A Pragmática da Gestão do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
Advertisements

GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Nome da Apresentação Clique para adicionar um subtítulo.
Sistema de Informação Gerencial
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Personal Lines.
Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de.
Rede de Casas Lotéricas
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
POR QUE PLANEJAR!.
I Encontro Nordestino de Escolas de Governo Trabalhando em
Gestão do Conhecimento na prática
CONSULTORIA EMPRESARIAL
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Marketing Local. Pablo Esquivel LogosBr Consultoria e Marketing Digital Ltda.
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
GESTÃO DO CONHECIMENTO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Engenharia de Software
Rotinas trabalhistas e arquivos
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Profissional de GC / Função de GC
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Tecnologia da informação e estado
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Empreendedorismo pode ser aprendido
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Aprendendo a ser empreendedor
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
Gestão de Mudanças.
Estimativas de Custos e Orçamentação
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Planejamento e estratégia
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-Book Management)
Projeto Interdisciplinar.
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Ferramentas da Qualidade
Gerenciando a si mesmo.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Gestão de Pessoas no Setor Público
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Empreendedorismo O empreendedor. “Empreendedor é aquele capaz de visualizar uma realização futura e, através do seu trabalho e recursos, combinado ao.
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

A Pragmática da Gestão do Conhecimento Gustavo Toshiaki Fujita(07088-4) Ricardo Gomes Azevedo(07226-4) Bernardo Samu Brito(05022-4)

Onde começar Como começar Como evitar erros “A grande finalidade do conhecimento não é conhecer, mas agir.” -Thomas Henry Huxley Onde começar Como começar Como evitar erros

Gestão do Conhecimento Bom senso é fundamental Baseia-se em recursos existentes Ampliação dos recursos Baixo custo

Barato e Idéias fácil obtenção Implementação Custo alto e difícil obtenção

Início do gerenciamento do conhecimento Realizar Divulgar Ao invés do tradicional: Divulgar (Muita Expectativa) Realizar (Pouca Expectativa) No gerenciamento de conhecimento prega-se:

Gestão do Conhecimento Foco : Problemas cruciais para empresa, mas se estes forem muito grandes ou difíceis de resolver, ataque-os por partes Soluções se tornarão mais óbvias

Começando pela Tecnologia Iniciar uma organização pela tecnologia Tecnologia é fundamental para sustentar

Andersen Consulting Utilização da plataforma Lotus Notes com sistema Knowledge Exchange e aplicativos como ferramentas Office da Microsoft

Começando pela Qualidade/ Reengenharia/ Melhores Práticas Compartilhamento das melhores práticas Texas instruments 1994 – Jerry Junkins Esforços iniciais – aumento na capacidade Escritório de melhores práticas Sistema de cartões – “encontrar quem sabe” Prêmio anual “Não Foi inventado aqui, mas fui eu que consegui” – 1 bilhao de dolares

Começando pela Qualidade/ Reengenharia/ Melhores Práticas Apesar do sucesso é limitante Clientes Produtos Área técnica Armazenagem do conhecimento tácito

Começando pelo Aprendizado Organizacional Métodos: Pensar na organização como um sistema Construir e facilitar comunidades de aprendizado e prática Concentrar-se em desenvolvimento pessoal Criar estruturas orgnizacionais menos hierárquicas Planejar o uso de cenários Poucas iniciativas (Coca Cola) É importante, porém insuficiente

Começando pelo processo decisório Pouco adotado “Se o conhecimento não melhora o processo decisório, porque geri-lo?” Conhecimento Decisões esp. O custo do conhecimento se equivale ao custo da estupidez.

Começando pelo processo decisório Exército dos EUA “Revisão das ações” (AAR) – aprender pela experiência Separar AAR dos processos de aval. Carreira GM Entrevistando gerentes Sem problemas políticos

Começando pela contabilidade Contabilidade é um reflexo do ativo intelectual Skandia – Leif Edisson Reunir esforços com outras empresas Área não recomendada como ponto de partida.

Ciladas da Gestão do Conhecimento BOM SENSO X CILADAS -Expressões Perigosas:

“Se construirmos...” IDÉIA: construir um SI para armazenar e distribuir conhecimento. CILADA: foco excessivo na tecnologia. “Quando as empresas tiram os olhos do conhecimento, elas caem na tecnologia porque ela é mais fácil de comprar, implementar, mensurar.”

“Vamos colocar o Manual do Funcionário On-Line!” IDÉIA: usar a intranet para divulgar informações não pertinentes à área do conhecimento. CILADA: perder força no veículo de comunicação. “Usemos as tecnologias que deflagaram a ascenção da gestão do conhecimento para armazenar e disseminar conhecimento que tenha valor agregado, seja recheado de insight e induza à sabedoria”

“Ninguém ousa chama-lo de Conhecimento” IDÉIA: receio de usar a palavra conhecimento. CILADA: perda do valor do conhecimento. - é necessário reconhecer a idéia maior por traz da gestão do conhecimnto: “ Aquilo que as pessoas sabem e podem aprender é mais valioso que qualquer outro recurso empresarial.”

“Todos são Gerentes do Conhecimento” IDÉIA: limitar investimentos na infra-estrutura, já que deveria ser o trabalho de todos criar, compartilhar e usar o conhecimento. CILADA: “A gestão do conhecimento não terá sucesso se não houver trabalhadores e gerente cujo principal trabalho envolva extrair e editar o conhecimento daqueles que o têm, facilitar redes do conhecimentoe implantar e gerir infra-estruturas de tecnologia do conhecimento.”

“Acesso Restrito” IDÉIA: foco em criar melhor acesso ao conhecimento. CILADA: “Melhor acesso não aumenta a chance das fontes do conhecimento serem consultadas.” “O conhecimento está fortement associado à hierarquia.” “A gestão do conhecimento é um empreendimento altamente político.” “A questão de dar acesso deve ser tratada com extrema cautela.”

Considerações Finais GESTÃO DO CONHECIMENTO -Bom Senso e fundamentos gerenciais. “Uma tensão saudável entre conhecimento e ação é a chave do sucesso organizacional.”