IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX Conferência Estadual de Assistência Social. Eixo – 01: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social. Rita Vieira Maceió/AL, Setembro de 2013.
Advertisements

IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL DE 2003 A 2010
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Conselho Estadual de Assistência Social
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.
UNIDOS POR UM ÚNICO IDEAL: Criança e Adolescente, proteção integral!!!
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
Resultado do CENSO SUAS Estado de Santa Catarina.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
MARCOS LEGAIS e NORMATIVOS DOS BENEFÍCIOS
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REGULAÇÃO EM SAÚDE
Governo do Estado do Espírito Santo
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL C ONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR OS SEUS TRABALHADORES Fortalecimento da participação e do controle social.
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
“Universidade e Escola”
Competência Legal da CIEA-BA
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO AOS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CEAS Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, 7/12/99 10 ANOS CONTROLE SOCIAL PELOS CONSELHOS EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Conselho Estadual de Assistência Social. Criação - LEI N° , de 26 de dezembro de 1995: Dispõe sobre a organização de assistência social no Estado,
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
MARIA LUCIA SANTOS MOREIRA DA SILVA AVALIAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
X Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, 16,17 e 18 de novembro de 2015 O Controle Social que TEMOS e o Controle Social que QUEREMOS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
 É criado por lei municipal - Lei nº 5491/01;  Tem respaldo na legislação federal (lei 8.742/93 e lei /11);  Tem como principais atribuições:
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ARTICULAÇÃO E FORTALECIMENTO DO COMITÊ GESTOR MUNICIPAL Desafios: Articulação e fortalecimento dos comitês gestores municipais; Elaboração dos Planos.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Transcrição da apresentação:

IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O CONTROLE SOCIAL NO ESTADO DE ALAGOAS A Lei 5.810/1996, alterada pela Lei 6.341/2002 institui Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas e Fundo Estadual de Assistência Social; “O grande desafio do CEAS é atualizar a Lei de criação de acordo com a Lei 12.435/2011 (Lei do SUAS)”

Organização de Usuários A primeira composição da Sociedade civil do CEAS/AL foi definida em Assembleia em março de 1996 Organização de Usuários Comitê Estadual de Apoio ao Deficiente; Organização Mundial para Educação Pré-escolar – OMEP; Associação das instituições Filantrópicas de Alagoas; CEAPA;

Entidades e Organizações de Assistência Social Lar São Domingos; Lar da Infância; Fundação Previdenciária de Alagoas; Fundação Ação Feminina da ASPLANA-FAFEPLAN.

Entidades e Organização de Trabalhadores Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas; Conselho Regional de Enfermagem; Conselho Regional de Serviço Social; Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal

MARCO HISTÓRICO DO CEAS/AL Em 08 de abril de 2009, após 13 anos de implantação e funcionamento do CEAS, a sociedade civil assume, pela primeira vez, a presidência com A Assistente Social Maria Lúcia Santos Moreira da Silva – Lucinha.

SOCIEDADE CIVIL GESTÃO 2012-2014 Entidades e Organização de Usuários: Pastoral da Pessoa Idosa – Titular Vacância – Suplente Centro de Apoio a Mulher e ao Idoso – Titular Pastoral da Criança – Suplente

Organizações de Assistência Social: Associação dos Pais e Amigos de Pessoas Especiais – Titular Vacância – Suplente Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Titular Vacância - Suplente

Organização de Trabalhadores: Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas – Titular Conselho Regional de Serviço Social – Suplente Conselho Regional de Psicologia – Titular Vacância – Suplente

PRINCIPAIS AVANÇOS DO CEAS Parceria com a UFAL – o conselho é campo de estágio; Funcionamento das comissões temáticas; Definição por resolução dos seguintes percentuais para o aprimoramento do controle social: 10% do IGD/SUAS E 15% do IGD/PBF; Participação de conselheiros em Fóruns de debates, Reuniões Descentralizadas e Regionalizadas sobre a Política de Assistência Social

PRINCIPAIS DESAFIOS DO CEAS Estabelecer a paridade; Estruturar a secretaria executiva; Firmar-se como instância de controle do Programa Bolsa Família; Capacitar de forma continuada os conselheiros; Constituir o planejamento do CEAS e Elaborar critérios para regulamentar Benefícios Eventuais

Orçamento O orçamento da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social para o ano de 2013 é de R$ 24.005.544,00; sendo destinado a manutenção ao Conselho Estadual de Assistência Social R$ 190.000,00.