ESCOLA E FAMÍLIA EM PARCERIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Avaliação Psicomotora
Autoridade se constrói
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Parâmetros Curriculares Nacionais
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Currículo oficial de São Paulo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Orientação Educacional
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Participação Educativa
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
• Manejo – Formação – Professor.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Matriz de avaliação processual
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

ESCOLA E FAMÍLIA EM PARCERIA Educação que prepara cidadãos precisa da escola e da família.

ALGUNS NÚMEROS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PAÍS:. - Há 1. 860 ALGUNS NÚMEROS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PAÍS: - Há 1.860.872 matrículas em creches; - Há 4.809.620 na Pré-Escola ------------------------------------------------------------------------ - Há 17.139.755 nos anos iniciais; - E 14.351.200 nos anos finais. - São 8.280.875 no ensino médio; - São 4.577.517 na EJA; - São 837.011 na Educação Profissional - E 242.982 na Educação Especial.

OUTRAS BOAS NOTÍCIAS: . Em um ano, o percentual de crianças de quatro e cinco anos que ingressaram na educação infantil aumentou de 67,6% para 70,1%. IBGE – 2007 Índices do Paraná: Matrículas em 2007: 322.711 Taxa de Matrícula: 1991: 11,57% 2000: 24,39% 2007: 40,11%

A EDUCAÇÃO INFANTIL TORNOU-SE IMPORTANTE

A EI CRESCEU EM IMPORTÂNCIA PELA VIA LEGAL: A Lei 9394/96 tornou a EI nível de ensino PELA VIA SOCIAL: Ingresso das mulheres no mundo do trabalho As mudanças na estrutura da família A importância dada à escola

- Especialistas afirmam que a escola é decisiva na vida das criança; - A criança que inicia pela EI vai mais longe; - E a fase do desenvolvimento de inúmeras capacidades: físicas, cognitivas, afetivas, éticas, estéticas... ---------------------------------------------------------------- A escola é capaz de estimular a formação das crianças em várias áreas e de forma constante; A EI serve de alicerce para o conhecimento que vai ser adquirido durante a vida.

ESCOLA E FAMÍLIA COMO PARCEIRAS. - Qual a importância dessa relação ESCOLA E FAMÍLIA COMO PARCEIRAS - Qual a importância dessa relação? - Educar depende de uma relação mais ampla entre os pais do aluno e os professores do que a prevista em uma mera prestação de serviços. - Parceria, colaboração, diálogo, discussão, abertura são aspectos decisivos na EI.

OS PAPÉIS DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS OS PAPÉIS DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. - Até o século 19, a separação de tarefas entre escola e família era clara: - A escola cuidava daquilo que à época se chamava “Instrução", que na prática era a transmissão de conteúdos. - A família se dedicava à "Educação", o que significava o ensinamento de valores, hábitos e atitudes.

A Era Moderna deixa nebulosa essa divisão de papéis no trabalho educacional. - A educação torna-se um grande valor e passa a ser objeto de atenção da sociedade; - As expectativas em relação à escola se ampliam. ----------------------------------------------------------------------- Na prática, a escola passou a ser reconhecida como um espaço de aprendizagem de conteúdos e de valores para a formação da criança. As fronteiras entre o que cabe à escola e o cabe à família se tornaram confusas.

QUANDO COMEÇAM A SURGIR AS DIFICULDADES NA RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA. 1 QUANDO COMEÇAM A SURGIR AS DIFICULDADES NA RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA? 1. Quando se frustram as expectativas das pessoas em relação aos resultados esperados; 2. Professores percebem que não atingem resultados positivos de seu trabalho; 3. Defrontam-se com problemas para os quais não possuem respostas.

4. Quando a escola não pode contar com a família; 5 4. Quando a escola não pode contar com a família; 5. Quando as famílias deixam para a escolas aspectos da formação que antes eram seus; 6. Quando os professores se percebem impotentes diante de situações concretas; ------------------------------------------------------------------ Existem muitas outras situações que desafiam a atuação dos professores.

DE QUE NATUREZA SÃO OS PROBLEMAS? 1. DE APRENDIZAGEM Que podem ser de diversas naturezas . Pedagógicos . Psicológicos . Psicomotores... 2. DE CONDUTA Indisciplina Falta de limites Rebeldia Agressividade...

Diante disso: 1. Quando o assunto é aprendizagem, os papéis são mais claros: - da escola, ensinar, - dos pais, acompanhar e sugerir. -----------------------------------------------------------------. 2. Se o tema é comportamento, as ações exigem cumplicidade redobrada. - normalmente a escola passa para a família, que também não sabe o que fazer.

O que está acontecendo? - O que mais se vê hoje em dia é a falta de limites dos pais com os filhos; - Conseqüência a agressividade, a violência... ------------------------------------------------------------------ Nota-se uma onda de violência em todas as camadas sociais, a imoralidade, a falta de ética, os programas de TV abusando de cenas de sexo, sensacionalismo...

O QUE GERA TANTA INDISCIPLINA. A falta de limites em casa O QUE GERA TANTA INDISCIPLINA? A falta de limites em casa? - Segundo Tania Zagury três fatores que contribuem para essa situação. - Em primeiro lugar, a insegurança dos pais. Criança que não espera a vez, que bate na porta, que grita para chamar a atenção, chega à escola e repete esse modelo. - A quantidade de estímulos que a criança recebe a faz mais articulada. - As mudanças ocorridas nas últimas décadas, na família, na escola e na sociedade ajudam a compor esse ambiente.

Vivemos numa sociedade pedagógica Vivemos numa sociedade pedagógica - Aprendemos com quase tudo o que está à nossa volta; - Muitos estímulos que recebemos são intencionalmente preparados para nos ensinar; - As nossas crianças estão expostas a muitas mensagens e captam seus conteúdos.

Como lidar com essa indisciplina Como lidar com essa indisciplina? - Para a Profª Tânia Zagury: - Os problemas encontram saída através do educador, por sua formação; - Bom relacionamento com a família; - Equilíbrio entre autoridade, afeto e respeito. - Capacidade de diálogo. ----------------------------------------------------- A Pedagogia da sedução e do encantamento, exige esforço e amor.

Pais têm dificuldades em se relacionar com a escola – Razões: - Pais um dia foram alunos: - como foram suas experiências com a escola? - que lembranças têm de sua vida de estudante? --------------------------------------------------------------------- As experiências vividas formam a pedagogia de base com a qual avaliam a escola dos seus filhos.

Muitos pais têm um histórico de exclusão e fracasso escolar, isso gera medo e vergonha de trocar idéias e conversar com os educadores. Há os que diante das dificuldades e problemas dos filhos não sabem o que fazer.

E os professores. Como é a sua Pedagogia de Base E os professores? Como é a sua Pedagogia de Base? - Como foram suas experiências educativas? Prazerosas ou conflitantes? - As suas vivências enquanto aluno, em que medida influenciam seu trabalho como educador hoje? --------------------------------------------------------------- Autores defendem que tendemos a repetir com nossos alunos as experiências que vivenciamos enquanto estudantes.

ALGUMAS EXPERIÊNCIAS PARA AUXILIAR A INTEGRAR ESCOLA E FAMÍLIA

1. TORNAR A ESCOLA CONHECIDA DOS PAIS - As instalações; - A Equipe Pedagógica; - Os Funcionários...

2. CONHECER A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS - Um bom relacionamento precisa do interesse, da compreensão, do respeito e valorização; - Querer conhecer a história dos alunos e da comunidade demonstra isso.

3. ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO  - No documento mais importante da escola estão previstas as possíveis contribuições das famílias. - Se os pais ajudarem a definir quais são suas contribuições com a escola, saberão como cumprí-las.

4. APROVEITAR AS REUNIÕES DE PAIS 4. APROVEITAR AS REUNIÕES DE PAIS. - Ter uma pauta focada no processo de ensino; - Informar sobre a aprendizagem; - Mostrar as intenções educativas da escola; - Discutir as dificuldades encontradas; - Evitar comentários negativos.

Nas reuniões de pais dá para discutir temas atuais e polêmicos, as novidades da ciência... - Não só o desempenho dos filhos, pedir a colaboração para APM, etc., - Podemos conviver com as duas propostas e com certeza a carga de problemas e conflitos escolares diminuirá. ------------------------------------------------------------------- E os pais conseguem acompanhar?

5. MOSTRAR A PRODUÇÃO DOS ALUNOS - Compartilhar o que as crianças fazem é mostrar para os pais o que é importante; - Mostrar as conquistas das crianças; - Valorizar o trabalho das crianças torna os pais mais receptivos.

6. ORGANIZAR OS PAIS - Incentivar o funcionamento do Conselho Escolar e da APM - Aliados para fazer uma boa escola; - Espaço para definir rumos e tomar decisões coletivas. ------------------------------ - Atuação ampla na escola; - Pais aprendem a ser gestores;

7. ESCOLA: Um local público para uso da comunidade - Estímulo ao convívio social; - Escola é da comunidade - Comunidade aprende a respeitar a escola. - Receptividade, - Abertura; - Identificação...

8. Criar uma Escola de Pais com palestras e debates - A escola pode ser referência para as famílias, ajudá-las a compreender melhor os filhos e a realidade. - Levantar o debate sobre questões da comunidade.

Muitos aspectos problemáticos que se manifestam na escola tem origem na família. - A superação destes passa pelo esclarecimento dos pais. ------------------------------------------------------------------ É a escola formadora da sociedade: primeiro dos alunos e por extensão dos seus pais.

- Esclarecendo os pais, problemas de comportamento ou dificuldade em sala de aula têm mais chances de ser compreendidos e resolvidos. ------------------------------------------------------------------- - Ampliar o olhar sobre os pais pode aproximá-los mais da escola; - Ações diversas podem ser realizadas; - Ajuda a superar o medo e a resistência;

Parceria na aprendizagem Escola e família têm os mesmos objetivos: promover o desenvolvimento infantil em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem. As escolas que conseguem tornar os pais parceiros diminuem os problemas e melhoram o rendimento das turmas de forma significativa.

A Profª Heloisa Zymanski nos orienta: - Não existe receita para a solução deste tipo de problemas; - Cada escola deve encontrar, a partir de sua realidade, as ações que podem ajudar a encaminhar suas dificuldades. O diálogo, a abertura, a ausência de preconceito são atitudes que podem ajudar.

A escola dos nossos sonhos é um trabalho conjunto dos educadores e dos pais respaldados na confiança mútua. Organização: Profª Msc. Norma Viapiana Golfeto