Profa. Gilvanete Correia Bezerra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Relação Professor - aluno
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Não há docência sem discência
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Essa é minha escola.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Lideranças nas organizações educativas
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
Engenheiro Projetista ?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O que é ensinar história?
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Não Há Docência sem Discência
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
Inquietações, indagações,
Os quatro pilares da educação.
Aspectos da formação do professor e da docência
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O desenvolvimento do potencial humano Mônica Gardelli Franco Apoio Microsoft.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Saúde & Alimentação Saudável:
Faculdade Piaget - Brasil
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Transcrição da apresentação:

Profa. Gilvanete Correia Bezerra POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra

Relação professor/aluno A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento...O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse publico; na medida em que o percebe enquanto desejo e se sente enriquecido por ele. (Einstein)

Relação professor/aluno O ensino é uma prática social complexa onde existem conflitos de valor e que exige posturas éticas e políticas. A sala de aula é um espaço de relações interpessoais, no qual ocorre uma ampla gama de fenômenos psicológicos.

Relação professor/aluno O ato pedagógico não pode deixar de considerar as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito ao plano das relações interpessoais. Ser professor requer saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações ambíguas, incertas, conflituosas.

Natureza da atividade docente Proceder à mediação reflexiva e critica entre as transformações sociais concretas e a formação humana dos alunos, questionando o modo de pensar, sentir, agir e de produzir e distribuir conhecimentos.

Ensinar exige: Habilidade em comunicar-se com os estudantes de modo a aumentar a motivação, o prazer e o aprendizado autônomo; Estimular a motivação e a satisfação, promovendo relacionamentos; Promover emoções positivas, observando respeito aos estudantes como indivíduos capazes

Ensinar implica em: Relações interpessoais com os estudantes; Solicitar feedback dos alunos; Liderança indireta em sala de aula; tratando os alunos individualmente.

Postura pedagógica do professor/aprendizagem Dimensão de relacionamento - a forma como o professor percebe o ensino e administra as diferentes situações comportamentais na relação professor-aluno. Dimensão cognitiva - aspectos intelectuais e técnico-didáticos, que tornam o conhecimento do conteúdo acessível ao aluno.

Dimensão de relacionamento Perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos; Enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré-conceitos de natureza pessoal.

Dimensão de relacionamento Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade; Assumir postura de liderança e não de autoritarismo, permitindo ao aluno participar do planejamento da disciplina, assegurando que não seja prejudicado o cumprimento da ementa e o nível de aprendizagem definido nos objetivos da disciplina.

Relações interpessoais Exige desenvolver a inteligência interpessoal; Aprender a lidar com o outro nas situações conflitantes; Ética / Respeito / Valorização

Relações interpessoais perceber no todo da classe as particularidades dos seus alunos enfrentar as novas situações e diversidade de problemas que surgem na sala de aula num nível profissional, demonstrando estabilidade emocional, sem pré-conceitos de natureza pessoal

Relações interpessoais Ministrar o ensino na perspectiva da classe como um todo, caracterizada pela heterogeneidade Assumir postura de liderança e não de autoritarismo

Postura ética Educar é essencialmente formar A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distancia de uma rigorosa formação ética ao lado da estética. Paulo Freire

Bibliografia: PIMENTA, Selam Garrido; ANASTASIOU, Lea das G. Camargos. Decência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002 LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999