Instrumentos de Gestão

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* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos de Gestão Professor Nelson Fossatti Gestão Fazendária - Gestão Pública Gestão Pública

PROCONS Programa Estadual de defesa do Consumidor liga a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Gestão Pública

CONSUMIDOR São todas pessoas físicas, jurídicas ou grupo de pessoas, que adquirem produtos ou usam serviços; São DESTINATÁRIOS ECONÔMICOS FINAIS, entendidos como aqueles que não repassam os custos da aquisição. Gestão Pública

CONTRIBUINTE Contribuinte é o cidadão que paga taxas, impostos e contribuições de melhoria. Gestão Pública

Serviço Público Toda prestação de serviços oferecida pelo Estado, remunerada diretamente pelo preço público, mediante contraprestação imediata. Gestão Pública

ÓRGÃOS REGULADORES AGERGS ANATEL ANEL ANP CADE ANA Gestão Pública

OBJETIVOS Bem estar do consumidor Universalização dos serviços Qualidade dos serviços Interconexão Segurança e proteção ambiental Gestão Pública

INSTRUMENTOS Tarifas Número de Competidores Entrada e Saída Padrões de Desempenho Gestão Pública

CONSELHOS POPULARES Lei Orgânica de Porto Alegre - Emenda n. 14 art. 61 Gestão Pública

OUVIDORIAS/ OMBUDSMAN RECEBE RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES E OPINIÕES DO CIDADÃO PROCURA IDENTIFICAR AS CAUSAS DO PROBLEMA E OS MEIOS PARA SOLUCIONÁ-LO Gestão Pública

tem como objetivo torná-las competitivas CONTRATO DE GESTÃO Firmado entre uma entidade pública e suas diversas unidades administrativas tem como objetivo torná-las competitivas Gestão Pública

GESTÃO DO CONHECIMENTO Preocupa-se com o repositório, com o acesso, o ambiente e o compartilhamento de conhecimento. O conhecimento pessoal disponível, qualifica a organização para ser mais eficiente, eficaz e efetiva Gestão Pública

ATIVOS DA ORGANIZAÇÃO CONHECIMENTO EXTERNO CONHECIMENTO INTERNO CONHECIMENTO INFORMAL Gestão Pública

Avaliação e Desempenho Referências- Missão, Objetivos, Contribuintes Definir dimensões Padrão/metas/ Indicadores de Gestão Gestão Pública

Definição de Indicadores/índices Definição dos Padrões Avaliação Retroalimentação Gestão Pública

Avaliação por objetivos/ Apo Características Objetivos à cada departamento Interligar objetivos Planos táticos, operacionais Gestão Pública

Ênfase sobre resultados Ênfase na mensuração e no controle Avaliação contínua Ênfase sobre resultados Ênfase na mensuração e no controle Gestão Pública

Administração participativa Aperfeiçoamento contínuo Método Gerencial (X) Princípios Foco no contribuinte Administração participativa Aperfeiçoamento contínuo Gestão Pública

Decisão com base em fatos e dados Gerenciamento de Processos Ciclo de Controle de qualidade Gestão Pública

Planejamento estratégico Missão, Negócio, Visão Princípios Objetivos Gestão Pública

O que?Quem,Quando,Onde? Por quê? Como? Plano de ação O que?Quem,Quando,Onde? Por quê? Como? Indicadores Gestão Pública

BENCHMARKING Recomendado Mudanças Gerenciais Melhoria da Qualidade Redução de custos/orçamento Otimizar operações Mudanças Gerenciais Revisão de estratégias Competitividade Gestão Pública

MARKETING Político Público Social Das Causas Sociais Gestão Pública

TELE-TRABALHO Home Work/Tele-Gestão Home office/Telecommuting Escritórios virtuais Equipes virtuais Comunidades Virtuais Peper less Gestão Pública

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Terceirização Quarterização Clusters Alianças Estratégica Joint-venturesOrganização Virtual Aliança Horizontal Coalizão Competitiva Cooptação Gestão Pública

OUTRAS FERRAMENTAS DE GESTÃO Planejamento Estratégico Situacional-PES Project Gestão 360º Gestão Pública

PESSOAS “São os únicos e verdadeiros agentes na empresa. Todos os ativos e estruturas, quer tangíveis ou intangíveis, são resultado das ações humanas”. (Mintsberg, 2001) Gestão Pública