Estudando com Profª Simony

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Transcrição da apresentação:

Estudando com Profª Simony AULA 2 Estudando com Profª Simony

Os Critérios de Excelência são construídos com base nos fundamentos da excelência Os oito Critérios de Excelência estão subdivididos em 23 itens de avaliação, cada um deles com requisitos específicos e uma pontuação máxima. Destes, 17 são itens relativos a processos gerenciais e 6 a resultados organizacionais.

Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente, e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações de Classe Mundial que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ

No Modelo, os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de requisitos presentes em questões formuladas e em solicitações de informações específicas. Essas, por sua vez, são agrupadas em Itens em cada um dos oito Critérios acima. O objetivo dessa distribuição é o de facilitar o entendimento de conteúdos afins considerados no Modelo e reproduzir, de forma lógica, a condução de temas essenciais de uma organização.

Critério 1- Liderança Item 1.1 – Governança Corporativa Item 1.2 – Exercício da Liderança e promoção da Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização

ITEM 1.1 – Governança Corporativa - Este Item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o estabelecimento do nível de compromisso da organização com a excelência e a sustentabilidade e para a transparência e o aumento do nível de confiança das partes interessadas Este critério esta ligado ao fundamento “Liderança e Constância de Propósitos” e as questões solicitam como essa liderança é exercida, examina a Governança desdobrada em: Transparência, Eqüidade, Prestação de contas E responsabilidade corporativa.

Processos gerenciais Como a organização assegura a equidade entre sócios, mantenedores ou instituidores e protege os direitos das partes interessadas?Quais os métodos utilizados para controlar os atos da Direção. Como a organização estabelece regras de conduta para os integrantes da sua administração e para a força de trabalho e trata as questões éticas, buscando assegurar um relacionamento ético com concorrentes e com as partes interessadas? Como a organização estabelece códigos de conduta, forma de tratamento dada às manifestações referentes às questões éticas, canais de comunicação. Como são identificados, classificados, analisados e tratados os riscos empresariais Como a Direção presta contas das suas ações e resultados alcançados a quem a elegeu, nomeou ou designou?

ITEM 1.2 – Exercício da Liderança e promoção Cultura da excelência - Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para o engajamento da força de trabalho e demais partes interessadas no êxito das estratégias e na promoção da cultura da excelência. Processos Gerenciais Como a direção exerce a liderança Como os valores e os princípios organizacionais são comunicados Como são avaliadas e desenvolvidas, nos líderes, as competências necessárias para o exercício da liderança,preparar sucessores.

ITEM 1.3 – Análise do desempenho da organização -Este Item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para avaliar o desempenho operacional e estratégico da organização em relação a metas e a informações comparativas do setor ou do mercado. Como a Direção avalia o desempenho operacional e estratégico da organização, visando ao desenvolvimento sustentável? Como é acompanhada a implementação das decisões decorrentes da análise do desempenho da organização

Partes interessadas Indivíduo ou grupo de indivíduos com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera. A maioria das organizações apresenta as seguintes partes interessadas: clientes; força de trabalho; acionistas e proprietários; fornecedores; e a sociedade. A quantidade e a denominação das partes interessadas podem variar em função do perfil da organização.

Governança Sistema de gestão e controles exercidos na administração da organização. Compreende as responsabilidades dos acionistas, proprietários, conselhos de administração, Diretoria e presidente. Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização será dirigida e controlada para assegurar: prestação de contas aos acionistas, proprietários e outras partes interessadas; transparência nas operações; tratamento justo de todas as partes interessadas. continua >

Governança O sistema de governança pode incluir processos como aprovação dos objetivos estratégicos, avaliação e monitoramento do desempenho do presidente, planejamento da sucessão, auditoria financeira, estabelecimento de benefícios e compensações aos executivos, gestão de risco, divulgações e relatos financeiros. Assegurar a eficácia da governança é importante para a confiança das partes interessadas e de toda a sociedade, bem como para a eficácia organizacional.

Risco Empresarial Risco que pode afetar a consecução dos objetivos de uma organização, à luz das incertezas do mercado e do setor de atuação da organização, do ambiente macroeconômico e dos próprios processos da organização.

Processos “Práticas de gestão” Processos Operacionais Transformam insumos em produtos Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais “Práticas de gestão”

Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

Modelo de Negócio Concepção estratégica da forma de atuação da organização, podendo compreender definições como produtos a serem fabricados, local de instalação das suas unidades, seleção de mercados-alvo e clientes-alvo, escolha de parceiros, forma de relacionamento com fornecedores e distribuidores e outros aspectos considerados relevantes para o sucesso do negócio.

Desenvolvimento Sustentável Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades. A convergência entre os propósitos econômicos, ecológicos e sociais que privilegiam a conservação e perenidade dos mesmos constituem a base do desenvolvimento sustentável.

Força de trabalho Pessoas que compõem uma organização e que contribuem para a consecução de suas estratégias, objetivos e metas, tais como empregados em tempo integral ou parcial, temporários, autônomos e contratados de terceiros que trabalham sob a coordenação direta da organização.