Direitos e Deveres dos Estados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mai/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Direito Internacional Público
Responsabilidade Internacional dos Estados
Profª.. Rosângela Fátima Penteado Brandão Fev/2011.
Que Direito Internacional Público temos nos nossos dias?
A essência dos Direitos Humanos
DIREITO INTERNACIONAL IJUÍ 22/09/2008
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Direitos e Garantias Fundamentais
DIREITO INTERNACIONAL
UFABC / DIP – Prof. Gilberto Rodrigues
Organizações Internacionais e Regionais
Alegações da Sérvia.
DIREITO INTERNACIONAL
ESTADOS.
O ESTADO EM DIREITO INTERNACIONAL
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Introdução ao Estudo do Direito Internacional Público Estados Soberanos Organizações Internacionais Tratados Internacionais Direito Internacional Público.
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
Direito Constitucional e da Cidadania I
Tratados Internacionais
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Decisões da Organizações Internacionais – Atos Unilaterais – Soft Law
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado Professora: Adriana F S Oliveira
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mar/2011
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Direito das Minorias Profª.Msc.Adirleide Greice Carmo de Souza
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
O DIREITO INTERNACIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL DIREITO INTERNACIONAL
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
PERSONALIDADE INTERNACIONAL. ESTADO
Profª Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011
1 Organizações Internacionais Personalidade internacional Organizações Internacionais Direito Internacional Público Ludmila Cerqueira Correia.
Extinção dos Tratados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão – abr/2011.
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mar/2011.
SUJEITOS DO DIP Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Mai/2011.
Extraterritorialidade
SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL
Direito Constitucional Professor Leonardo Vizeu Figueiredo 1 - I - Direito Internacional Privado: Conceitos, origens e teorias. por Leonardo Vizeu Figueiredo.
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
Personalidade internacional O Estado
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Organização das Nações Unidas ONU
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão DIREITO DOS TRATADOS.
Adotada pela ONU em 21 de dezembro de 1965, apresentou como precedentes históricos o ingresso de dezessete novos países africanos nas Nações Unidas em.
Processos Integracionistas Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Breve introdução ao direito internacional dos direitos humanos.
Direito Internacional Público Ludmila Cerqueira Correia
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Transcrição da apresentação:

Direitos e Deveres dos Estados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mai/2011

Direitos dos Estados Direito fundamental:

Demais Direitos Liberdade → Soberania interna : organização política, legislação, jurisdição e domínio. → Soberania externa : de celebrar tratados, direito de legação, de declarar a guerra e celebrar a paz e os direitos à igualdade e respeitos mútuo.

Direito à Igualdade Iguais perante a lei internacional; Liberdade de agir nos limites da sua jurisdição; Igualdade de direitos perante a Comunidade internacional Crítica → Conselho de Segurança.

Consequências do Direito à igualdade Estados → direito a voto → não exercício de jurisdição sobre outro Estado

Consagração do Direito à Igualdade Carta da ONU, art. 2, item 1. A Organização e seus Membros, para a realização dos propósitos mencionados no Artigo 1, agirão de acordo com os seguintes Princípios: 1. A Organização é baseada no princípio da igualdade de todos os seus Membros.

Carta da OEA Artigo 10 Os Estados são juridicamente iguais, desfrutam de iguais direitos e de igual capacidade para exercê-los, e têm deveres iguais. Os direitos de cada um não dependem do poder de que dispõem para assegurar o seu exercício, mas sim do simples fato da sua existência como personalidade jurídica internacional.

Direito ao respeito mútuo Ser tratado com consideração; Respeito aos seus direitos; Respeito à personalidade e integridade física e política.

Direito de Defesa e Conservação Adoção de leis penais; Tribunais repressivos; Expulsão de estrangeiros; Impedimento de entrada de estrangeiros indesejáveis Celebração de alianças defensivas; Organização da defesa nacional.

Direito Internacional ao Desenvolvimento ONUDI → Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. UNCTAD → Conferências das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento.

Restrições aos Direitos dos Estados Imunidade de Jurisdição local Servidões Internacionais Arrendamento de territórios Condomínio Neutralidade Permanente Proteção às minorias

Deveres dos Estados Morais → assistência mútua Carta da ONU art. 2, item 5. A Organização e seus Membros, para a realização dos propósitos mencionados no Artigo 1, agirão de acordo com os seguintes Princípios. 5. Todos os Membros darão às Nações toda assistência em qualquer ação a que elas recorrerem de acordo com a presente Carta e se absterão de dar auxílio a qual Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo.

Deveres dos Estados Jurídicos → Não Intervenção Modalidades → Diplomática, armada (em nome do direito de defesa e conservação, ou proteção dos direitos humanos), coletiva e política. Doutrinas → Monroe e Drago

Carta da ONU Art. 2, item 7 A Organização e seus Membros, para a realização dos propósitos mencionados no Artigo 1, agirão de acordo com os seguintes Princípios: 7. Nenhum dispositivo da presente Carta autorizará as Nações Unidas a intervirem em assuntos que dependam essencialmente da jurisdição de qualquer Estado ou obrigará os Membros a submeterem tais assuntos a uma solução, nos termos da presente Carta; este princípio, porém, não prejudicará a aplicação das medidas coercitivas constantes do Capitulo VII.

Carta da OEA Art. 19 Nenhum Estado ou grupo de Estados tem o direito de intervir, direta ou indiretamente, seja qual for o motivo, nos assuntos internos ou externos de qualquer outro. Este princípio exclui não somente a força armada, mas também qualquer outra forma de interferência ou de tendência atentatória à personalidade do Estado e dos elementos políticos, econômicos e culturais que o constituem.

BIBLIOGRAFIA  ACCIOLY, Hildebrando. SILVA, G. E. do Nascimento. CASELLA, Paulo Borba. Manual de Direito Internacional Público. 17. ed. São Paulo:Saraiva,  MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 2. ed. São Paulo: RT,  REZEK, J. Francisco. Direito Internacional Público: Curso Elementar. 12. ed. São Paulo: Saraiva,  VARELLA, Marcelo de. Direito Internacional Público. São Paulo: Saraiva 2009.