Projeto de Produto.

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Segmentação em áreas estratégicas. A B D E CF Ambiente externo Como segmentar o ambiente externo?
Transcrição da apresentação:

Projeto de Produto

Onde estamos?

Modelo Unificado

E antes disso?!

Produto?

Produto Função Prática Função Estética Função Simbólica Uso Funções Comprador/ Usuário Produto Industrial Produto

Prática

Estética

Simbólica

... e só função prática?

Desenvolvimento de Produtos Ciclo de Vida de Produto

Exemplos

Exemplos

Exemplos

Exemplos

Exemplos

Exemplos

Introdução Estratégias para a fase de introdução do produto: Desnatamento rápido: preço alto e com elevado gasto em promoção Desnatamento lento: preço alto e com pouca promoção Penetração rápida: preço baixo e com alto gasto em promoção Penetração lenta: preço baixo e com pouca promoção Introdução

Crescimento Estratégias para a fase de crescimento: Melhoria da qualidade Acrescentar novos modelos e funcionalidades Entrar em novos mercados Mudar o apelo do produto Reduzir preços Segmentação demográfica Crescimento

Estratégias para a fase de maturidade: Modificação do mercado Modificação do produto Modificação do composto de marketing Maturidade

Declínio Manter: manter o nível de investimento Estratégias para a fase de declínio: Identificação dos produtos fracos Manter: manter o nível de investimento Modificar: aumentar o investimento Abandonar: reduzir o investimento Declínio

Gestão do Portfólio Maximizar o valor do portfólio Objetivos: Alinhar o portfólio com a estratégia da empresa Maximizar o valor do portfólio Balancear o portfólio Balancear alocação dos recursos disponíveis Gestão do Portfólio

Características do PDP Elevado grau de incerteza Decisões importantes são tomadas no início Dificuldade em mudar decisões Ciclo iterativo: projetar-construir-testar-otimizar Alto volume de informações Envolvimento de diversas áreas da empresa Multiplicidade de requisitos Características do PDP

Amplitude da Mudança de Projeto Amplitude da Mudança no Processo Pesquisa e Desenvolvimento Avançado Conceito Novo Próxima Geração Adição de Produto À Família Incrementais e Derivados Conceito Novo Inovações Radicais Próxima Geração Amplitude da Mudança no Processo Próxima Geração ou Plataforma Melhoria em um Departamento Projetos Incrementais e Derivados Ajustes e Mudanças Incrementais Alianças ou Projetos de Parceria Tipos

Inovações Radicais

Próxima Geração

Planej. Estratégico Desenvolver Produtos Planejamento Estratégico Produção Alta cúpula do marketing Engenharia Manufatura Desenvolver Produtos Planej. Estratégico

Principais Processos Desenvolver Produtos Monitorar Mercado Vender Atender Cliente Assistência Técnica Produção Suprimentos Desenvolver Produtos Distribuição P&D Plan. Estratégico Principais Processos

Abordagens de Gestão de Projeto de Produto

Abordagens Engenharia Tradicional/ Sequencial Engenharia Simultânea Desenvolvimento Integrado do Produto Desenvolvimento Lean Abordagens

Eng. Tradicional Fluxo lógico da informação Áreas funcionais especializadas Fluxo lógico da informação Nenhuma interação (comunicação) entre áreas P&D isolado da estratégia, gestão e produção Profissionais especialistas (carreiras verticais) Eng. Tradicional

Eng. Tradicional

Eng. Simultânea Técnicas de Projeto: QFD, Análise de Valor... Times multifuncionais/ Gerente de Projetos Estrutura Matricial (comunicação e interação) Alinhamento ao Planejamento Estratégico Menor custo, Menor tempo, Maior qualidade Técnicas de Projeto: QFD, Análise de Valor... Eng. Simultânea

Eng. Simultânea

Des. Integr. do Produto Alianças no início do desenvolvimento DP como processo P&D e DP fazem parte da cultura da empresa Projetos plataforma e modularizados Alianças no início do desenvolvimento Profissionais generalistas (carreiras horizontais) Des. Integr. do Produto

Des. Integr. do Produto

Lean Diminuição da formalização do processo Foco em prototipagem e testes Valor à experimentação e aprendizagem Gerente de Projeto = orientador Decisões incertas são tomadas depois Lean

Lean

E o que se gerencia?!

Fatores Gerenciais Integração do DP com estratégias Planejamento integrado dos projetos Times de desenvolvimento Papel dos líderes e gerentes de projetos Envolvimento de fornecedores e clientes Integração das áreas funcionais da empresa Estruturação do processo Fatores Gerenciais

Organização Empresarial

Organização Funcional

Organização por Projeto

Matricial Fraca

Matricial Balanceada

Matricial Forte

Organização Composta

Próxima Aula