Serviço de Vinhos Profa. Viviane Salazar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário de Benchmarking e Competitividade
Advertisements

- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS II.
4º Encontro – 15/01/2009 Tema: Os Vinhos da Adega do Ota
Curso sobre a Interpretação e Aplicação da Resolução-RDC ANVISA nº 175/03 Regulamento Técnico de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
A Reciclagem do Vidro Trabalho de ciências.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper
DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação
Degustação de Champagne
Degustação de Vinho.
Como reconhecer o produto Sundown* fabricado pela Johnson&Johnson
CUSTOS EM RESTAURANTES
CULINÁRIA LUSITANA Clovis Lima.
SEMINÁRIOS Orientações Profa Ms. Ivanice Magalhães da Silva
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Espaços de Restauração
Dra. Henriqueta Sacramento
VINHOS DO TEJO 1. VINHO BRANCO Produtor: Casal Branco Marca: Falcoaria
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
PRAZER DI VINHO.
Tipos de Vinhos Portugueses
O O VINHO... VINH E SEUS CUIDADOS!
DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação
Jean Pierre Rosier Eng. Agr. Dr. em Enologia
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS Angélica Rigone Solange Wenski.
EQUAÇÕES DO 1º GRAU (REVISÕES).
EQUAÇÕES.
EVOLUÇÃO DOS VINHOS DA ADEGA COOPERATIVA DOS BISCOITOS Portaria nº7/2009 de 12 de Fevereiro de VITIS Nuno Correia da Costa Jornadas Agrícolas da.
PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA(Kw)
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
CONTROLE DE QUALIDADE INTRODUÇÃO. A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do.
NOSSOS PRODUTOS. LINHA GRANDE RESERVA Cabernet Sauvignon Grande Reserva Vinho de guarda, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon extremamente maduras.
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GASTRONOMIA 2012/2
A Bandeira foi adotada em A cor azul representa o poder legislativo na França, a cor branca representa o poder executivo e a cor vermelha representa.
AMÉRICA MÓVEIS DEGUSTAÇÃO VINHOS CHILENOS MONOVARIETAIS
 Vila portuguesa pertencente ao distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, conhecida também por ser a vila mais antiga de.
Tópicos Profa. Viviane Salazar
Tópicos Profa. Viviane Salazar
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DO LEITE E DERIVADOS
Formação de Sommelier de Vinhos – 2012
A NÁLISE S ENSORIAL II Profª: Suziane A. Jacobs. O BJETIVOS DA A NÁLISE S ENSORIAL Porque degustar?
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS do KIWI Riqueza Nutricional
O Domínio dos Vinhos.
TURMA DO 8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA Administração de Produção II Prof. Osvaldo 2012.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Com som a ingestão de vinhos pode ser, além de um prazer inigualável, uma fina arte que envolve todos os sentidos humanos. Claro que para apreciá-lo,
Com mais de 25 anos no mercado de vinhos, a Portus Cale é uma das mais antigas importadoras do país e assim como o bom produto que representa, ela está.
Tipos de Serviço em Restaurante
Almoxarifado, Cozinha, Salão, Bar, Room-Service, Banquetes e Eventos.
Curso de Vinhos.
Uruguai-Tannat.
SUBSTÂNCIAS NITROGENADAS
Região de Champagne França
História A relação da Espanha com o vinho é muito antiga, Vem desde a época em que os romanos dominaram a Península Ibérica. Desde ou a.C.
Sauvignon Blanc- Nova Zelândia. Vitivinicultura na Nova Zelândia As primeiras plantações de uvas viníferas são do ano de 1819; Em 1970 houve a substituição.
Elaboração de Cardápios
PÁSCOA - VINHO - CHOCOLATE - HARMONIZAÇÃO
Características de boa alimentação:
Sentidos de Inverno Queijos e Vinhos
Néctar da Vinha. Único Precioso para o enólogo Uma delícia para os sentidos … … para o olhar… … para o olfacto… … para o paladar.
Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P- RAM Direcção de Serviços de Apoio à Qualidade Câmara de Provadores.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH TÉCNICA DIETÉTICA II PROFA. MARIA CRISTINA DE ALBUQUERQUE BARBOSA CARDÁPIOS PARA RESTAURANTES COMERCIAIS.
INICIAÇÃO AO MUNDO DOS VINHOS.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Transcrição da apresentação:

Serviço de Vinhos Profa. Viviane Salazar

Sommelier Profissão regulamentada pela Lei nº 12.467 de 26/08/2011 Auxiliar o consumidor na escolha do vinho de acordo com o prato, ocasião, clima, etc. Estuda os tipos e estilos de vinhos, regiões produtoras, harmonizações gastronômicas, administra adegas, desenvolve os serviços e define cartas de vinhos.

Funções Conhecer o vinho e as bebidas em geral e saber como degustá-las tecnicamente Saber escolher, comprar, conservar, aconselhar e servir bebidas em geral Aconselhar a correta harmonização alimento-bebida É mais do que tudo a pessoa responsável pela promoção do vinho e das bebidas

Enólogo: É o profissional que produz o vinho Enólogo: É o profissional que produz o vinho. Estuda solo, agronomia, processos de vinificação, etc. Enófilo: É o apreciador do vinho. É aquele para quem todos os profissionais do vinho têm o prazer de desenvolver seus respectivos trabalhos.

O serviço Mostrar a garrafa ao cliente Abrir o vinho e entregar a rolha ao cliente Verificar se está úmida e cheirá-la para avaliar se a bebida está em perfeitas condições Servir um pouco para que o cliente deguste e aprove

O serviço Temperatura: Desarrolhamento Arejar / Decantar Brancos: entre 4° e 7°C Tintos: entre 12° e 20° C Espumantes: entre 6° e 8° C Desarrolhamento Arejar / Decantar

O serviço Servir: Copos Como servir?

Rótulo

Tipos de Garrafas

Harmonização Por semelhança: deve haver equilíbrio entre o vinho e a comida. Dessa forma, cada termo da equação deve se equilibrar com o outro, de tal forma que o vinho não sobrepuje o prato, e vice-versa. Preste também atenção ao molho, ele pode fazer toda a diferença.... Vinhos mais potentes e encorpados pedem pratos mais pesados (substanciosos), enquanto que os vinhos mais leves pedem pratos mais sutis

Harmonização Pode-se fazer também uma harmonização levando em conta o contraste entre o vinho e a comida. Nesse caso deve-se considerar os critérios a seguir: açúcar atenua acidez acidez atenua gordura suculência atenua tanino

Degustação Exame visual Aspecto Cor Fluidez – lágrimas Efervescência (perlage) – Espumantes

Degustação Exame olfativo Técnica Aromas e buquês Odores

Degustação Exame Gustativo Técnica Sensações