Conceitos Básicos em Marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Localização de Empresas
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
MARKETING É um sistema total de atividades empresariais interatuantes destinadas a planejar, apreçar, promover e distribuir bens e serviços que satisfaçam.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Marketing: o que é isto afinal ?
Customer Relationship Management
FUNDAMENTOS DO MARKETING NO SÉCULO XXI
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Marketing: Introdução
MERCARI Expressão anglo-saxonica derivada da palavra MERCARI do Latim, que significa Comércio ou ato de transacionar.
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Definições de Marketing
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Para Gestão de Marketing
Criando Valor para os Clientes
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Administração de Marketing Aula 4
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
Fundamentos de Marketing
Repensando a Logística
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
Marketing e Comunicação
Profª. Selma Maria da Silva
Administração Mercadológica IV
Administração de Marketing I
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação Administração Mercadológica Marketing e a Geração de Valor Criando Valor para os Clientes.
Marketing Criando Valor para os Clientes
Introdução ao Marketing
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Marketing no Século XXI -Kotler
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
Marketing Internacional. Principais tipos de marketing Produto: destinado a criar trocas para produtos tangíveis. Serviço: destinado a criar trocas para.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
MARKETING I.
Estratégia de Marketing
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Criando Valor para os Clientes
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Administração Mercadológica I
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
Centro Universitário Assunção – Unifai Biblioteconomia Gestão deunidades de informaçãoI Aula 03 clientes Mercado e necessidades dos.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Professor André Villaschi Marketing Criando Valor para os Clientes Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Conceitos Básicos em Marketing UNIDADE I Conceitos Básicos em Marketing

O que é Marketing ? Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. (Marcos Cobra) Market (inglês) = Mercado

O que é Marketing ?? A essência do marketing é o desenvolvimento de trocas em que organizações e clientes participam voluntariamente de transações destinadas a trazer benefícios para ambos. Ex.: ?

Trocas Comerciais Consumidores: Compradores Organizacionais: Compram bens e serviços para uso próprio ou para presentear outras pessoas. Ex:? Compradores Organizacionais: Compram bens e serviços para empresas, org. públicos, escolas, hospitais,etc.Eles compram bens para funcionamento de suas próprias empresas. Ex: ?

Necessidades.... Necessidades de consumidores ou compradores organizacionais, são as coisas necessárias para sua sobrevivência. São necessidades básicas que não são criadas pela sociedade ou empresas. Ex: ?

Desejos ..... Referem-se a bens e serviços específicos que satisfazem necessidades adicionais que vão além da necessidade de sobrevivência. Ex: ?

Demandas São desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Desejos se tornam demandas quando apoiados pelo poder de compra.

Marketing começa com necessidades, desejos e demanda. Empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas, o mais importante, quantas realmente estão dispostas e habilitadas a comprá-lo. Portanto, marketing não cria necessidades, nem induz as pessoas a comprarem coisas que não desejam.

Produtos (bens, serviços e idéias) Produtos – as pessoas satisfazem suas necessidades e desejos com produtos (oferta, ou solução). Um Produto pode consistir de 3 componentes: Bem(ns) físico (s) , Serviço(s) , Idéia(s) Exemplo: Um restaurante fast food está fornecendo bens (Hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes), serviços (compra, cozimento assento), e uma idéia (economia de tempo).

Produtos (bens, serviços e idéias) A importância dos produtos físicos não está muito em possuí-los e sim na obtenção dos serviços que proporcionam. Compramos um carro pelo serviço de transporte que ele nos proporciona, um microondas pelo serviço de cozimento rápido.

Produtos (bens, serviços e idéias) Freqüentemente os fabricantes cometem o erro de prestar mais atenção a seus produtos físicos do que aos serviços produzidos pelos mesmos... A chamada miopia de marketing !!

Valor, custo e satisfação Como os consumidores escolhem entre os vários produtos que podem satisfazer suas necessidades ? Através do valor agregado ao produto. Valor é a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso.

Relacionamentos e redes Marketing de Relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves – consumidores, fornecedores, distribuidores (os chamados stakeholders), para reter sua preferência e negócios a longo prazo.

Mercados Tradicionalmente, mercado era um local onde vendedores e compradores se reuniam para trocar seus produtos. Os economistas usam o termo mercado para se referirem a um grupo de compradores e vendedores que transacionam em torno de um produto (mercado grãos, de moradia, etc).

Mercados Os empresários usam a expressão mercados freqüentemente para cobrir vários grupos de consumidores. Falam sobre: mercados de necessidades (dietéticos); mercados de produtos (calçados); mercados demográficos (3ª idade); mercados geográficos (Goiano).

mercados de eleitores; mercados de mão-de-obra; mercados de doadores. Podem estender o conceito para cobrir também grupos não-consumidores, como: mercados de eleitores; mercados de mão-de-obra; mercados de doadores. Na visão dos especialistas de Marketing: “mercado são os consumidores”.

Praticantes de Marketing e consumidores potenciais Praticante de marketing - é alguém que procura um ou mais consumidores potenciais que podem se envolver em uma troca de valores. Consumidor potencial - é alguém que o praticante de marketing identifica como potencialmente disposto e habilitado a se envolver em uma troca de valores.

Tipos de Marketing Tipo Descrição Exemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Estratégias para vender o automóvel Fox- VW Serviço Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Estratégias da Alfa para vender seus cursos de Pós-Graduação. Pessoa Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Estratégias para obter votos para Luiz Inácio Lula da Silva Lugar Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Estratégias para divulgação do ecoturismo em Goiás

Tipos de Marketing Tipo Descrição Exemplo Causa Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Estratégias do Detran Goiás para sensibilizar os motoristas Instituições/ Associações Marketing destinado a atrair doadores,membros, participantes, ou voluntários Estratégias do hemocentro para aumentar o número de doadores de sangue.

Adoção do Marketing Marketing hoje é objeto de interesse de organizações lucrativas e não lucrativas

Adoção do Marketing Os mesmos princípios básicos de marketing utilizados pelas empresas são também empregados para vender idéias, políticos, transporte de massa, serviços de saúde, conservação, museus e até Faculdades !

Papel do MKT no desenvolvimento econômico Marketing afeta o crescimento.... Estimula a pesquisa...... Novas idéias.... Resultando em novos bens e serviços !!!

Papel do MKT no desenvolvimento econômico Marketing proporciona aos consumidores a escolha entre muitos produtos; Quando esses produtos trazem a satisfação, podem resultar em mais empregos, rendas maiores e padrão de vida mais elevado.

Papel do Marketing no desenvolvimento social Uma sociedade precisa de algum tipo de sistema de marketing para organizar e satisfazer as necessidades variadas de todos os seus cidadãos; Criar bens e serviços e torná-los disponíveis quando e onde forem necessários para manter ou melhorar o padrão de vida de cada país.