O grupo em Calderon e Degovia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Enfª Eliane Velame Santos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Sofrimento Psíquico e Trabalho
  ORGANIZAÇÕES.
Comportamento Organizacional
Agrupamentos sociais.
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
O Principio de convivência na Sociedade
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
AULA 3 - Formação de Equipes de Trabalho
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Administração Geral - Aula 04
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Funções e estilos gerenciais
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Responsabilidade do fornecedor de Software e Serviços
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estilo de significações
TEORIA GERAL DE SISTEMA
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Os Estilos de Liderança
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
RECURSOS HUMANOS E O DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS/EQUIPES DE TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Fundamentos do Comportamento em Grupo
SANDRO SANTANA / KARLISON LOPES
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento Organizacional
MOTIVAÇÃO.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Administração da Produção e Operações
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

O grupo em Calderon e Degovia

Definição de Grupo: Uma relação significativa entre duas ou mais pessoas, buscando produzir algo desejado bens tangíveis (materiais) e intangíveis (psicossociais) .

Categorias que compõem um grupo: 1. Meios de produção: a) Membros: entrada, saída dos membros, não somente capacidade técnica, mas também personalidade, possibilidade de desenvolvimento pessoal. b) Recursos materiais: conhecimento dos membros, instrumentos, maquinas e objetos para o grupo alcançar suas metas, incluindo também o ambiente. c) Conhecimento das metas. Meta é o que move o grupo.

Categorias que compõem um grupo: 2. Relações de grupo: Vínculos do grupo tanto internos quanto externos. a) relações de liderança: diretiva ou não, geralmente a liderança que aglutina as pessoas em torno de si é só a primeira fase do desenvolvimento dos grupos. b) relações de tempo livre: relações que mantém e reforçam o grupo, aumentam a interdependência e os vínculos interpessoais. Difícil manter o equilíbrio entre tempo livre e metas no grupo. Por outro lado quanto mais organizado mais tempo livre para as outras relações. c) relações com exo grupos: como se dão as relações intergrupais, que pode ser indiretas ou diretas.

Categorias que compõem um grupo: 3. Interações : Qualidade dos vínculos do grupo, condutas do grupo para o alcance das metas, é conhecido por papéis: a) Papéis para a tarefa do grupo: os papeis dos participantes se relacionam com a tarefa que o grupo decide realizar. b) Papéis de constituição e manutenção do grupo: tem por objetivo alterar ou manter a forma de trabalho do grupo. c) Papéis individualistas: dirigem-se para a satisfação das necessidades individuais dos participantes, não é relevante nem a tarefa do grupo, nem ao funcionamento do grupo como tal.

Categorias que compõem um grupo: 4. Ideologia do grupo: Sentimentos de pertinência, amizade e padronização, as normas e valores do grupo.

Desenvolvimento dos grupos: A produção nunca é estável. A experiência produtiva conduz a inovações tanto nos membros quanto nos recursos materiais e, também, nos próprios objetivos.

Tipos de grupo : Tipos de grupo de acordo com as categorias propostas por Calderon e Degovia (meios de produção, relações de grupo, interações, ideologia, produtividade e valores, perigo: aglutinado, possessivo, coesivo, independente.

Obrigada! Professora Lenise Santana Borges