Direito Administrativo II Bens Públicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentos de intervenção urbanística
Advertisements

Direito Administrativo II Serviços Públicos
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Vítor F. Alves de Brito EXPECTATIVAS PARA A RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES NA ÁREA DE ENERGIA Em 2015 encerrarão os prazos de concessões de 37 distribuidoras,
Base Jurídica Constituição Federal
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
AS CERTIDÕES NEGATIVAS DA LEI 8.212/91
CONTRATO ADMINISTRATIVO
Concessão de serviços públicos
S A E B SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - SSA
Unidade 4- Contrato de Trabalho
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Formação do Patrimônio Público e uso dos Bens Públicos pelo particular
Bens Públicos Formação do Patrimônio Público e uso dos Bens Públicos pelo particular.
DESAPROPRIAÇÃO.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
que esteja afetado à prestação de um serviço público (exceção)
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
OCUPAÇÃO TEMPORÁRIA “Utilização transitória, remunerada ou gratuita, de bens particulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividades.
Atividades e atos administrativos Aula 18 Contratos administrativos.
Conceito de Licitações Públicas
Quais alternativas legais para a inclusão socio-ambiental dos atores das cadeias madeireiras do interior do Amazonas ? Proposta Floresta Viva a SDS /
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Recuperação extrajudicial
Perda da propriedade imóvel: noções gerais, causas, desapropriação.
Tereza Cristina Godinho Alves
Noções de Contratos e Convênios
Direito administrativo
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Direito Administrativo
Atividades e atos administrativos Aula 17 Contratos administrativos.
Concessão comum Mas o que é concessão?Em sentido amplo, é o contrato administrativo pelo qual a administração confere ao particular a execução remunerada.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Direito Administrativo 2
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
PERMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
AULA 05 ESPÉCIES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO => DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Concessão, Permissão e Autorização de Serviços Públicos – Convênios e Consórcios Prof. Alain Alan.
PROF. MARCELINO FERNANDES
LICITAÇÃO.
Permissão de serviços públicos
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
DO DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR DE IMÓVEL
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA
SUPERFÍCIE L /01, arts. 21 a 24 e CC, arts a 1376.
BENS PÚBLICOS – AQUISIÇÃO – ALIENAÇÃO - USO
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
Atividades e atos administrativos Aula 17 Contratos administrativos.
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
II Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Patrimônio da União Competências, instrumentos e normativos. Pontos relevantes. Marcelo Azevedo.
 DECRETO N o DE OUTUBRO DE 1990 DESFAZIMENTO DE BENS E ELETROELETRÔNICOS 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC CGU.
ConcessãoPermissão São instrumentos de descentralização da prestação de serviços públicos.
Instrumentos de regularização fundiária urbana
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
Lei nº /2014 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira Michelle Diniz Mendes Roberto Vilas-Boas.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
Do Contrato de Transporte  ASPECTOS GERAIS -  O Artigo 730 do Código Civil conceitua os contratos de transporte como o pacto pelo qual “alguém se obriga,
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Transcrição da apresentação:

Direito Administrativo II Bens Públicos Uso privativo de bens públicos; Objetivo: satisfação de interesse público/particular, sem que se desvie a destinação do bem, não importando alienação; Para Hely Lopes: todos os bens públicos, qualquer que seja a sua natureza, são passíveis de uso especial por particulares, desde que a utilização consentida pela Administração não o leve à inutilização; A utilização pode ser outorgada tanto a pessoa física como jurídicas, sejam públicas ou privadas e está sujeita a juízo de conveniência e oportunidade da Administração; Deve observar as legislações municipais acerca de zoneamento, edificação e uso e ocupação do solo;

Direito Administrativo II Bens Públicos A transferência de uso não repassa a propriedade do bem, mesmo que ocorra de maneira prolongada (imprescritibilidade); Lei nº 8.666/1993, art. 2º: as obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

Direito Administrativo II Bens Públicos Autorização de uso; Ato administrativo discricionário, precário e sem prazo específico de duração; transmissão de direitos pessoais; Não consta do rol descritivo da lei nº 8.666/1993, mas é amplamente aceita e tratada pela doutrina; Por não ter prazo de duração específico, sendo precária, pode ser revogada a qualquer tempo, sem gerar direito de indenização ao particular; Predomínio do interesse do particular, sendo faculdade daquele que recebe a transferência mediante autorização, a utilização do bem ou não;

Direito Administrativo II Bens Públicos Permissão de uso; Ato administrativo discricionário, precário e, via de regra, sem prazo específico de duração; Embate doutrinário sobre a necessidade de licitação para sua celebração, haja vista tratar-se de ato administrativo; determinação legal estampada na Lei nº 8.666/1993 e na Lei nº 9.074/1995; Embora seja excepcional, a imposição legal de realização de licitação, não desfigura a característica de ato administrativo inerente à permissão;

Direito Administrativo II Bens Públicos Na permissão se torna mais relevante o interesse público na realização do ato administrativo; O uso do bem, com a destinação para o qual foi permitido, é obrigatório pelo particular; A revogação também pode ser realizada a qualquer tempo, sem que se vislumbre direito à indenização para o particular Excetua-se à hipótese se a outorga foi liberada por prazo certo ou foi onerosa ou condicionada, hipótese largamente criticada pela doutrina;

Direito Administrativo II Bens Públicos Concessão; Diferentemente da autorização e da permissão, a concessão corresponde a um contrato administrativo; A avença contratual é de direito público, sinalagmática, onerosa ou gratuita, comutativa e realizada intuitu personae. Não há dúvidas sobre a necessidade de realização de licitação para execução da concessão; É sempre outorgada por prazo determinado, admitindo-se, por tratar-se de contrato, rescisão somente nas hipóteses previstas em lei; Na hipótese de rescisão, é cabível a indenização, se esta não tiver sido provocada pelo concessionário;

Direito Administrativo II Bens Públicos Concessão de direito real de uso de bem público; (Decreto-lei nº 271/1967; Lei nº 11481/2007) Recai sobre a transferência dos direitos reais referentes a terrenos públicos ou do respectivo espaço aéreo para fins de regularização fundiária de interesse social, urbanização, industrialização, edificação, cultivo da terra, aproveitamento sustentável das várzeas, preservação das comunidades tradicionais e seus meios de subsistência ou outras modalidades de interesse social em áreas urbanas (artigos 7º e 8º - Decreto-lei nº 271); Confere ao particular um direito resolúvel, por prazo certo ou indeterminado, de forma remunerada ou gratuita; Pode ser formalizado por instrumento público, particular ou por simples termo administrativo, inscrito e cancelado em livro especial; Hipótese de resolução prevista no par. 3º do art. 7º do DL nº 271: se o concessionário der ao imóvel destinação diversa da estabelecida no contrato ou termo, ou descumpra cláusula resolutória do ajuste.

Direito Administrativo II Bens Públicos Cessão de Uso (Lei nº 9.636/1998); Art. 18. A critério do Poder Executivo poderão ser cedidos, gratuitamente ou em condições especiais, sob qualquer dos regimes previstos no Decreto-Lei no 9.760, de 1946, imóveis da União a: Decreto nº 3.725, de 10.1.2001 I - Estados, Distrito Federal, Municípios e entidades sem fins lucrativos das áreas de educação, cultura, assistência social ou saúde; (Redação dada pela Lei nº 11.481, de 2007) II - pessoas físicas ou jurídicas, em se tratando de interesse público ou social ou de aproveitamento econômico de interesse nacional. (Redação dada pela Lei nº 11.481, de 2007) [...] § 5o A cessão, quando destinada à execução de empreendimento de fim lucrativo, será onerosa e, sempre que houver condições de competitividade, deverão ser observados os procedimentos licitatórios previstos em lei.

Direito Administrativo II Bens Públicos Aplicação no contexto da própria Administração: Consiste na transferência da posse de um bem público entre entidades ou órgãos da própria Administração. Implica na utilização do bem pelo cessionário na forma que determinar o cedente; Realizada por meio de termo escrito, que contempla as condições e o prazo, se cabível à espécie; Se executada entre órgãos da mesma entidade pública ou entre a Administração e a Administração Indireta da mesma esfera governamental, dispensa norma autorizativa, imprescindível se a transferência refere- se a entidade estatal diversa;