Slides baseados no livro de Camila Porto

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Transcrição da apresentação:

Slides baseados no livro de Camila Porto FACEBOOK MARKETING Slides baseados no livro de Camila Porto

Antes de iniciar o processo... Seu negócio tem planejamento de marketing? Você deve traçar metas, objetivos e estratégias antes de iniciar. Caso contrário, pode acabar confundindo as fronteiras entre o que é você e o que é o seu negócio.

Um exemplo

O ciclo do negócio na rede social CONSTRUIR ENGAJAR AMPLIFICAR MENSURAR

CONSTRUIR Trata-se da construção da sua presença no facebook. Da delimitação do seu espaço onde você realizará as suas ações. Questões importantes: Quem você é? Empresa ou pessoa física? Como você pretende se relacionar na rede?

ENGAJAR Trata-se da prospecção e manutenção de relacionamentos na rede. Os assuntos postados, assim como links e vídeos disponibilizados por você engajaram grupos de pessoas. Questões importantes: Com quem você quer se relacionar? Você conhece o que essas pessoas gostam?

AMPLIFICAR Consiste em possibilitar que os nós associados possam divulgar a sua marca, assim como permiti-los conhecer através de outras plataformas o que você propõe. Questões importantes: Quais recursos você quer disponibilizar? Os usuários poderão trafegar por diversas plataformas?

Mensurar É a verificação da eficiência das ações de comunicação trabalhadas na rede. Questões importantes: O número de curtidas e compartilhamentos foi o esperado? Os comentários dos usuários indicam satisfação com a marca?

ENGAJAR

CONTEÚDO O Conteúdo deve: ser diferenciado atrair atenção

CONTEÚDO Filtros conscientes e inconscientes Banner blindness

O filtro invisível Você já reparou que no seu feed de notícias sempre aparece mais do mesmo? A internet que vemos é limitada Por quem? Ou pelo que?

O edgerank do facebook Algoritmo de ranqueamento utilizado para posicionar em escala de importância, o que é mais relevante para nós, usuários da rede social. Como ele faz? Ele nos monitora

O edgerank do facebook Links que clicamos Fotos que visualizamos Conteúdos que curtimos, compartilhamos e comentamos Páginas que acessamos Aplicativos que usamos As pessoas com as quais nos relacionamos

O edgerank do facebook U= afinidade W= peso D= tempo

O edgerank do facebook AFINIDADE Aproximação; relacionamento entre marca e fã ou entre usuários. Quanto mais os usuários se envolverem: curtirem, comentarem, compartilharem, visualizarem, maiores são as chances do seu conteúdo aparecerem para eles.

O edgerank do facebook PESO Tipo de relação interação entre o usuário e seu conteúdo. clicar<curtir<compartilhar<comentar

Enquanto isso no #qualquer coisa Os Trending Topics ou simplesmente TT são os assuntos mais falados, mais comentados, mais tuitados notwitter naquele determinado momento em que estão aparecendo. Você pode conferir na sua barra lateral direita, geralmente seguidos de um # Clicando em cima de um link de Trending Topics, você vai poder ver em tempo real tudo o que está sendo escrito com aquele assunto. E você pode também interagir, tuitando o #assunto, que lógicamente vai aparecer nessa timeline. São as tendências no twitter

O edgerank do facebook TEMPO tempo da publicação, quanto mais antiga for, menor será o valor dado a ela.

Na sua opinião, qual elemento é o mais relevante? Afinidade Peso Tempo

Muito prazer, eu sou o usuário e eu gosto de... Publicações antigas voltam a aparecer, se você tem alto envolvimento com o usuário que disponibilizou o conteúdo; Se esse conteúdo for muito acessado, ele volta a aparecer na sua timeline, e os próximos conteúdos deste mesmo nó também; se você deixar de interagir com este nó, ele deixa de aparecer.

Feedback negativo Obviamente, nem tudo o que aquele que você costuma interagir é atraente pra você, mas como o facebook pode saber o que você não gosta? E mais, por que você não gosta? Bom, você pode responder

Feedback negativo Cada feedback negativo tem seu peso Ocultar= leve Não receber mais posts da página= mediano Sinalizar como spam= grave Descurtir= gravíssimo

Alguns cuidados O facebook como uma estratégia de marketing; O facebook como uma comunidade; O facebook como um gerador de tráfego

Criando conteúdo Posts de engajamento Ajudam a página a se tornar visível, trabalhando o envolvimento com os clientes. Posts de conversão geram tráfego para o site, e-commerce ou loja física. A cada 8 posts de engajamento, proponha mais 2 de conversão.

Posts de engajamento Engajamento de propagação Ação que gera mais replicação das mensagens postadas na página. Quando um fã curte, compartilha ou comenta, a mensagem é empurrada na timeline. Sua mensagem ganha eco. Engajamento de ação O quanto seu conteudo leva as pessoas a clicarem nas postagens, desperta-lhes interesse.

Engajamento de propagação É possível avaliar qual a ação que a pessoa fez: Clicou Curtiu Comentou Compartilhou

Olha quem está falando? FSI ( Falando Sobre Isso) Consiste em uma métrica que permite definir o número de pessoas que compartilharam história sobre sua página. Clicou Curtiu Marcou Fez check-in Comentou Compartilhou

Engajamento Número de fãs; Pessoas falando sobre isso.

Observações O bom engajamento é aquele que supera o engajamento do concorrente; É preciso se engajar mais com os fãs já existentes, quando estes se sentem engajados encorajarão outros fãs; O FSI pode indicar que falam bem, mas também que falam mal.

Quando e qual conteúdo devo postar? Entregue o conteúdo mais relevante para o seu público-alvo; Como ele quer receber esse conteúdo? E quando ele quer receber?

Conteúdo Status Link Foto vídeo

Ferramentas de mensuração Analytics pro Simply Mesured PageLever

Cuidado com sua imagem Lembram disso?

Cuidado com sua imagem Quais são os erros a Lanchonete ? È preciso dosar o conteúdo profissional com o conteúdo de interesse público. Vamos avaliar uma estratégia de engajamento da lanchonete.

Vejam o exemplo

Ele conseguiu engajar? O que vocês acham?

Outro exemplo CONTEÚDO COLABORATIVO

Dicas Faça posts curtos Faça perguntas Incite conversas Insira imagens Segmente seus posts