CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETO Oficina de Expressão
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ARTE E A MÚSICA.
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Oficina: Elaboração de Atividades Pedagógicas com uso do PowerPoint
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Teatro na Escola Giovana Tereza 2007.
FABIANA SANTOS RODRIGUES
RELEITURA DE UMA POESIA
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Plano de Ação Pedagógica
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
Projeto de Integração :
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O que é o Faap Moda? Procura incentivar os alunos de moda a produzir e praticar o conteúdo desenvolvido em aula Apresentar à mídia, os novos talentos de.
O aluno elaborando conceitos
Por que se desenha.
Deise Kramer Lima Fernandes
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Uma abordagem curiosa e divertida
Relatório de Proposta de Projeto
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Planejamento da Rotina Semanal
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Histórias em Quadrinhos
PROJETO PENSAR 15 ANOS
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Coordenadora: Eliana Magalhães
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
DISCIPLINA: Redação científica
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A pré história da linguagem escrita
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA Claudia Raizer Moura Santos Vitória, Janeiro de 2007

O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM AULAS DE ARTES

INTRODUÇÃO Projeto elaborado com o objetivo de levar aos alunos a consciência artística e estimular a criatividade, coordenação motora e o raciocínio crítico das crianças fazendo o uso de desenhos e confirmar que muito mais do que entreter, as histórias em quadrinhos têm se apresentado como importante e crescente contribuição para o ensino desde a Educação Infantil até às universidades.

DESENVOLVIMENTO O ser humano sempre desenhou. Assim reproduz a realidade e transmite informações. Esta foi uma das primeiras formas para expressar idéias e sentimentos. Ainda que maneira intuitiva, tanto o homem das cavernas como a criança de hoje parecem ter compreendido que, como se afirmaram sobre os estudos sobre comunicação e mídia, “uma imagem fala mais do que mil palavras”. As histórias em quadrinhos é uma linguagem de apelo universal, devido a sua capacidade de comunicação direta e simples, dessa forma, é considerado um meio de comunicação de massa e sua linguagem é fácil de ser compreendida.

OBJETIVO Apresentar os conteúdos que compõem a linguagem das HQs; Permitir aos alunos se expressar de forma artística e construtiva; Desenvolver a consciência do desenho; Criação e execução de histórias segundo o imaginário dos próprios alunos; Incentivar o aluno a desenhar à sua própria maneira, sem se sentir inferiorizado ou superior diante do trabalho de outro colega.

METODOLOGIA Este trabalho será realizado com crianças que cursam do infantil a 5ª séries do Ensino Fundamental, tendo com proposta a criação de histórias em quadrinhos.

RECURSO Papel; Caneta hidrocor; Lápis; Borracha; Lápis de cor.

CONCLUSÃO Acredito que levando as crianças à consciência artística e estimulando a criatividade, coordenação motora e o raciocínio crítico estarão desenvolvendo o gosto por atividades simples que as conduzirão a um resgate de uma prática infantil muito utilizada (desenho). A imagem desenhada possibilitara as crianças, através da imaginação e da fantasia, explorar assuntos desconhecidos por elas, principalmente aquelas que ainda não lêem e escrevem.