09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.

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UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
Transcrição da apresentação:

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1985  Doutorado: 2009 Apresentadora: Profa. Tatiana Emanuelli Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Linhas de Pesquisa  Ciência e Tecnologia de Carnes e Derivados  Processamento e Análise de Vinhos e outras Bebidas Alcoólicas  Qualidade de Alimentos Área de Concentração  Ciência e Tecnologia de Alimentos Área CAPES: Ciência e Tecnologia de Alimentos  36 Programas

UFSM Bases: ISI, CAB, BIOSIS, SCIELO, FSTA ExtratoPesoCritérios A1100FI JCR ≥ 2,6 A285FI JCR 2,0 a 2,59 B170FI JCR 0,9 a 1,99 B255FI JCR 0,01 a 0,89 ou indexado em 4 bases ou em 3 sendo 1 o FSTA B340Indexado em 3 bases ou em 2 sendo uma o FSTA B425Indexado em 2 bases ou apenas no FSTA B510Indexado em uma base C0Não relevante para a avaliação da CAPES Qualis da área

UFSM Pontos fortes do Programa  Número de DP com bolsa Pq ou DT (63%).  Existência de uma linha de pesquisa bem abrangente: Qualidade de Alimentos.  Êxito na captação de recursos em projetos institucionais e relativo êxito na captação de recursos para projetos individuais (mas pode ser melhorado).  Boa participação de discentes de graduação nas publicações (> 60%).  Elevada demanda de discentes pelos cursos do Programa.  Criação em 2009 de curso de graduação específico na área (REUNI).  Consonância entre o DTCA e o PPGCTA (concursos e outros assuntos da PG)  Fluxo discente adequado com baixo tempo de titulação e baixa evasão.  Um convênio casadinhos no triênio

UFSM Pontos fracos do Programa  Produção intelectual desequilibrada entre o corpo docente e concentrada em B2.  Baixa vinculação da produção com T e D e participação de alunos de mestrado e doutorado na produção (45% da produção está vinculada).  Deficiência de espaço físico (salas para docentes, salas para alunos e laboratórios) e de equipamentos.  Baixo número de docentes com estágio pós-doutoral (18% do DP).  Distribuição desigual de projetos nas linhas de pesquisa.  Dependência da verba PROAP para custeio de projetos (captação de recursos externos ainda é insuficiente).  Baixo número de bolsas.  Falta de financiamento atual para projetos de cooperação interinstitucionais.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Criar 2 linhas de pesquisa Ingresso de 12 novos docentes doutores no DTCA entre 2009 e Baixo número de projetos e produção nas LP a serem criadas - Falta de laboratórios e salas de apoio para alunos 1 Aprovar 1 PROCAD como receptor Experiência com casadinhos Sobrecarga de trabalho dos docentes -Falta de Edital -Falta de parceiros 2 Firmar 2 novos convênios internacionais Existência de contato com pesquisadores estrangeiros Burocracia interna da UFSM 3

UFSM MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Todo docente vinculado a grupo de pesquisa do CNPq. Todo o DP atual está vinculado a grupos do CNPq - Novos docentes sem grupo. - Não atualização de dados dos grupos. 1 Incremento de 20% na produção intelectual qualificada com participação de alunos M, D e/ou egressos Apoio institucional a tradução e revisão de artigos - Dificuldade de redação em inglês - Má qualidade dos serviços de revisão licitados -Falta de bolsas para discentes - Longo tempo de tramitação de artigos -Baixo fator de impacto das revistas de algumas sub- áreas e das revistas Brasileiras. 2 Incorporar 5 novos docentes nos próximos 5 anos Ingresso de 12 novos docentes doutores no DTCA entre 2009 e 2010 Falta de laboratórios e salas de apoio para alunos e de salas para docentes 3 Enviar 2 DP para pós-doutoramento Manifestação de interesse dos docentes Dificuldade de afastamento (sobrecarga didática) -Falta de apoio financeiro para saída. -Não liberação de docentes em estágio probatório. 4 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Todo o projeto deve ter vinculação com grupos de pesquisa 95% dos atuais projetos tem vinculo com grupos de pesquisa -Não atualização do grupos. - Docentes novos não vinculados a grupos. 1 Todo o docente deve submeter pelo menos um projeto por ano para financiamento 90% dos docentes tiveram projetos individuais aprovados nos últimos 3 anos Sobrecarga de trabalho dos docentes -Escassez de editais FAPERGS - Forte concorrência em editais CNPq 2 Criar duas novas LP-Existência de docentes atuando nas LP a serem criadas. - Ingresso de novos docentes -Distribuição desequilibrada de projetos entre as LP atuais e novas. - Limitação de laboratórios e salas de apoio para alunos - Falta de financiamento externo para projetos dos docentes novos Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Priorida de 1 a 5 < 20% do DP com produção < 50% da média. Sobrecarga de atividades dos docentes. Longo tempo de tramitação de artigos. 1 ≥ 60% da produção Qualis A e B com a participação de discentes M, D e egressos. 45% da produção Qualis A e B atual tem participação de discentes Falta de bolsas2 Incrementar 5% ao ano a produção intelectual Qualis A1 a B1 Edital Pró- publicações - Dificuldade de redação em inglês - Má qualidade dos serviços de revisão licitados. Longo tempo de tramitação de artigos. 3 Depositar um pedido de registro de patente. Existência de projetos de cooperação com indústrias Despreparo dos docentes neste tema. Burocracia e longo tempo no processo de pedido de patentes Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano ---- MetaViabilidade Ameaças internasAmeaças externasPrioridade 1 a 5 Tempo médio de titulação: M<27 e D<54 meses. M: meses no triênio Falta de equipamentos. - Limitação de laboratórios e salas de apoio para alunos. -Escassez de bolsas. - Falta de recursos de custeio para as pesquisas. 1 Criar 5 novas disciplinas. Perspectiva de aumento de docentes -Sobrecarga docente com disciplinas da graduação. - Falta de sala de aula. 2 Aumentar o ingresso e a titulação de mestres em 20-30% Perspectiva de aumento de docentes - Limitação de laboratórios, de salas de apoio para alunos, e de salas para docentes. - Escassez de bolsas. - Falta de recursos de custeio para as pesquisas. 3 ≥ 30% do DP com alunos com bolsa direto CNPq 60% do DP são bolsistas PQ ou DT Falta de iniciativa dos docentes - Limitação do edital a algumas áreas prioritárias. 4

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos149- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 39,6%- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 2%- Demais destinos relevantes dos egressos: - Responsáveis técnicos em indústrias de alimentos. - Cursando doutorado ou pós-doutorado - Servidores técnico-admin. da UFSM 12,1% 28,9% 6% -

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Falta de salas de apoio (estudo) para os alunos que utilizam os laboratórios do prédio 42.  Falta de reagentes e pipetadores em alguns laboratórios.  Falta de interação entre grupos de pesquisa do PPGCTA.  Falta de interação entre cursos de pós-graduação da UFSM.  Pequeno tempo de bolsa (M: 18 e D: 24 meses).  Curto prazo de validade de disciplinas (5 anos).  Falta de recursos para custear participação em eventos científicos.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetasViabilidadeAmeaças internas Ameaças externasPrioridade 1 a 5 Obter 9 salas para docentes - Prédio H construído com recursos REUNI. - Novo prédio da Biblioteca setorial do CCR. Interesse de outros setores em obter salas junto ao prédio Obter pelo menos uma sala de apoio para alunos no prédio Prédio H construído com recursos REUNI. - Novo prédio da Biblioteca setorial do CCR. Interesse de outros setores em obter salas junto ao prédio Que todos os DPs submetam propostas de financiamento incluindo equipamentos. >90% dos docentes tiveram projetos aprovados nos últimos 3 anos. Sobrecarga de trabalho dos docentes. Escassez de editais na área. 3 Que todos os anos o PPG apresente proposta nos Editais Pró- equipamentos CAPES e Pró-Reparos-UFSM Histórico de participação em 100% dos editais anteriores. Sobrecarga de trabalho dos docentes. Extinção dos editais.4 Que em todos os anos o DP participe de projetos CT-INFRA Os docentes têm participado de todos os Editais CT-infra desde Sobrecarga de trabalho dos docentes. Dificuldade para harmonizar interesses entre docentes de diferentes PPGs. 5

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 ≥ 10% dos doutorandos em programas sanduíche no exterior. Já temos 1 aluno em estágio sanduíche. 58% dos alunos D possuem vínculo empregatício. Ainda não recebemos cotas sanduíche institucionais. 1 ≥ 10% da produção a partir de pesquisas em convênio com outras instituições ou indústrias Falta de iniciativa dos docentes. Falta de financiamento para deslocamentos. 2 Aprovar pelo menos um PROCAD como receptor Experiência prévia do grupo com o Projeto Casadinhos. Sobrecarga de trabalho dos docentes. - Não lançamento de Edital no qual possamos concorrer. - Dificuldade de encontrar parceiros. 3

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  INCREMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA: <20% do DP produção < 50% da média, ≥60% da produção Qualis A e B com participação de discentes (M, D e egressos), aumentar 5% ao ano a produção intelectual qualificada e realizar um depósito de pedido de patente.  AUMENTO DOS CONVÊNIOS E INTERCÂMBIOS: ≥ 10% dos alunos D em programas sanduíche (meta: 10% dos alunos), 2 novos convênios internacionais, 1 PROCAD, e gerar 10% da produção a partir de convênios com outras instituições.  AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO: Obter 9 salas para docentes, 1 sala de apoio para alunos e ampliação dos laboratórios do NTA.  CRESCIMENTO DO PROGRAMA: 5 novos DP, 2 novas LP, 5 novas disciplinas e aumentar em 20-30% o ingresso de mestrado.  AUMENTO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: ≥ 1 projeto submetido a financiamento/DP/ano, incluindo equipamentos de pequeno e médio porte, 1 Pró-equipamentos, 1 Pró-reparos e 1 CT-INFRA/ano, 30% do DP com bolsas M/D direto do CNPq, todo o DP vinculado a grupos de pesquisa do CNPq.  MANUTENÇÃO DA EFICIÊNCIA DE FORMAÇÃO: Tempo médio de titulação: mestrado abaixo de 27 meses e doutorado abaixo de 54.  AUMENTO DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE: 2 pós-doutorado. PRINCIPAIS METAS

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