Ministério Público do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Programa Bolsa Família
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Tópico III – Princípios Fundamentais
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
O PAPEL DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Logística Reversa Impactos ecológicos.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Dos Princípios Fundamentais
Direito Financeiro e Tributário
Prefeitura do Recife - EMLURB
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Ministério Público do Trabalho
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Escola de Formação Política Miguel Arraes
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Direito Constitucional e da Cidadania I
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
Construindo a gestão regionalizada de resíduos sólidos em PE
Roteiro da Aula Convivência
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Curso Técnico em Meio Ambiente
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional Posicionamento.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
Seminário Contratações Públicas Sustentáveis NAJ - RS A CONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

Estratégias de Combate à Exploração do Trabalho Infantil na Coleta do Lixo Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região www.prt9.mpt.gov.br

A realidade

Fundamentos Jurídicos Declaração Universal dos Direitos do Homem, que diz que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo e, ainda, que toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego...”  

Fundamentos Jurídicos Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que inspirou o artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, dando ESPECIAL proteção aos seus direitos e garantias

Fundamentos Jurídicos Desde a ECO92 diversos países passaram a considerar o desenvolvimento sustentável como componente da sua estratégia política conjugando ambiente, economia e aspectos sociais.

Fundamentos Jurídicos As Nações Unidas declararam a década 2005-2014 como “A Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Fundamentos Jurídicos AGENDA 21 GLOBAL contempla, em seu Capítulo 3, dedicado ao combate à pobreza, a “capacitação dos pobres para a obtenção de meios de subsistência sustentáveis”. Em seu Capítulo 6, dentre outras ações, prevê a “proteção e promoção das condições da saúde humana”, a “proteção dos grupos vulneráveis” e a “redução dos riscos para a saúde decorrentes da poluição e dos perigos ambientais”; que, ainda, no Capítulo 7 propõe: “a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos”, o oferecimento a todos de habitação adequada”, “promover o planejamento e o manejo sustentáveis do uso da terra”, “promover a existência integrada de infra-estrutura ambiental, água, saneamento, drenagem e manejo de resíduos sólidos” e “promover o desenvolvimento dos recursos humanos”.

Fundamentos Jurídicos Constituição Federal em seu artigo 1° traça como princípios fundamentais da República Federativa do Brasil a CIDADANIA, a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA e OS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO e da livre iniciativa (inciso IV).

Fundamentos Jurídicos CF, art. 3o : “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Fundamentos Jurídicos Art. 225 CF: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. § 1°. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: Inciso VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.”

Fundamentos Jurídicos Artigo 226 CF “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”

Fundamentos Jurídicos artigo 24, inciso XVII, da Lei 8666/93, que torna lícita a contratação direta de organizações de catadores de materiais recicláveis para a gestão compartilhada dos resíduos sólidos, tanto recicláveis, como orgânicos

Fundamentos Jurídicos Lei de Saneamento – compostagem como exigência legal

Trabalho na Coleta do Lixo Principal Estratégia: exigir dos municípios a contratação das organizações de catadores de materiais recicláveis para a gestão compartilhada dos resíduos sólidos bem como a inclusão dos filhos e filhas em programas sociais e nas escolas, visando atendimento em PERÍODO INTEGRAL.

Estratégias - Municípios - Órgãos Públicos (Federais, Estaduais e Municipais) - Empresas

Municípios Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta Ações Civis Públicas Fóruns Lixo e Cidadania

Municípios - obrigações Cadastramento catadores Assistência técnica e social Educação Ambiental Coleta Seletiva e Compostagem Contratação Associação e Cooperativa de Catadores Creches, Escolas e Programas Sociais Decreto Municipal (órgãos municipais) Fiscalização depósitos irregulares Exigir PGRS geradores resíduos

Federais (Dec. 5940) Estaduais (Dec. 4167) Municipais Òrgãos Públicos Federais (Dec. 5940) Estaduais (Dec. 4167) Municipais

PGRS Educação Ambiental Coleta Seletiva Recicláveis para os catadores Empresas PGRS Educação Ambiental Coleta Seletiva Recicláveis para os catadores

Fórum Lixo e Cidadania CRIANÇA NO LIXO, NUNCA MAIS Fórum Estadual Fórum Regional BPIII Fórum Regional dos Campos Gerais

Principais Objetivos Fóruns Lixo e Cidadania Erradicação do trabalho infantil Geração de Trabalho e Renda para os adultos Preservação Ambiental (reciclagem e compostagem) Fomentar a Responsabilidade Social e Ambiental Erradicação dos Lixões Preservação dos Manancias (ÁGUA)

CRIANÇA NO LIXO, NUNCA MAIS Este é um apelo e um convite à sociedade brasileira para que não permita mais a utilização do trabalho de crianças e adolescentes na coleta de lixo. Um apelo porque precisamos todos nos indignar com esta situação e um convite porque a tarefa é muito grande e depende da participação de todos.

mensagem final

Fórum Lixo e Cidadania do Paraná Reuniões Mensais – 1ª quinta-feira de cada mês, às 09:30 horas, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da Nona Região Av. Vicente Machado, 84, Centro – Curitiba Email: margaret@prt9.mpt.gov.br