APRESENTAÇÃO DO TRABALHO AVALIATIVO DOS TIC’S
ADEMIR JÚLIO DOS REMÉDIOS_2014840012 LIC. EM MATEMÁTICA TURMA: C842TO WELLINGTON PAMPLONA_2014840037 JOEL FARIAS MAIA_2014840020 ADEMIR JÚLIO DOS REMÉDIOS_2014840012 DENIZE MONTEIRO _2014840034 PROF° ORIENTADORA RITA SIDMAR DE ALENCAR GIL
JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
JOGOS ELETRÔNICOS: Os jogos eletrônicos combinam diferentes linguagens. O ambiente virtual e a multimídia combinam imagens, sons e textos, incluindo os mini- games, os jogos para computador (em rede ou não), os softwares para videogames, os simuladores e os fliperamas e se constituem como artefatos de grande fascínio econômico, tecnológico social (RAMOS, 2008).
PRÁTICA PEDAGÓGICA O uso de jogos eletrônicos pode facilitar em uma maior facilidade de aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, a melhora na capacidade de orientação espacial e a facilitação da socialização.
O JOGO Tux do Comando da Matemática
SOBRE O JOGO: É um jogo educativo para crianças que vai ensinar matemática de uma forma mais criativa e divertida. O jogo é uma espécie de SpacInvaders, onde os meteoros são acompanhados por operações matemáticas e para destruí-los você terá que resolver as operações. O personagem principal do jogo é o famoso Pinguim Tux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raio laser, ativada pelas soluções matemáticas, isso faz as crianças pensarem de forma rápida, desenvolvendo assim a lógica matemática e a velocidade de raciocínio. Para sair de um jogo, basta clicar ESC no seu teclado, ou no “x” vermelho que se encontra a direita e no canto da tela do seu computador.
OBJETIVO o objetivo é acertar os meteoros, digitando coordenadas em um painel e então apertar a tecla ENTER, para queTux consiga atingi-lo. As coordenadas podem ser números, somas, subtrações, multiplicações, divisões e números negativos. FAIXA ETÁRIA: Aparti dos 10 anos Série: 6° ano Assuntos abordados: somas, subtrações, multiplicações, divisões e números negativos
AVALIAÇÃO: O USO DO RECURSO TECNOLÓGICO PELO PROFESSOR POSSIBILITA UM ENSINO INTERATIVO E DE QUALIDADE, APROXIMANDO O ALUNO DO OBJETO MATEMÁTICO EM QUESTÃO.
LINK’S: https://anaisdosimposio.fe.ufg.br/up/248/o/Tairine_Vieira_Barros_Mo nteiro__Cla__dia_Dolores_Martins_Magagnin_e_Cl__udia_Helena_ dos_Santos_Ara__jo.pdf http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-03-arquivo-29.pdf http://jogoseducativosnaescola.blogspot.com.br/2013/05/tux-of-math-command.html http://escola.britannica.com.br/article/481214/jogo-eletronico http://www.baixaki.com.br/download/tux-of-the-math-command.htm#ixzz2TdXarVPt