09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.

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UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
Transcrição da apresentação:

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 1974 Apresentador(a): Prof. Julio Cezar Mairesse Siluk Centro de Tecnologia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa Boa inserção social e regional. Renovação Docentes. Curso de graduação em Engenharia de Produção. Linhas de pesquisa multidisciplinares. Projetos com financiamento externo (novos docentes). Egressos com facilidades de ocupação de espaços em IES e IFETs. Apoios técnicos à diversas instituições e iniciativa privada. 

UFSM Pontos fracos do Programa  Produção intelectual desequilibrada.  Baixa produção em periódicos de alto impacto.  Baixa participação de discentes em publicação de periódicos.  Falta integração entre os grupos de pesquisa.  Ausência Doutorado impede a permanência de mestres com potencial de pesquisa e produção intelectual.  Transparência de gestão (web).  Adequação do regulamento interno. 

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Alinhar PPG – PRPGP - CAPES Diálogo e adequação aos critérios documentos de área InsatisfaçãoAvaliação1 Reestruturar regulamento interno Critérios de seleção, credenciamento, bolsas e recursos Insatisfação-1 Fomentar atividades pós-graduação, graduação e extensão Iniciação científica e projetos de extensão Agente integradorVisibilidade dos projetos 1 Fomentar atuação docente equilibrada Reformulação das disciplinas e linhas de pesquisa Humildade intelectual 1 Ampliar convêniosPROCAD convênios internacionais e nacionais Formulação de projetos Fontes de financiamento 1 Conceito 4 e Doutorado Produção intelectual qualificada Consolidação Docente Avaliação1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Fomentar Pós doutorado Programas de excelência e internacionais Disputas ordem de saída Recursos financeiros 1 Docentes com bolsa produtividade CNPQ Produção intelectual Competitividade1 Docentes mínimo um periódico A1 – B2 ano Periódicos internacionais 1 Consolidação DPRegulamento interno e produção intelectual qualificada Insatisfação1 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Atualização linhas de pesquisa Foco e projeto do curso insatisfação1 Gerar e desenvolver projetos coletivos Participação em editais Formulação de projetos e humildade intelectual Financiamento e Instituições de fomento 1 Fomentar registro de modelos, processos e softwares Projeto de impacto e viabilidade Elaboração de projeto 1 Estimular a interação internacional Colaboração com grupos pesquisa internacionais Elaboração de projetos Financiamento1 Submissão mínima de um projeto ano docente Editais internos e externos Elaboração de projetos competitividade1 Fortalecimento dos grupos de pesquisa Acolhimento novos docentes Adequação linhas pesquisa e dispersão Número de projetos de pesquisa

UFSM Trabalhos completos em periódicos Trabalhos completos em periódicos c/ autores discentes 825 Anais Completos Produção Técnica Livro054 Capítulo de Livro000 7 METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Elevar produtividade Docentes mínimo um periódico A1 – B2 ano Periódicos internacionais Grupos consolidados e pesquisas Competitividade1 Um artigo publicado cada dissertação Periódicos Qualis Dispersão do discente Competitividade1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Co-orientação da atividade Iniciação científica Envolvimento da PPG e graduação Disponibilidade discentes e docentes 1 Redução de 25 para 24 meses titulação Comprometer discente e orientador 1 Diminuir índice de evasão Critérios de seleção rígidos 1

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestres Total de egressos410 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 55% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 15% Demais destinos relevantes dos egressos30%

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Harmonia entre os integrantes do PPG. Falta de intercâmbio com outras instituições Sala de aula Laboratório de informática Transparência Envolvimento em grupos de pesquisa Oportunidades em projetos Falta de uma revista própria Sala de estudos Orientadores com pouco tempo para seus orientandos.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Sala de Aula (1+1)Direção de centro Espaço físicoRecursos financeiros 1 Laboratório de informática Direção de centro Espaço físicoRecursos financeiros 1 Sala de estudosDireção de centro Espaço físicoRecursos financeiros 1 Wireless discentesPolítica de uso Recursos financeiros 1 Sala de Professores Direção de centro Espaço físicoRecursos financeiros 1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Organizar atividades para compartilhar o conhecimento gerado Seminários e projetos de extensão Envolvimento docente e discente Receptividade dos projetos 1 Ampliar convênios iniciativa privada Atividades técnicas e de extensão Elaboração de projetos Aprovação de projetos e financiamentos 1

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Alinhar expectativas PPG – PRPGP - CAPES.  Regulamento interno  Consolidar Docentes Permanentes  Consolidar produção intelectual qualificada  Transparência  Fomentar convênios e parcerias nacionais e internacionais  Conceito 4 da CAPES  Doutorado  PRINCIPAIS METAS

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