança da implantação das medidas recomendadas - Questionário para cada um dos setores - Implantação de instrumentos de coleta de dados não dispensa a observação direta - Visitas regulares aos setores da empresa - Identificação das lideranças formais e informais

Finalidade e funcionamento da empresa: - Definição da missão da empresa - Estrutura funcional e cultura organizacional Missão da empresa - mercado-cliente-produto - determeina o “negócio da empresa” horizontes da empresa - Perfil dos administradores - Direção geral - Governança corporativa - Cultura organizacional - Atividades da organização

Recursos humanos: Política de pessoal: Estimular em seus empregados o senso de compromisso com o que a empresa faz Cargos e funções: Análise física e psicológica dos membros, com base nas responsabilidades da função Recrutamento e seleção: - Interno: promoção e aproveitamento do pessoal da empresa - Externo: Análise das fichas dos candidatos Recepção e acolhimento: É preciso passar confiança ao novo membro Treinamento: O treinamento deve ser constante

Salários e Compensação: Cada empresa segue uma linha de política salarial, capacidade financeira, desempenho geral, situação de mercado, momento econômico. Cabe ao RP esclarecer essas questões junto ao público interno, assegurando eficiência para a organização assim como um salário digno para o funcionário.

Benefícios: Existem dois tipos de benefícios, os oficiais (obrigatórios: décimo terceiro, férias remuneradas, aposentadoria...) e os não-oficiais (não obrigatórios: referentes a empréstimos, uso do carro da empresa, cestas básicas...). Os benefícios promovem maior rendimento e evitam a insatisfação dos funcionários.

Incentivos: Geralmente referente a produtividade do público interno.

Progressão: Existem dois tipos: a vertical e a horizontal, sendo que a primeira corresponde a elevação hierárquica do empregado e a segunda a elevação salarial.

Avaliação: Cabe ao RP identificar indivíduos com comportamentos positivos para a empresa. Os padrões de comportamentos indicarão o engajamento do funcionário, se ele está na média ou acima dela.

Ausências ao trabalho: O absenteísmo é a soma dos períodos em que os empregados da empresa se encontram ausentes. Excluí-se período de férias, acidentes de trabalho, férias coletivas e qualquer outro motivo gerado pela própria organização. A simples ausência pode ter diversos motivos, mas é importante que se tenha uma supervisão eficiente neste assunto.

Estabilidade: A movimentação de empregados na empresa deve ser a menor possível, pois existem custos de treinamento envolvidos nesta mudança. Cabe ao RP identificar as causas de saída, comparando estes dados com o tempo de permanência dos demais empregados da organização, sendo possível um trabalho de verificação.

Adaptação humana: Quanto mais o novo funcionário estiver adaptado a empresa, melhor será o seu rendimento e consequentemente maior será o benefício para a empresa.

Métodos e processos de trabalho: Os métodos e processos de trabalho se subdividem nas seguintes etapas: - Métodos administrativos; - Comunicação administrativa; - Produção; - Qualidade; - Meio ambiente.

Instalações físicas da empresa: Fazem parte das instalações físicas os seguintes itens: -Acesso e transporte; -Instalações em local de trabalho; -Órgãos prestadores de serviços aos funcionários, ex: creches, refeitórios, restaurantes... -Leiaute da empresa, ex: fatores de ambiência, iluminação temperatura, ruídos...

Planejamento estratégico: - Planejamento Global: referente a planejamento, distribuição, venda, pesquisa e desenvolvimento, engenharia, financias e todas as outras funções da empresa que devem adaptar-se a cenários econômicos “o rumo a ser seguido pela empresa”. - Objetivos e métodos: sua definição prevê como chegar a situação ideal que a empresa almeja. - Ambiente externo: é necessário a verificação do ambiente externo em relação a oportunidades e ameaças, por exemplo uma estratégia bem planejada pode fracassar se o país entrar em crise ou a renda dos consumidores diminuir. - O consumidor: o foco das atividades de organizações com fins lucrativos é o consumidor. Este planejamento em relação ao consumidor corresponde aos hábitos de compra, aspectos psicológicos e estilos de vida do mesmo. - Estratégicas empresariais: o RP pode atuar positivamente nas estratégias da empresa tendo ele a percepção do todo, do proprietário, do consumidor e do negócio. - Responsabilidade social: é responsável pela abertura ao ambiente externo, sendo ele muitas vezes utilizado em benefício mútuo entre a comunidade e a empresa.

Atividades de relações pública: - Estrutura e posicionamento. - Relações com os públicos. Controle e avaliação das atividades.

Levantamento das condições internas - normas e métodos de trabalho -Estrutura geral da empresa -Pesquisa institucional - Planejamento estratégico

Crítica institucional -Resultado da pesquisa institucional -pontos fracos e fortes -oportunidades e ameaças externas

Estilo e estratégias -remuneração -participação -comunicação -qualificação -valorização -compreensão mútua

Comunicação administrativa -interno informal -interno formal -externo formal -descendente -ascendente -lateral -diagonal

Revisão e ajustamento da política administrativa -função de estado maior -alto escalão administrativo -desenvolvimento do assessoramento da coordenação

Assessoramento -variáveis ambientais -política de responsabilidade social

Coordenação -condução estratégica da organização -interligar diferentes níveis decisórios -flexibilizar os horários de trabalhos -tecnologia sem prejudicar a natureza

Configurações de relações públicas -reposicionamento no mercado -conquista de um papel estrategicamente significativo -assessoria interna

Hierarquia de estratégias -implantar o pensamento estratégico -rejuvenescimento organizações empresariais -segmentação de interesses -segmentação de público

Classes de relevância -comunicação com os públicos -acumular informações -sugerir mudanças -interferir

Características de excelência -separação de marketing -departamento único -função administrativa e gerencial -sintonia com o ativismo

AMPLO PROGRAMA DE INFORMAÇÕES É capaz de iniciar exclusivamente diante de um quadro estratégico consolidado. Dois fatores Linguagem da Comunicação Seleção de veículos

SELEÇÃO DE VEÍCULOS Públicos a serem atingidos Tipos de Organização Veículos que serão aceitos naturalmente Grau Penetrabilidade Comunidade onde as organizações e suas filiais em sede

FUNÇÕES BÁSICAS – PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO FUNÇÃO DE PLANEJAMENTO   “prepara planos, programas, projetos, básicos e específicos, de periodicidade anual ou plurianual. Planeja os esquemas iniciais de administração dos caos de crise e emergências. Seleciona pessoal para a execução da programação, faz estudo de tempo e indica os instrumentos”

. É evidente que o ato de planejar decide, preliminarmente, o que, como, quando, por quem e por que deve ser feito, permitindo que as atividades de relacionamento sejam desdobradas com eficácia, assegurando o êxito do que se empreender

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA FUNÇÃO DE PLANEJAMENTO Formular estratégias para os meios de comunicação com o público Adequar as atividades de Relações Públicas à administração estratégica da empresa Organizar os recursos técnicos e físicos dos programas de relacionamento Definir estratégias de Relações Públicas para trabalhos solidários com os setores da companhia Elaborar o orçamento de Relações Públicas Estabelecer a rentabilidade das proposições apresentadas

IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO REFERENCIAL Determinar os grupos e/ou públicos Segmentar Reconhecer os problemas Fixar as diretrizes de Relações Públicas

. CONSOLIDAÇÃO Resumir as informações obtidas Demarcar objetivos e metas Justificar Projetar atividades Eleger os meios de comunicação Discriminar os recursos Computar todos os custos

. CONSENTIMENTO Aprovar Mentalizar para a ação Selecionar o pessoal Constitui-se, evidentemente, uma forma de relacionamento pela qual os dirigentes do negócio decidem que atitudes devem ser assumidas hoje para que as metas fixadas visando o futuro sejam estrategicamente melhores do que as afirmadas no passado

“PLANEJAMENTO” DE CRISES E EMERGÊNCIAS As formas e o tamanho das crises são variados e apenas uma certeza existe: as empresas correm o risco de, cedo ou tarde, deparar com uma delas. O que diferenciará uma empresa de outra será a maneira como cada uma se comportará diante da crise   São eventos imprevisíveis que, potencialmente, provocam prejuízos significativos a uma instituição A função de um profissional de Relações Públicas, diante de um cenário tão desfavorável, com possibilidades de graves conseqüências conceituais, é defender, proteger e, muitas vezes, reconstruir a reputação de uma organização

PRESCRIÇÕES EMERGENCIAIS Pedir desculpas o mais cedo possível Levar ao local a maior autoridade da empresa Demonstrar que existe uma capacidade de lidar com problemas dessa categoria Estabelecer e coordenar os mecanismos de ajuda voluntária Sujeitar-se às deliberações das autoridades governamentais Solicitar a especialistas estranhos à organização o fornecimento de laudos e pareceres

. Após o momento de maior ocupação, e com a divisão plena da administração excepcionalidades. Encerra-se o processo de planejamento e tem inicio a função de execução

FUNÇÃO DE EXECUÇÃO A função básica é desenvolver todas as etapas e ações do processo de comunicação Cabe a organização adiantar-se ao aparecimento de dúvidas por parte dos grupos já vinculados ou que venham a ter peso nas resoluções empresariais. A função de execução esta apoiada na função de pesquisa para que as atividades de relacionamento não sejam sempre reativas Deve combinar a rota oferecida pelo planejamento e o amparo propiciado pela pesquisa A ligação e o intercâmbio de informações – que percorrem os dois fluxos, descendente e ascendente – devem ser assumidos tanto pela cúpula quanto pelas especialidades funcionais

Gêneros e Espécies de Propostas e Ações de Relações Públicas DIVULGAÇÃO Produzir e editar impressa e/ou eletronicamente, publicações corporativas Produzir e veicular anúncios editoriais Convocar, preparar e acompanhar entrevistas coletivas aos jornalistas Coletar e divulgar informações financeiras e balanceamento das empresas

. INFORMAÇÕES Ouvir os públicos, atender e responder suas consultas Preparar e acompanhar as campanhas de integração, motivação e educativas Inspecionar o atendimento telefônico Coletar e resumir dados(briefing) para reuniões, palestras e aulas Redigir discursos e declarações públicas

. CONTATOS Promover a boa vontade dos funcionários e demais públicos Organizar e dirigir eventos Empreender e/ou participar de reuniões dialogais Organizar a presença da instituição em solenidades Conceber, elaborar e/ou acompanhar as políticas de responsabilidade social e de seus subprojetos

. ADAPTAÇÃO Identificar os assuntos públicos de interesse, as oportunidades e tendências, cadastrando-os conforme os parâmetros: - tema e sua potencialidade - grau de impacto das questões - posição antecipada da companhia Planejar as ações e possíveis reações aos assuntos emergentes

. IDENTIFICAÇÃO Facilitar o reconhecimento de produtos e embalagens recicláveis Discutir com os públicos as formas para mudanças no perfil de consumo Adicionar credibilidade à imagem da empresa pela correção ambiental

. O quadro dos setores de abordagem é completado com o apoio logístico e conceitual ao Marketing da empresa e tem como missão auxiliar o lançamento de novos produtos ou no reposicionamento de um produto maduro Uma colaboração bem-sucedida de Relações Públicas pode ter um impacto positivo e significativo nas vendas

PROVIDÊNCIAS Dirigir o programa de comunicação quando não existe nenhuma campanha publicitária Gerar noticias quando não existe nenhuma informação nova do produto Influenciar os formadores de opinião

. As empresas são obrigadas a reavaliar e redimensionar os seus processos de relacionamento com o mercado   Tudo isso demonstra a abrangência do trabalho de Relações Públicas, e cabe ao profissional enunciar as possibilidades que julga eficientes para atingir e aproximar os grupos da organização promotora do relacionamento