Reunião com as Escolas Técnicas do SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS Gerência da Escola de Saúde Pública – Candido Santiago.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
CONASEMS -
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Implantação das Diretrizes Curriculares
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PLENÁRIA FINAL.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
AMM. OBJETIVOS DO PROGRAMA •GERAL Fortalecer a Consciência Fiscal da sociedade mato-grossense, para o pleno exercício da cidadania, de modo a estabelecer.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
FÓRUM NACIONAL CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA - CONFAP PROTOCOLO COOPERAÇÃO CAPES/CONFAP Arlindo Philippi Jr CAPES Brasília,
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Reunião com as Escolas Técnicas do SUS Rio Branco – AC, 25 a 27 de Outubro

Programa de Incentivo à Pesquisa nas Escolas Técnicas do SUS O fomento e incentivo à produção de conhecimentos por meio da pesquisa e sistematização de práticas inovadoras sobre a formação profissional “é um projeto educativo que extrapola a educação para o domínio técnico-científico da profissão e se estende pelos aspectos estruturantes de relações e práticas em todos os componentes de interesse ou relevância social que contribuam tanto para a organização da gestão setorial como para a estruturação do cuidado à saúde”.

Objetivos Fomentar e apoiar a elaboração e implementação de projetos de pesquisa e de sistematização de práticas de educação profissional voltada aos trabalhadores de nível técnico pelas ET SUS; Incentivar a produção de conhecimentos sobre a educação profissional; Promover a articulação interinstitucional entre instituições de formação técnica, serviços de saúde, instâncias do controle social e gestão do SUS na produção de conhecimentos.

Resultados Esperados Ampliação da produção de conhecimentos nas ET SUS sobre a educação profissional em saúde; Fortalecer a articulação da formação técnica com o processo de trabalho em saúde, no plano teórico-prático; Sintonizar a educação profissional com as mudanças e desafios gerados no mundo do trabalho atual, contemplando a ampliação das possibilidades de atuação e melhorando a qualidade dos processos formativos a partir da reflexão crítica sobre a realidade locorregional; Estimular a articulação entre os diferentes níveis de formação e pós-graduação em saúde, com vistas à consolidação dos novos paradigmas em saúde.

Operacionalização O fomento e o incentivo à pesquisa serão realizados por meio da publicação de Edital de Convocatória Pública de projetos de pesquisa em parceria com a Unesco; Análise dos projetos por uma Comissão de Especialistas, que selecionará projetos, considerando os seguintes critérios: 1 - Qualidade científica do projeto; 2 - Qualidade pedagógica do Plano de Integração da comunidade escolar com a prática de pesquisa; 3 - Foco na produção de conhecimentos sobre/para o SUS e/ou na de nível técnico em saúde;

4 - Abordagem dos temas integralidade e educação profissional em saúde; 5 – Níveis de articulações interinstitucionais entre escolas de formação técnica, serviços de saúde, instâncias do controle social e gestão do SUS. 6 – Potencial de envolvimento do corpo docente e discente; 7 – Viabilidade de execução do projeto.

Número de Vagas O número de Vagas por Região será definido a partir do critério de igualdade.