Projeto Esportivo Social através do Handebol

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Decreto nº de 24 de abril de 2007
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Currículo /Educação Física
Parceiros no projeto.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Perfil do Profissional
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESPORTE COMO FORMA DE EDUCAÇÃO
10 na Bola 10 na Escola “Nenhum país é melhor que seu povo.”
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Ginástica Geral.
PROJETO SOCIAL Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL “Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
PROJETO COMUNITÁRIO.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Inclusão que bicho é esse?
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Projeto Cultural e Social através da Musica
Projeto Esportivo na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de SP
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Educação e clientela escolar
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
IMPLANTADO EM 01 JULHO DE 2006 NA EMPRESA SINTETIC BOOL ATRAVÉS DE UMA PARCEIRA COM O PROESPUFMG, SENDO QUE A EMPRESA ESTÁ NA ÁREA ESPORTIVA E SOCIAL.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Formação continuada ANO 2015
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

Projeto Esportivo Social através do Handebol Inserção Social na cidade de Mauá

INTRODUÇÃO “A ASSEDEC acredita que o esporte é uma forte ferramenta de sociabilização de crianças e adolescente, podendo interferir positivamente contra a droga dição e evasão escolar, o esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo. Os esportes coletivos e/ou individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos do esporte muito contribuem para questionamento de situações e problemas.” Vlademir Pereira Silva Presidente ASSEDEC

BREVE HISTORIA DO HANDEBOL O Handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia. Ele ja apresentou uma grande variedade de formas até a praticada atualmente. Um jogo com bola foi descrito por Homero em "A Odisséia", onde a bola era jogada com as mãos e o objetivo era ultrapassar o oponente, através de passes, isto está gravado em uma pedra na cidade de Atenas e data de 600 A.C.. De acordo com as escritas do médico Romano, Claudius Galenus (130-200 D.C.), os Romanos possuiam um jogo de Handebol chamado "Harpaston". Na Idade Média, as legiões de cavaleiros jogavam um jogo de bola, o qual era fundamentado em passes e metas, isto foi descrito por Walther von der Vogelwide (1170-1230), que o chamou de "Jogo de Pegar Bola", que é precursor do atual jogo de Handebol. Na França, Rabelais(1494-1533), fala sobre um jogo de Handebol em que "Eles jogam bola, usando a palma da mão" O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha. Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

ESCOPO DO PROJETO O Handebol, dentro de um processo de ensino-aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se um diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania. Diante das dificuldades operacionais e estruturais do poder público em suprir as demandas sociais, mostra-se como relevante o PROJETO EDUCANDO PELO ESPORTE HANDEBOL MAUÁ a realizar-se na Cidade de Mauá, por isso a necessidade de executá-lo na LEI DE INCENTIVO, para que recursos de empresas locais possam ser destinados em benefício da comunidade através deste projeto desportivo-educacional. Serão desenvolvidas atividades em dois ginásios da cidade, por professores da ASSEDEC, voltadas às crianças matriculadas nas escolas municipais de Mauá, na faixa etária de 06 a 14 anos de ambos os sexos, num total de 200 crianças e adolescentes no primeiro ano. No período contrário das atividades escolares, no contra turno escolar, os participantes aprenderão a modalidade esportiva basquetebol, através de um ação esportiva-social diferenciada desenvolvendo todas as dimensões físicas e psicológicas de aprendizagem, adequados para a completa educação corporal do movimento e do novo jovem da Cidade de Mauá.

OBEJETIVOS Proporcionar uma melhor formação as crianças e adolescentes, inserindo-os na sociedade, através da inclusão, por meio do esporte. Proporcionando um melhoramento das relações interpessoais e socializa-los, dentro da comunidade carente de recursos físicos, financeiros, educacionais, estruturais e outros em que eles vivem. Contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida. Formando assim indivíduos preparados para raciocinar rapidamente em qualquer situação dentro do contexto esportivo, com conduta crítica e ética, com objetividade e coerência de pensamento OBJETIVOS ESPECIFICOS Oportunizar a prática do esporte a 200 crianças e pré-adolescentes com o apoio e assessoria constantes da equipe técnico-pedagógico da ASSEDEC. Facultar o desenvolvimento físico e social, no horário contrário ao escolar, em condições de liberdade e dignidade, tendo a família como parceira no processo. Consolidar os aspectos motivacionais do esporte na criança e no adolescente para atingir outros segmentos importantes na formação de suas personalidades, como: a tolerância, a competitividade, o respeito ao próximo e a ciência acerca das diferenças de raça, gênero, origem, deficiências, etc. Garantir a cobertura das ações das políticas sociais por meio da identificação e inserção das famílias dos participantes do projeto nos demais programas e projetos do município, tais como Alfabetização de Adultos, rede de educação, rede de saúde, programas de geração de emprego e renda, grupos de pais, oficinas culturais, programas assistenciais, etc. Tirar as crianças da rua no combate ao uso de droga e álcool, colaborando, assim, na formação integral das crianças junto aos seus familiares.

METAS Medir: peso, altura, IMC, teste de agilidade, salto vertical e salto horizontal. Medir as principais capacidades e habilidades inerentes ao handebol para aferir a evolução dos participantes; correr, saltar, driblar, coordenação ambidestra, etc. Realizar uma Avaliação Física 3x por ano: início, meio e fim do projeto com todos os participantes 3x por ano: início, meio e fim do projeto. Comparar os resultados com tabelas da idade e a evolução do próprio participante, ou seja, o delta evolução individual. Atingir 100 participantes até o meio do projeto e o total de 200 alunos participantes até o final. Divulgar o projeto em todas as escolas municipais com panfletos e cartazes. Realizar 2 palestras anuais nas Escolas – Handebol Cidadão. Realizar 4 ações de Handebol nas escolas – Basquete Inspiração. Observar o envolvimento dos pais junto ao projeto, para o fortalecimento familiar. Manter todos interessados sem que haja uma evasão significativa até o final do projeto. Obter um parâmetro de evolução do projeto ao final do ciclo para que seja estabelecido um piso de superação de ano em ano, de ciclo em ciclo. Obter parâmetros no número de participantes, na avaliação física dos mesmos, no incide final nas medidas das capacidades e habilidades inerentes ao handebol do projeto.

Nome doA ASSEDEC - Associação Educacional Esportiva e Cultural é uma associação sem fins lucrativos destinada a desenvolver os projetos sociais através do esporte junto às comunidades carentes da cidade de Mauá/SP. CNPJ: 09.410.570/0001-24 Em 2008 nasce a ASSEDEC da ideia do ex-atleta profissional de basquete Vlademir Pereira, com uma proposta de desenvolver e difundir a modalidade principalmente com crianças carentes da periferia. Com o trabalho surtindo efeito com as crianças nasce o primeiro projeto da ASSEDEC que seria o seu carro chefe o Basquete Mauá. Após um ano do projeto o basquete Mauá ganha repercussão na região do Grande ABC e depois em âmbito estadual disputando campeonatos na Liga Paulista de Basquete e campeonato paulista com a categoria juvenil. Desde então a ASSEDEC segue com seu trabalho com as crianças carentes da periferia, pois acredita que o esporte é grande responsável pela construção de cidadãos saudáveis, como em princípios éticos e morais. Desta forma se faz o Projeto EDUCANDO PELO ESPORTE – HANDEBOL MAUÁ Projeto Esportivo Social através do Handebol Inserção Social na cidade de Mauá

Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo É mais que certo que a maioria dos nossos ídolos esportivos saem da periferia poderíamos ficar horas enumerando os grandes esportistas que saíram da miséria, diamantes brutos a espera de uma oportunidade ou incentivo de se desenvolver como cidadão, respeitando leis e regras, almejando um futuro melhor, a ASSEDEC tem como objetivo trabalhar e oferecer oportunidade a essas crianças, por isso gostaríamos de contar com seu apoio como parceiro.   Vlademir Pereira Silva Presidente ASSEDEC

www.assedec.org.br CONTATO: Vlademir Pereira Silva CNPJ: 09.410.570/0001-24 CONTATO: Vlademir Pereira Silva Presidente – Assedec Tel.:(11) 9.9963-5690 www.assedec.org.br Projeto Esportivo Social através do Handebol Gerando oportunidades e referência aos Jovens