09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1985 Doutorado: 2009 Apresentadora: Profa. Tatiana Emanuelli Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
UFSM Linhas de Pesquisa Ciência e Tecnologia de Carnes e Derivados Processamento e Análise de Vinhos e outras Bebidas Alcoólicas Qualidade de Alimentos Área de Concentração Ciência e Tecnologia de Alimentos Área CAPES: Ciência e Tecnologia de Alimentos 36 Programas
UFSM Bases: ISI, CAB, BIOSIS, SCIELO, FSTA ExtratoPesoCritérios A1100FI JCR ≥ 2,6 A285FI JCR 2,0 a 2,59 B170FI JCR 0,9 a 1,99 B255FI JCR 0,01 a 0,89 ou indexado em 4 bases ou em 3 sendo 1 o FSTA B340Indexado em 3 bases ou em 2 sendo uma o FSTA B425Indexado em 2 bases ou apenas no FSTA B510Indexado em uma base C0Não relevante para a avaliação da CAPES Qualis da área
UFSM Pontos fortes do Programa Número de DP com bolsa Pq ou DT (63%). Existência de uma linha de pesquisa bem abrangente: Qualidade de Alimentos. Êxito na captação de recursos em projetos institucionais e relativo êxito na captação de recursos para projetos individuais (mas pode ser melhorado). Boa participação de discentes de graduação nas publicações (> 60%). Elevada demanda de discentes pelos cursos do Programa. Criação em 2009 de curso de graduação específico na área (REUNI). Consonância entre o DTCA e o PPGCTA (concursos e outros assuntos da PG) Fluxo discente adequado com baixo tempo de titulação e baixa evasão. Um convênio casadinhos no triênio
UFSM Pontos fracos do Programa Produção intelectual desequilibrada entre o corpo docente e concentrada em B2. Baixa vinculação da produção com T e D e participação de alunos de mestrado e doutorado na produção (45% da produção está vinculada). Deficiência de espaço físico (salas para docentes, salas para alunos e laboratórios) e de equipamentos. Baixo número de docentes com estágio pós-doutoral (18% do DP). Distribuição desigual de projetos nas linhas de pesquisa. Dependência da verba PROAP para custeio de projetos (captação de recursos externos ainda é insuficiente). Baixo número de bolsas. Falta de financiamento atual para projetos de cooperação interinstitucionais.
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Criar 2 linhas de pesquisa Ingresso de 12 novos docentes doutores no DTCA entre 2009 e Baixo número de projetos e produção nas LP a serem criadas - Falta de laboratórios e salas de apoio para alunos 1 Aprovar 1 PROCAD como receptor Experiência com casadinhos Sobrecarga de trabalho dos docentes -Falta de Edital -Falta de parceiros 2 Firmar 2 novos convênios internacionais Existência de contato com pesquisadores estrangeiros Burocracia interna da UFSM 3
UFSM MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Todo docente vinculado a grupo de pesquisa do CNPq. Todo o DP atual está vinculado a grupos do CNPq - Novos docentes sem grupo. - Não atualização de dados dos grupos. 1 Incremento de 20% na produção intelectual qualificada com participação de alunos M, D e/ou egressos Apoio institucional a tradução e revisão de artigos - Dificuldade de redação em inglês - Má qualidade dos serviços de revisão licitados -Falta de bolsas para discentes - Longo tempo de tramitação de artigos -Baixo fator de impacto das revistas de algumas sub- áreas e das revistas Brasileiras. 2 Incorporar 5 novos docentes nos próximos 5 anos Ingresso de 12 novos docentes doutores no DTCA entre 2009 e 2010 Falta de laboratórios e salas de apoio para alunos e de salas para docentes 3 Enviar 2 DP para pós-doutoramento Manifestação de interesse dos docentes Dificuldade de afastamento (sobrecarga didática) -Falta de apoio financeiro para saída. -Não liberação de docentes em estágio probatório. 4 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE DP
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Todo o projeto deve ter vinculação com grupos de pesquisa 95% dos atuais projetos tem vinculo com grupos de pesquisa -Não atualização do grupos. - Docentes novos não vinculados a grupos. 1 Todo o docente deve submeter pelo menos um projeto por ano para financiamento 90% dos docentes tiveram projetos individuais aprovados nos últimos 3 anos Sobrecarga de trabalho dos docentes -Escassez de editais FAPERGS - Forte concorrência em editais CNPq 2 Criar duas novas LP-Existência de docentes atuando nas LP a serem criadas. - Ingresso de novos docentes -Distribuição desequilibrada de projetos entre as LP atuais e novas. - Limitação de laboratórios e salas de apoio para alunos - Falta de financiamento externo para projetos dos docentes novos Número de projetos de pesquisa
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Priorida de 1 a 5 < 20% do DP com produção < 50% da média. Sobrecarga de atividades dos docentes. Longo tempo de tramitação de artigos. 1 ≥ 60% da produção Qualis A e B com a participação de discentes M, D e egressos. 45% da produção Qualis A e B atual tem participação de discentes Falta de bolsas2 Incrementar 5% ao ano a produção intelectual Qualis A1 a B1 Edital Pró- publicações - Dificuldade de redação em inglês - Má qualidade dos serviços de revisão licitados. Longo tempo de tramitação de artigos. 3 Depositar um pedido de registro de patente. Existência de projetos de cooperação com indústrias Despreparo dos docentes neste tema. Burocracia e longo tempo no processo de pedido de patentes Trabalhos completos em periódicos
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano ---- MetaViabilidade Ameaças internasAmeaças externasPrioridade 1 a 5 Tempo médio de titulação: M<27 e D<54 meses. M: meses no triênio Falta de equipamentos. - Limitação de laboratórios e salas de apoio para alunos. -Escassez de bolsas. - Falta de recursos de custeio para as pesquisas. 1 Criar 5 novas disciplinas. Perspectiva de aumento de docentes -Sobrecarga docente com disciplinas da graduação. - Falta de sala de aula. 2 Aumentar o ingresso e a titulação de mestres em 20-30% Perspectiva de aumento de docentes - Limitação de laboratórios, de salas de apoio para alunos, e de salas para docentes. - Escassez de bolsas. - Falta de recursos de custeio para as pesquisas. 3 ≥ 30% do DP com alunos com bolsa direto CNPq 60% do DP são bolsistas PQ ou DT Falta de iniciativa dos docentes - Limitação do edital a algumas áreas prioritárias. 4
UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos149- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 39,6%- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 2%- Demais destinos relevantes dos egressos: - Responsáveis técnicos em indústrias de alimentos. - Cursando doutorado ou pós-doutorado - Servidores técnico-admin. da UFSM 12,1% 28,9% 6% -
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Falta de salas de apoio (estudo) para os alunos que utilizam os laboratórios do prédio 42. Falta de reagentes e pipetadores em alguns laboratórios. Falta de interação entre grupos de pesquisa do PPGCTA. Falta de interação entre cursos de pós-graduação da UFSM. Pequeno tempo de bolsa (M: 18 e D: 24 meses). Curto prazo de validade de disciplinas (5 anos). Falta de recursos para custear participação em eventos científicos.
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetasViabilidadeAmeaças internas Ameaças externasPrioridade 1 a 5 Obter 9 salas para docentes - Prédio H construído com recursos REUNI. - Novo prédio da Biblioteca setorial do CCR. Interesse de outros setores em obter salas junto ao prédio Obter pelo menos uma sala de apoio para alunos no prédio Prédio H construído com recursos REUNI. - Novo prédio da Biblioteca setorial do CCR. Interesse de outros setores em obter salas junto ao prédio Que todos os DPs submetam propostas de financiamento incluindo equipamentos. >90% dos docentes tiveram projetos aprovados nos últimos 3 anos. Sobrecarga de trabalho dos docentes. Escassez de editais na área. 3 Que todos os anos o PPG apresente proposta nos Editais Pró- equipamentos CAPES e Pró-Reparos-UFSM Histórico de participação em 100% dos editais anteriores. Sobrecarga de trabalho dos docentes. Extinção dos editais.4 Que em todos os anos o DP participe de projetos CT-INFRA Os docentes têm participado de todos os Editais CT-infra desde Sobrecarga de trabalho dos docentes. Dificuldade para harmonizar interesses entre docentes de diferentes PPGs. 5
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 ≥ 10% dos doutorandos em programas sanduíche no exterior. Já temos 1 aluno em estágio sanduíche. 58% dos alunos D possuem vínculo empregatício. Ainda não recebemos cotas sanduíche institucionais. 1 ≥ 10% da produção a partir de pesquisas em convênio com outras instituições ou indústrias Falta de iniciativa dos docentes. Falta de financiamento para deslocamentos. 2 Aprovar pelo menos um PROCAD como receptor Experiência prévia do grupo com o Projeto Casadinhos. Sobrecarga de trabalho dos docentes. - Não lançamento de Edital no qual possamos concorrer. - Dificuldade de encontrar parceiros. 3
UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS INCREMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: <20% do DP produção < 50% da média, ≥60% da produção Qualis A e B com participação de discentes (M, D e egressos), aumentar 5% ao ano a produção intelectual qualificada e realizar um depósito de pedido de patente. AUMENTO DOS CONVÊNIOS E INTERCÂMBIOS: ≥ 10% dos alunos D em programas sanduíche (meta: 10% dos alunos), 2 novos convênios internacionais, 1 PROCAD, e gerar 10% da produção a partir de convênios com outras instituições. AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO: Obter 9 salas para docentes, 1 sala de apoio para alunos e ampliação dos laboratórios do NTA. CRESCIMENTO DO PROGRAMA: 5 novos DP, 2 novas LP, 5 novas disciplinas e aumentar em 20-30% o ingresso de mestrado. AUMENTO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: ≥ 1 projeto submetido a financiamento/DP/ano, incluindo equipamentos de pequeno e médio porte, 1 Pró-equipamentos, 1 Pró-reparos e 1 CT-INFRA/ano, 30% do DP com bolsas M/D direto do CNPq, todo o DP vinculado a grupos de pesquisa do CNPq. MANUTENÇÃO DA EFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO: Tempo médio de titulação: mestrado abaixo de 27 meses e doutorado abaixo de 54. AUMENTO DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE: 2 pós-doutorado. PRINCIPAIS METAS
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