Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PRÉ-PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES.
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
OS TRÊS ENFOQUES DE PESQUISA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Psicologia do desenvolvimento I
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Pedagogia da pesquisa-ação
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
MÉTODO CIENTÍFICO.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Habilidades em Comunicação V
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Desmistificando a Psicologia Organizacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Interação com o mundo natural: Ciências da Natureza II Prof. M. Sc
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Etnografia e Etnologia
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Sociologia e sociologia e senso comum
Metodologia de Pesquisa
Filosofia O que é filosofia?.
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
Conhecer Conhecimento.
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Conceitos e Modalidades
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
O que é Ciência.
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades Dra. Elizabeth Teixeira

INTRODUÇÃO PONTO DE PARTIDA ( ) Um tema? Um assunto? Uma área de interesse? Uma linha de pesquisa? ( ) Um problema? Uma questão? Uma inquietação? Uma dúvida? ( ) Um Título? 2 1 3

Se o problema indica necessidade de: .Descrever experiências humanas, experiências da vida e da existência no mundo, como a felicidade, a morte, a perda ou ser mãe, sentir medo, ser líder, ser paciente de UTI, ser docente, etc............ Se você quer responder questões como: .O que vem a mente de crianças quando ouvem a palavra dor? O que significa a morte para estudantes de enfermagem iniciantes? Como as mulheres constroem a experiência de viver com hipertensão? Como os docentes definem as experiências que estão vivenciando no estágio? O que é cuidar da família para os alunos? Então se aproxime da FENOMENOLOGIA....

Se o problema indica o desejo de: .Explorar processos sociais pouco explicados com o objetivo de desenvolver teoria, ou seja, explicar teoricamente um fenômeno através dos processos estruturantes e organizacionais dominantes; Se você quer responder questões como: .Que aspectos caracterizam a estrutura do desempenho dos estudantes-iniciantes? Como se organizam os cuidados à crianças queimadas? Então se aproxime da TEORIA FUNDAMENTADA EM DADOS

Se o problema indica o desejo de conhecer: .Os procedimentos que os indivíduos utilizam para levar a cabo as diferentes operações que realizam em sua vida cotidiana/de trabalho, ou seja, as Atividades (o que fazem), a Linguagem (o que falam sobre o que fazem), a Reflexão (o que pensam sobre o que fazem), a Descrição (como descrevem o que fazem), a Equipe (como se inserem em um grupo); Se você quer responder questões como: .Como os enfermeiros cuidam? Qual cuidado é prestado em uma sala de cirurgia?o que é cuidar em terapia intensiva?como os alunos pensam os cuidados que são prestados no domicílio? Qual a especificidade da ação de cuidar da família? Então se aproxime da ETNOMETODOLOGIA

Se o problema indica a vontade de descrever: . As estratégias de sobrevivência no cotidiano e suas relações com o ecossistema, os saberes e os fazeres de um grupo/comunidade sobre um determinado aspecto de sobrevivência (corpus e praxis) no contexto local/natural onde vivem; Se você quer responder questões como: . Que saberes têm o grupo sobre amamentação? Que interações produzem para prevenir doenças?que elementos da natureza utilizam para tratar lesões de pele? Então se aproxime da ETNOECOLOGIA

Se o problema indica o desejo de compreender: . Os modos e padrões culturais de cuidado, as crenças, tabus, bem como os espaços, os atores, as atividades, os objetos, as ações, os acontecimentos, o tempo, a meta, os sentimentos, o clima social e cuidativo de um grupo em relação a um centro de interesse. Se você quer responder questões como: . Qual o contexto cultural da alimentação entre pescadores? Quais as crenças e tabus acerca da higiene? Que valores e crenças os moradores consideram para cuidar dos doentes?Como é viver com hanseníase em uma localidade urbana? Então se aproxime da ETNOENFERMAGEM

Se o problema indica a necessidade de interpretar e narrar: . Acontecimentos passados, a história biográfica (de um indivíduo), a história social ( de um período e os acontecimentos), a história intelectual ( de um pensamento e seus atores); Se você quer responder questões como: . Que acontecimentos marcaram a implantação do Hospital Universitário? Como ao longo da vida mulheres cuidadoras relacionaram-se com médicos? Então se aproxime da PESQUISA HISTÓRICA

Se o problema indica um querer saber: . Como as pessoas apreendem o mundo e constituem seu saber do senso comum com base nas relações sociais, como interpretam e elaboram o real-cotidiano, qual a expressão objetiva sobre um determinado objeto e em que ancoram tal expressão. Se você quer responder questões como: . Quais os saberes-do-cotidiano dos clientes? o que é um cuidado com qualidade para eles? Como os clientes representam a sua doença? Como as famílias representam saúde e doença? Então se aproxime da TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Se o problema indica a necessidade de: . Implementar uma prática, melhorar condições, estudar os efeitos de uma ação, procurar soluções,implementar mudanças, agir sobre um contexto; Se você quer responder questões como: . Como se dá a prática com base nos princípios de Oren? quais os pontos positivos da prática? Como os clientes percebem a prática?Quais os impactos do programa saúde da família? Então se aproxime da INVESTIGAÇÃO-AÇÃO

Se o problema indica o desejo de compreender: . O ser humano e o agir em relação às coisas com base nos significados que elas têm para ele, a natureza das interações entre as pessoas e o significado sobre o agir; Se você quer responder questões como: . Como os docentes definem a experiência de avaliação e como agem diante dessas experiências? Como é a convivência familiar de mulheres com AIDS? Como as interações entre pais e filhos interferem nas atividades escolares? Então se aproxime do INTERACIONISMO SIMBÓLICO

TRAVESSIAS EPISTEMOLÓGICAS (COMO INVESTIGAR ?) 1.Na IQL a fonte direta é o ambiente natural (o ato, a palavra, o gesto) 2.A IQL é descritiva (palavras e imagens) 3.Na IQL interessa o processo, o acontecer, o percurso, as mudanças 4.Na IQL a análise é indutiva 5.Na IQL busca-se o significado que o outro constrói e atribui, as percepções e representações sobre os fenômenos

(O QUE DECIDIR PARA INVESTIGAR?) TRAVESSIAS METODOLÓGICAS (O QUE DECIDIR PARA INVESTIGAR?) 1.Qual o contexto para o estudo? 2.Quais os atores e suas qualidades? Quais os critérios de inclusão? 3.Quais os procedimentos para construção e registro dos dados? Quais os instrumentos? 4.Como analisar os dados e validar os resultados? 5. Quais as estratégias para obter o consentimento e garantir a anonimato (aspectos éticos da pesquisa com seres humanos)

PONTOS DE CHEGADA: ( ) Respostas? Propostas? Sugestões? Teses? Teorias? Transformação? Compreensão? Interpretação? ( ) Leis? Generalizações? Relações entre variáveis? Comprovação de hipóteses? Testagem? Índices? Indicadores? Incidências? X