Processo empreendedor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Empreendedorismo por José Dornelas.
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Empreendedorismo AULA 4
Planejando a Aquisição de Equipamentos com base no ROI Flávio Botana Out/2008.
Administração Estratégica
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Profa. Elisete santos da Silva Zagheni, Dra.
CRISES ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SSMA
Oportunidades.
Empreendedorismo Administrador X Empreendedor Planejar Inovador
Estratégia Empresarial
1. Introdução 1.1. Objetivos Identificar os pontos críticos nos processos da agência; recebimento do briefing, desenvolvimento do trabalho internamente,
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
Uma Visão para Empresas de TI
E-Business a Nova Economia
A Logística Repensanda
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Apresentação Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Administração de Empresas Pessoais
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Qual a importância do Marketing Contábil
Planejamento Estratégico
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Modelo de Planejamento
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
O EMPREENDEDOREMPREENDEDOR São pessoas ou equipes de pessoas com características especiais, que são visonárias visonárias, que questionam questionam,
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Estágios do Desenvolvimento
Apresentação a Potenciais Investidores
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Gestão Estratégica das Informações
Técnicas de Empreendedorismo
FERRAMENTAS DE MARKETING
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Plano de negócio.
Inovação nas Organizações
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Micros e Pequenas Empresas
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
Prof. Dr. José Dornelas UEMG – Campus Frutal Curso de Administração
Oportunidades e Ideias
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades)
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
A inovação como um processo de gestão
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA V. Plano de negócios ☺ O PLANO DE NEGÓCIOS É CONDIÇÃO ESSENCIAL DOS GRANDES NEGÓCIOS DE SUCESSO. ☺ ELE SÓ DEVERÁ SER.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Design na Era da Economia Criativa Lincoln Seragini Seragini Brand Innovation 1 Seminário: Design & Inovação ___________________________________________.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Processo empreendedor Fatores pessoais Fatores pessoais Fatores sociológicos Fatores organizacionais Inovação Evento inicial Implementação Crescimento Fatores ambientais

Cultura empreendedora INOVAÇÃO TECNOLOGICA Investimento de capital de risco Infra-estrutura (alta tecnologia) Idéias criativas Cultura empreendedora

Processo da inovação tecnológica Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano de negócios Determinar e captar Recursos necessários gerenciar a empresa criada competência oportunidade sorte

Processo empreendedor Oportunidade Comunicação Recursos Forças externas Business plan Ambiguidade Liderança Criatividade Equipe Incerteza Mercado de capitais

O que são oportunidades? É uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação. potencial para gerar lucro; surge em um momento adequado; baseia-se em necessidades insatisfeitas;

Identificando oportunidades Idéias x oportunidades Mito: novas idéias de negócios devem ser únicas Idéia produto serviço

Estabelecer parcerias Oportunidades devem ser únicas Desenvolver um novo produto competitividade Conquistar um novo mercado Estabelecer parcerias

Mitos e verdades Idéias revolucionarias Produtos únicos Concorrentes

Cautela quanto às idéias Preservar a idéia Testar a idéia ou negocio * clientes em potencial; * empreendedores mais experientes; * amigos próximos;

Tamanho atual do mercado? Conhecimento mercado Identificar deficiências Visão de negocio Pragmático clientes? Idéia central Tamanho atual do mercado? Idéia Idéia Atividade do mercado? Idéia Idéia Idéia concorrentes? Negocio de sucesso

Idéia certa no momento errado Timing da idéia e evolução tecnológica = competitividade no mercado * Mercado de turismo

A experiência - diferencial Jovem estudante de engenharia Pesquisadora qualificada

Fontes de novas idéias Empreendedores de sucesso São curiosos e questionadores Sempre buscam novas idéias de negócios Sempre buscam Oportunidades de mercado São persistentes Sempre atentos Novas idéias Oportunidades de mercado Fonte de informação

---Geração de novas idéias em grupo--- Método brainstorming ---Geração de novas idéias em grupo--- Regras: 1)Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos são livres para expor suas idéias espontâneas; 2) Numero de rodadas= mais idéias geradas e sempre cada participante deve dar uma idéia; 3) As idéias podem ser baseadas nas idéias anteriores de outras pessoas; 4) Não pode haver nenhum dominador;