Processo empreendedor Fatores pessoais Fatores pessoais Fatores sociológicos Fatores organizacionais Inovação Evento inicial Implementação Crescimento Fatores ambientais
Cultura empreendedora INOVAÇÃO TECNOLOGICA Investimento de capital de risco Infra-estrutura (alta tecnologia) Idéias criativas Cultura empreendedora
Processo da inovação tecnológica Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano de negócios Determinar e captar Recursos necessários gerenciar a empresa criada competência oportunidade sorte
Processo empreendedor Oportunidade Comunicação Recursos Forças externas Business plan Ambiguidade Liderança Criatividade Equipe Incerteza Mercado de capitais
O que são oportunidades? É uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. potencial para gerar lucro; surge em um momento adequado; baseia-se em necessidades insatisfeitas;
Identificando oportunidades Idéias x oportunidades Mito: novas idéias de negócios devem ser únicas Idéia produto serviço
Estabelecer parcerias Oportunidades devem ser únicas Desenvolver um novo produto competitividade Conquistar um novo mercado Estabelecer parcerias
Mitos e verdades Idéias revolucionarias Produtos únicos Concorrentes
Cautela quanto às idéias Preservar a idéia Testar a idéia ou negocio * clientes em potencial; * empreendedores mais experientes; * amigos próximos;
Tamanho atual do mercado? Conhecimento mercado Identificar deficiências Visão de negocio Pragmático clientes? Idéia central Tamanho atual do mercado? Idéia Idéia Atividade do mercado? Idéia Idéia Idéia concorrentes? Negocio de sucesso
Idéia certa no momento errado Timing da idéia e evolução tecnológica = competitividade no mercado * Mercado de turismo
A experiência - diferencial Jovem estudante de engenharia Pesquisadora qualificada
Fontes de novas idéias Empreendedores de sucesso São curiosos e questionadores Sempre buscam novas idéias de negócios Sempre buscam Oportunidades de mercado São persistentes Sempre atentos Novas idéias Oportunidades de mercado Fonte de informação
---Geração de novas idéias em grupo--- Método brainstorming ---Geração de novas idéias em grupo--- Regras: 1)Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos são livres para expor suas idéias espontâneas; 2) Numero de rodadas= mais idéias geradas e sempre cada participante deve dar uma idéia; 3) As idéias podem ser baseadas nas idéias anteriores de outras pessoas; 4) Não pode haver nenhum dominador;