Instrumentos de Gestão Professor Nelson Fossatti Gestão Fazendária - Gestão Pública Gestão Pública
PROCONS Programa Estadual de defesa do Consumidor liga a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Gestão Pública
CONSUMIDOR São todas pessoas físicas, jurídicas ou grupo de pessoas, que adquirem produtos ou usam serviços; São DESTINATÁRIOS ECONÔMICOS FINAIS, entendidos como aqueles que não repassam os custos da aquisição. Gestão Pública
CONTRIBUINTE Contribuinte é o cidadão que paga taxas, impostos e contribuições de melhoria. Gestão Pública
Serviço Público Toda prestação de serviços oferecida pelo Estado, remunerada diretamente pelo preço público, mediante contraprestação imediata. Gestão Pública
ÓRGÃOS REGULADORES AGERGS ANATEL ANEL ANP CADE ANA Gestão Pública
OBJETIVOS Bem estar do consumidor Universalização dos serviços Qualidade dos serviços Interconexão Segurança e proteção ambiental Gestão Pública
INSTRUMENTOS Tarifas Número de Competidores Entrada e Saída Padrões de Desempenho Gestão Pública
CONSELHOS POPULARES Lei Orgânica de Porto Alegre - Emenda n. 14 art. 61 Gestão Pública
OUVIDORIAS/ OMBUDSMAN RECEBE RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES E OPINIÕES DO CIDADÃO PROCURA IDENTIFICAR AS CAUSAS DO PROBLEMA E OS MEIOS PARA SOLUCIONÁ-LO Gestão Pública
tem como objetivo torná-las competitivas CONTRATO DE GESTÃO Firmado entre uma entidade pública e suas diversas unidades administrativas tem como objetivo torná-las competitivas Gestão Pública
GESTÃO DO CONHECIMENTO Preocupa-se com o repositório, com o acesso, o ambiente e o compartilhamento de conhecimento. O conhecimento pessoal disponível, qualifica a organização para ser mais eficiente, eficaz e efetiva Gestão Pública
ATIVOS DA ORGANIZAÇÃO CONHECIMENTO EXTERNO CONHECIMENTO INTERNO CONHECIMENTO INFORMAL Gestão Pública
Avaliação e Desempenho Referências- Missão, Objetivos, Contribuintes Definir dimensões Padrão/metas/ Indicadores de Gestão Gestão Pública
Definição de Indicadores/índices Definição dos Padrões Avaliação Retroalimentação Gestão Pública
Avaliação por objetivos/ Apo Características Objetivos à cada departamento Interligar objetivos Planos táticos, operacionais Gestão Pública
Ênfase sobre resultados Ênfase na mensuração e no controle Avaliação contínua Ênfase sobre resultados Ênfase na mensuração e no controle Gestão Pública
Administração participativa Aperfeiçoamento contínuo Método Gerencial (X) Princípios Foco no contribuinte Administração participativa Aperfeiçoamento contínuo Gestão Pública
Decisão com base em fatos e dados Gerenciamento de Processos Ciclo de Controle de qualidade Gestão Pública
Planejamento estratégico Missão, Negócio, Visão Princípios Objetivos Gestão Pública
O que?Quem,Quando,Onde? Por quê? Como? Plano de ação O que?Quem,Quando,Onde? Por quê? Como? Indicadores Gestão Pública
BENCHMARKING Recomendado Mudanças Gerenciais Melhoria da Qualidade Redução de custos/orçamento Otimizar operações Mudanças Gerenciais Revisão de estratégias Competitividade Gestão Pública
MARKETING Político Público Social Das Causas Sociais Gestão Pública
TELE-TRABALHO Home Work/Tele-Gestão Home office/Telecommuting Escritórios virtuais Equipes virtuais Comunidades Virtuais Peper less Gestão Pública
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Terceirização Quarterização Clusters Alianças Estratégica Joint-venturesOrganização Virtual Aliança Horizontal Coalizão Competitiva Cooptação Gestão Pública
OUTRAS FERRAMENTAS DE GESTÃO Planejamento Estratégico Situacional-PES Project Gestão 360º Gestão Pública
PESSOAS “São os únicos e verdadeiros agentes na empresa. Todos os ativos e estruturas, quer tangíveis ou intangíveis, são resultado das ações humanas”. (Mintsberg, 2001) Gestão Pública