Plataformas, vantagens e desvantagens do eL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comparação entre Plataformas
Advertisements

I WorkShop Ciências da Educação
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
e-Learning Perspectivas e Tendências
Metodologia e Didáctica
Uma possível “arrumação” para a panóplia de software educativo
Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Ciência e Tecnologia João Carlos Paiva
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
Contexto de Educação a Distância
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Módulo 2 – A Formação a distância do segundo milénio
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Plataforma de Ensino a Distância
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Generalidades sobre e-learning
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Athail Rangel Pulino Filho Departamento de Engenharia Civil
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Tipos de Tutoria.
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
E-learning b-learning.
Moodle.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Papel do Tutor em EAD.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Transcrição da apresentação:

Plataformas, vantagens e desvantagens do eL Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Portugal Plataformas, vantagens e desvantagens do eL João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em: http://www.jcpaiva.net/?d=rosto/utilidades/apres Informação complementar em www.jcpaiva.net

Plataformas Não são o mais importante... Comerciais e open source Ainda há espaço para as “caseiras”... Alguns exemplos...

Plataformas – Alguns exemplos http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct/

Plataformas – Alguns exemplos http://hera.nied.unicamp.br/teleduc

Plataformas – Alguns exemplos Moodle: www.moodle.com

Plataformas – Alguns exemplos Designação Descrição Endereço Web Formare Desenvolvido pela PT Inovação http://www.formare.pt Learning Space Desenvolvido pela Lotus/IBM http://www.lotus.com Luvit Plataforma de e-learning que procura ir ao encontro das necessidades da "nova educação". http://www.luvit.com TopClass Server TopClass é uma plataforma versátil mas direccionada essencialmente para formação profissional http://www.wbtsystems.com/ Etc.

Algumas vantagens Ø      Flexibilidade: Os conteúdos estão permanentemente disponíveis e acessíveis Ø      Acessibilidade: O aluno, imóvel ou em movimento (fala-se já do mobile-learning ou m-learning), pode aceder a vários tipos de informação. Ø      Centralidade no aluno: O ambiente de aprendizagem centra-se no aluno. Ø      Convergente com as necessidades dos alunos: O ensino orienta-se para as necessidades do aluno. Ø      Racionalização de recursos: Há redução e racionalização dos recursos Ø      Melhor integração de alunos com dificuldades: ao ser mais aberto e universal, o eL consegue integrar mais cabalmente alunos com dificuldades de aprendizagem Ø      Interactividade: A interactividade está assegurada.

Alguns constrangimentos ·        Falta de contacto humano ·        Problemas técnicos ·        Falta de “informação” de professores e alunos ·        Custos e tempo exigido ao professor ·        Optimização das plataformas ·        Certificação e standards ·   Avaliação e confidencialidade: Uma das maiores questões que se levantam no quadro da certificação da formação a distância é a da avaliação, se esta não for presencial.

Notas gerais - E-learning e futuro M-learning; Generalização e a “queda do e” Flexibilização e pretexto de mudança Normalização (SCORM, por exemplo)

E-learning e futuro ... Agora com o e-learning: Os professores ficarão sem emprego? Talvez não: O futuro – e o presente - estará no blended-learning (b-learning) FIM