Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) Marcos A. M. Primo
A Cadeia Interna Fluxo de materiais Suprimento Produção Distribuição clientes fornecedores Fluxo de informações
Cadeia ou Redes de Suprimentos? Unidade produtiva CDs varejo Gestão de compras Gestão da distribuição física Gestão de produção-materiais Logística (distribuição) Logística (recebimento) Gestão da cadeia de suprimentos Adap. Slack et al. 1997
Estratégias de SCM - Fazer ou Comprar? O papel das competências centrais Os impactos em custos e níveis de serviço Fornecedor como futuro Concorrente Os tipos de parcerias
Cadeias Eficientes ou Responsivas? Produto funcional Produto inovador Comportamento da demanda Previsível imprevisível Ciclo de vida > 2 anos 3 meses-1 ano Margem de contribuição 5 -20% 20-60% Variedade do produto Baixa (10-20;categoria) Alta (milhares;categ.) Erro de previsão 10% 40-100% Falta de estoque 1-2% 10-20% Desc. fora da estação 0% 10-25% Processam. de pedidos 6 meses- 1 ano 1 dia-2 semanas Fisher 1997
Cadeias Eficientes ou Responsivas? Cadeia Eficiente Cadeia Responsiva Objetivo Eliminar desperdícios -suprir demanda ao menor custo Atender demanda personali-zada rapidamente Criação do produto Maximizar desempenho Modularidade para adiar diferenciação Preços Margens baixas Margens altas Estoques Minimizar estoques Manter estoques reguladores Fabricação Alta utilização Flexibilidade Lead-time Reduzi-lo sem sacrificar custos Reduzi-lo drasticamente Fornecedores Baseado no custo e qualidade Velocidade, flexibilidade, e qualidade Transportes Baratos Resposta rápida Fisher 1997
Conceitos em SCM - Qual é a cadeia certa para o seu produto? Produtos inovadores Produtos funcionais Cadeia eficiente SIM NÃO Cadeia responsiva NÃO SIM Fisher 1997
Processos - Adição de Valor na Cadeia Gestão das relações com o cliente Gestão do serviço ao cliente Gestão da demanda Gestão do fluxo de produção Desenvolvimento de novos produtos Gestão das relações com fornecedores Gestão do fluxo de produção Atendimento de pedidos Retornos Desenvolvimento do produto e comercialização Retornos Gestão de retornos
Gestão das Relações com o Cliente A Regra de Pareto ou Regra 80/20 proteja desenvolva B produtos mantenha analise criticamente com freqüência C A B C Christopher 1992 clientes
Gestão da Demanda Efeito “Chicote” ou Multiplicador de Demanda Amplificação na variação de demanda na cadeia Pedidos no distribuidor Pedidos na revenda Pedidos no fabricante Quantidade pedida Quantidade pedida Quantidade pedida tempo tempo tempo Vários revendedores com uma pequena variação nos seus pedidos…. …podem levar a uma grande variação para um número menor de revendedores e… …podem levar a uma variação ainda maior par um único fabricante
Efeito “Chicote” ou Multiplicador de Demanda Prod. Forn nível 3 Forn nível 2 Forn nível 1 montadora Dem. prod estoq 1 100 100 100 2 20 100 60 60 100 80 80 100 90 90 100 95 95 3 180 60 120 120 80 100 90 95 95 95 4 120 90 5
Relacionamento com Fornecedores Relacionamentos de longo prazo com fornecedores Foco em qualidade na seleção de Envolvimento do fornecedor nos processos críticos Base de consolidada SCM
Relacionamento com Fornecedores Redução na Base de Fornecedores Vantagens Melhor controle/comunicação Relações mais fortes Maiores economias de escala Desvantagens Maior vulnerabilidade a problemas Mais dificuldades com flutuações de demanda Menor competição Menos fontes de conhecimento
Práticas de SCM - Desintermediação e Re-intermediação fabricantes atacadista Intermediários eletrônicos Re-intermediação distribuidor desintermediação varejista consumidores
Práticas de SCM - Customização em Massa Os clientes estão dispostos a pagar/esperar? Características Modularidade do produto Padronização Postponement Produto Processo
Práticas de SCM - Planejamento Colaborativo VMI CR ECR CPFR EDI
Práticas de SCM - Distribuição Milk Run Cross-docking Transit point Merge in Transit Just-in-sequence
Práticas de SCM - Fornecimento Global Global Sourcing Follow Sourcing Offshoring
Práticas de SCM - Medidas de estoque do desempenho da cadeia de suprimentos Valor médio do estoque agregado (AGV) é o valor do total de todos os itens guardados em estoque por uma empresa. AGV = (# de itens A)(Valor de cada A)+(# de itens B)(Valor de cada B)+… Semanas de suprimento: O valor médio do estoque agregado dividido pelo custo das vendas semanais. Giro de estoque são as vendas anuais a preço de custo divididas pelo valor médio de estoque agregado mantido durante o ano. Giro de estoque = Vendas anuais (a preço de custo) Valor médio do estoque agregado Krajewski | Ritzman | Malhotra © 2009 by Pearson Education Slide 19