TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II

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Transcrição da apresentação:

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II Autores: Orientadora: Profa. Dra. Adriana C. Omena dos Santos adriomena@gmail.com Palavras-chave: educomunicação; GESTAR; extensão Oficina Educomunicativa no Gestar II Professores do Gestar II INTRODUÇÃO O Programa Gestão de Aprendizagem Escolar (GESTAR) oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores do sexto ao nono ano do ensino fundamental nas escolas públicas. O programa busca contribuir com o aperfeiçoamento e a autonomia do professor em sala de aula, trabalhando habilidades e competências. O objetivo do GESTAR é melhorar os indicadores de ensino e qualidade por meio de ações amplas e estratégicas de estudo coletivo e individual. São realizadas, entre outras atividades, práticas presenciais, como encontros e oficinas, para professores do ensino básico. O material do programa é planejado para proporcionar a participação ativa dos educadores, sugerindo ações e ideias para aplicações em sala de aula. A parceria do PET CNX Educomunicação com os professores coordenadores do GESTAR II em Uberlândia fez parte das ações desenvolvidas no ano de 2011, tendo em vista a prática da proposta educomunicativa na qual se sustenta a criação do grupo. Três alunos do PET CNX Educomunicação participaram do encontro em Belo Horizonte, onde foi ministrada uma oficina de produção de informativo jornalístico e educomunicativo. Na oficina, foram abordadas noções de redação e fotografia em Jornalismo, leitura crítica de mídia e editoração gráfica a partir do programa Scribus. Ao final, os professores participantes do encontro produziram a segunda edição do informativo GESTAR II. RESULTADOS Dentre os resultados alcançados na atividade de extensão realizada com o GESTAR, ressaltamos, em primeiro lugar, a efetiva troca de saberes entre petianos e comunidade. Durante a oficina, para além de termos partilhado nosso conhecimento acadêmico, pudemos perceber quais eram as necessidades da comunidade de professores em relação ao trabalho com mídias e ouvir seus posicionamentos na leitura crítica de mídia. Além disso, participamos como ouvintes da apresentação que os professores fizeram sobre os projetos que estavam desenvolvendo em suas respectivas escolas, uma experiência que trouxe como resultado para nós a imersão (com reflexão) no contexto de sala de aula, um dos lugares onde se promove a educomunicação. Este trabalho resultou também na capacitação dos professores para produzirem informativos em suas escolas, por meio do estudo sobre as técnicas da linguagem jornalística, do fotojornalismo e do planejamento gráfico, inclusive com treinamento para que os eles possam diagramar o próprio jornal utilizando o software gratuito Scribus. A atividade de extensão proporcionou a criação do “Informativo GESTAR”, atendendo à demanda do grupo de possuir um veículo de comunicação para divulgação de seus trabalhos e de informações de interesse da comunidade de professores. Já foram produzidas a edição 00, pelos bolsistas do PET, e a edição 01, pelos professores do GESTAR auxiliados pelos bolsistas. No momento, como orientam os estudos na área da educomunicação, os bolsistas deixaram que a própria comunidade assumisse o informativo, colocando-se à disposição para auxiliar em possíveis dúvidas que possam surgir. Assim, tivemos como resultados do trabalho de extensão com o GESTAR a capacitação da comunidade de professores para produção de informativo, a criação do “Informativo GESTAR” e, principalmente, a conexão de saberes entre petianos e comunidade. OBJETIVOS O Planejamento de Atividades do grupo PET CNX Educomunicação de 2011 previa a elaboração de ferramentas educomunicativas como prática extensionista, não especificando um projeto. A cooperação com o GESTAR II surgiu como possibilidade de colocar em prática o debate educomunicativo, tema central do grupo. A atividade, além de promover a apropriação de ferramentas educomunicativas por parte de um segmento de grande relevância pedagógica, tinha como objetivo o desenvolvimento de metodologias para a prática de temas estudados e discutidos no âmbito do grupo PET e dos cursos envolvidos: Jornalismo, Pedagogia e Licenciaturas. DESENVOLVIMENTO Os membros do grupo PET CNX Educomunicação envolvidos com o projeto Gestar II em Uberlândia iniciaram sua atuação participando de reuniões com os coordenadores do projeto na UFU. Posteriormente, os petianos participaram do segundo encontro de professores tutores do Gestar II, que aconteceu em Uberlândia. Nesta ocasião, as sugestões desses professores foram coletadas para o direcionamento da produção inicial do material educomunicativo que viria a ser produzido, um jornal informativo do projeto. Após serem definidas as seções do jornal informativo, foram elaborados os textos pelo PET com colaboração dos professores coordenadores do Gestar II na UFU. A finalização da primeira edição aconteceu em outubro de 2011, poucos dias antes do terceiro encontro dos professores tutores, a realizar-se na cidade de Belo Horizonte. O informativo foi distribuído aos participantes do encontro. REFERÊNCIAS BLOG do GESTAR II. Disponível em: <www.gestar2mc.blogspot.com>. Acesso: 30 mar.2012. INFORMATIVO GESTAR II, Gestar promove formação continuada de professores. Edição 00. Outubro/2011, Uberlândia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Disponível em: <www.mec.gov.br>. Acesso: 30 mar.2012. SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão Comunicativa e Educação: Caminhos da Educomunicação, in Comunicação & Educação, nº 23, jan/abril 2002, p. 16-25.