17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola - PPGEA Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1972 Doutorado: 2001 Apresentador: Jerson Carús Guedes Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
UFSM Pontos fortes do Programa Proposta do Programa adaptada às necessidades da área de estudo Programa inserido em região dotada de empresas fabricantes de equipamentos e entidades de ensino e pesquisa – Tecnológico Temática importante dentro do Plano Estratégico Nacional (Agricultura) Corpo docente estável, 63% PQ e com poucas aposentadorias nos próximos dez anos. Comissões atuantes e critérios próprios bem adaptados (IPD e IPA) Recredenciamento anual
UFSM Pontos fracos do Programa Inexistência de Curso de Graduação em Engenharia Agrícola na UFSM Programa multi-departamental (DER, FT, DFS, DS, DEM, DHS). Metade dos DPs atua em outro programa Produção desequilibrada entre docentes e em quantidade e qualidade próxima ao limite do conceito MB, do Documento de área Baixa captação de recursos externos para pesquisa
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar linhas de pesquisa criadas em 2011 Docentes com histórico de produção Profissões sem tradição no PPGEA Periódicos receptíveis a produção 2 Ampliação e melhoria da estrutura física atual Apoio da administração da UFSM NenhumaDificuldades em espaço físico e recursos financeiros 1
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estimular orientações em nível de Pós- Doutorado Criação de projetos específicos InfraestruturaDisponibilidade de Doutores 2 DP
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Intercâmbios internacionais de pesquisa Motivar projetos de cooperação internacional. Falta de tradição e contatos; Crise internacional; Burocracia 2 Intercâmbios nacionais e internacionais de discentes Estimular projetos multi- institucionais Inércia discenteFalta de recursos financeiros e contatos Número de projetos de pesquisa
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a produção cientifica resultante de intercâmbios nacionais e internacionais Motivar projetos de cooperação nacionais e internacionais Falta de tradição e contatos; Trabalhos completos em periódicos
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano 6668 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Equilibrar a relação doutorandos /mestrandos Controlar o número de ingressos por nível Tempo de defesa e habilitação de novos orientadores Candidaturas qualificadas 1
UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos27543 Porcentual de egressos como professores universitários, IFs C&T ou pesquisadores em de pesquisa ou semelhantes 30%65% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 50%70% Demais destinos relevantes dos egressos15% (Funcionários) 5% (empresários) 35% (concursos)
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Ambiente de trabalho satisfatório, sem grandes tensões entre docentes Grupo de apoio forte, Colegiado e comissões atuantes Satisfação geral com critérios do Programa Boa participação discente em Assembléias, com poder de deliberação Aquisição de uma área experimental dedicada exclusivamente ao PPGEA; Aquisição de máquinas e equipamentos não disponíveis; Aumentar o espaço de uso comum, como salas de estudo e reuniões; Disponibilização internet sem fio nas proximidades da Coordenação; Local específico para defesas de dissertações e teses. Melhoria situação atual das salas de aula (iluminação, cadeiras, equipamento multimídia, presença de morcegos)
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar a infraestrutura física – Mini auditório ou Sala de defesas Buscar apoio da Direção, na ampliação da área do CCR NenhumaDisputa por espaço no Prédio 42 1 Qualificar a infraestrutura existente Buscar recursos de projetos e apoio da Institucional NenhumaDisputa por recursos em todos os níveis
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Desenvolver projetos com inserção social Buscar parcerias na UFSM, Instituições e Empresas Inércia da comunidade do PPGEA e falta de tradição Dura disputa por recurso, com áreas de maior experiência no tema 2
UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Manter o equilíbrio entre as áreas de concentração Equilibrar orientações entre os docentes Incrementar titulações entre docentes Aumentar e equilibrar produção intelectual por docente Melhorar infra-estrutura de laboratórios e do ambiente administrativo (salas de aula e secretaria). PRINCIPAIS METAS
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