Controladoria Geral do Estado de Alagoas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais erros em auditorias
Advertisements

PROCEDIMENTOS PARA PEQUENAS COMPRAS DE PRONTO PAGAMENTO
O PROCESSO DE COMPRAS DE PRODUTOS
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Fluxo Detalhado - Nacional
Reunião de Trabalho Sobre Procedimentos Administrativos
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
Administração Financeira, Orçamentária e Logística
COMO EFETUAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE AUXÍLIO E BOLSA
ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE PREÇOS DO SEST/SENAT
SUPERVISÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Prestação de Contas de Viagens
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Prestação de Contas.
Convidado: Servidor que exerce cargo e/ou função em órgão da Administração Pública, conseqüentemente detentor de matricula SIAPE. Colaborador Eventual:
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
Sistema de Cartão de Pagamento
CAPACITAÇÃO DE PARCEIROS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS
Coordenação de Material e Patrimônio
CONTRATO CORPORATIVO N.º 002/2012/SEGER GERENCIAMENTO DE OFICINAS
Administração Contratual
CONTRATO CORPORATIVO N
Para os professores da UFPA Autor: Michell Baia Assist. em Adm./Campus de Breves Siape:
SUPRIMENTO DE FUNDOS e C P G F
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Secretaria Municipal de Educação
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PRESTAÇÃO DE CONTAS PNAGE Brasília, 06 de dezembro de 2006.
GERÊNCIA DE APOIO ADMINISTRATIVO DA ADAPEC
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Convênios.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Sistema Integrado de Gestão
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
PEME Procedimentos para Prestação de Contas
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) LINHAS TEMÁTICAS DA MATRIZ.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA / PROJETO BÁSICO
Controle Interno na Avaliação dos Termos de Parceria, Convênios e Contratos de Gestão: a experiência mineira Moacyr Lobato de Campos Filho Controladoria.
Dinâmica das Compras Públicas
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) PERÍCIA CONTÁBIL.
Eduardo Ramos de Santana AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DAS CONTAS DE RESULTADO.
Administrador Público – CRA/DF
PODER EXECUTIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL COM O TRIBUNAL DE CONTAS CONTROLE EXTERNO: O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS O CONTROLE INTERNO.
Principais Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização do FUNDEB Palestrante: Diretora de Controle Externo do TCE Dilce.
CENTRO ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E INFRAESTRURURA – CAF O.T
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
TERMO DE COMPROMISSO ASSINATURA TRAZER SEMPRE O NÚMERO DA CONTA CONTA COM SALDO ZERO E ATIVADA PRORROGAÇÃO SOLICIATAR COM 40 DIAS DE ANTECEDÊNCIA, ATRAVÉS.
Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças Gerência de Gestão de Contratos Elaborado por Maria Celeste Beirão Simões Gerência de Contratos PASSO A PASSO.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

Controladoria Geral do Estado de Alagoas

Análise dos relatórios de auditoria - 2007 à 2010. CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS Análise dos relatórios de auditoria - 2007 à 2010.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS TEMAS ANALISADOS: Contratos; Convênios; Adiantamentos; Diárias; Almoxarifado; Patrimônio; Serviços Terceiros Pessoa Física; Serviços Terceiros Pessoa Jurídica; Gestão de Pessoas; Gestão de Frota e Gestão Passagens

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS LEGENDA: Não analisado - Em Conformidade - Conforme Parcialmente - Desconforme -

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS CONTRATOS: 1.1 - Observar se há falta de planejamento como também consequente fracionamento de despesas; 1.2- Priorizar contratação através de adesão a Ata de registro de preço; 1.3- Obedecer aos pareceres condicionantes emitidos pela PGE; 1.4- Observar idoneidade do contratado por meio das certidões emitidas pelos órgãos competentes, anexas à documentação fornecida pela empresa; 1.5- Atentar aos prazos contratuais bem como à confecção de termos aditivos dentro desses prazos.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS CONVÊNIOS: 2.1- Priorizar a elaboração de projeto/plano de trabalho exequíveis; 2.2- Verificar idoneidade do contratado por meio das certidões emitidas pelos órgãos competentes, anexas à documentação fornecida pela empresa; 2.3- Verificar se os recursos do convênio estão sendo corretamente utilizados conforme o plano de trabalho; 2.4- Atentar para as liberações dos recursos de acordo com o cronograma de desembolso do convênio; 2.5- Averiguar se os pagamentos da contra-partida estão sendo cumpridos; 2.6- Atentar para os itens da prestação de contas e os respectivos prazos.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS ADIANTAMENTO: 3.1 - Apresentar motivação/justificativa acerca da finalidade do adiantamento; 3.2- Evitar a realização de despesas previsíveis, não urgentes por meio de adiantamento; 3.3- Verificar a sequência dos atos de instrução processual, tanto do processo de solicitação quanto do processo de prestação de contas; 3.4- Conferir se o adiantamento está sendo executado na rubrica solicitada/empenhada; 3.5- Verificar se as notas fiscais estão com valores superiores ao determinado legalmente;

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS CONTINUAÇÃO ADIANTAMENTO: 3.6- Constatar a autenticidade/veracidade das notas fiscais, bem como o seu correto preenchimento; 3.7- Observar a exigência de atesto na nota fiscal, por servidor diferente do responsável pelo adiantamento; 3.8- Atentar para a retenção e o recolhimento de tributos; 3.9- Observar a exigência de apresentação da prestação de contas dentro do prazo legal; 3.10- Não conceder novo adiantamento ao servidor que não tenha prestado contas do anterior.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS DIÁRIAS: 4.1- Atentar para formalização dos processos de diária com a antecedência mínima exigida por lei; 4.2- Verificar a sequência dos atos de instrução processual, tanto do processo de solicitação quanto do processo de prestação de contas; 4.3- Observar os pagamentos de diárias correspondendo ao cargo em exercício e ao destino da viagem; 4.4- Observar os itens necessários para a publicação do extrato de autorização no diário oficial; 4.5- Atentar para a assinatura do ordenador de despesas na solicitação e na prestação de contas; 4.6- Não conceder nova diária ao servidor que não tenha prestado contas da anterior.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS ALMOXARIFADO: 5.1- Formalizar o inventário físico-financeiro dos materiais; 5.2- Verificar a correta armazenagem dos materiais e salubridade do ambiente; 5.3- Observar a validade dos materiais, bem como observar se estão próprios para uso; 5.4- Efetuar o registro de entrada e saída dos bens e materiais adquiridos.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS PATRIMÔNIO: 6.1- Formalizar inventário físico-financeiro dos bens; 6.2- Manter atualizado o termo de responsabilidade dos bens por setor; 6.3- Atentar para o estado de conservação dos bens, bem como observar se estão obsoletos ou impróprios para uso.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS SERVIÇOS TERCEIROS PESSOA FÍSICA : 7.1- Não praticar contratação verbal; 7.2- Efetuar pesquisa de preço no mercado, para as contratações; 7.3- Exigir emissão de nota fiscal e recibo dos serviços prestados; 7.4- Obedecer aos pareceres condicionantes emitidos pela PGE; 7.5- Atentar para a retenção e o recolhimento de tributos; 7.6- Não efetuar pagamentos sem cobertura contratual; 7.7- Solicitar prorrogação de prazo com antecedência de 30 dias; 7.8- Observar os valores aditados para que não ultrapasse o limite definido na legislação pertinente.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS SERVIÇOS TERCEIROS PESSOA JURÍDICA : 8.1- Evitar fracionamento de despesas; 8.2- Não realizar contratação direta sem justificativa amparada na legislação; 8.3- Obedecer aos pareceres condicionantes emitidos pela PGE; 8.4- Solicitar cotações de preços contendo: CNPJ, telefone, endereço completo e identificação dos responsáveis pela emissão; 8.5- Verificar se o serviço contratado está inserido nas atividades da empresa;

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS CONTINUAÇÃO SERVIÇOS TERCEIROS PESSOA JURÍDICA : 8.6- Não realizar pagamento sem cobertura contratual; 8.7- Observar se os produtos estão sendo entregues conforme pactuado; 8.8- Não realizar pagamento sem a devida liquidação da despesa (atesto na nota fiscal); 8.9- Fazer a retenção e recolhimento dos impostos.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS GESTÃO PESSOAS : 9.1- Manter as pastas funcionais atualizadas com os documentos exigidos legalmente; 9.2- Manter controle de frequência dos servidores; 9.3- Observar amparo legal em relação aos servidores cedidos.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS GESTÃO FROTA : 10.1- Implantar o sistema eletrônico de abastecimento (CHIP) em toda a frota; 10.2- Realizar o controle da kilometragem dos veículos, bem como chegadas e saídas; 10.3- Apurar as responsabilidades em relação às avarias causadas nos veículos e às infrações de trânsito; 10.4- Exigir dos motoristas carteira de habilitação dentro da validade.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS GESTÃO PASSAGENS : 11.1 - Solicitar passagem com antecedência mínima de 5 dias; 11.2- Cumprir o prazo legalmente determinado (5 dias) para apresentação da prestação de contas; 11.3- Observar o correto preenchimento do relatório de viagem; 11.4- Anexar ao processo o(s) comprovante(s) da(s) viagem(s) - bilhete(s) de passagem(s).

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS MEDIDAS TOMADAS : Reunião com Governador e Secretários; Novo Decreto de diárias; Novo Decreto de Suprimento de Fundos (adiantamentos); Capacitação nos órgãos; Criação da Cartilha: Guia Prático de Uma Boa Administração Publica; Criação dos manuais: 1- Obras Públicas e Serviços de Engenharia, 2- Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar, 3- Despesas Públicas e 4- Orientações e Procedimentos Administrativos Para Uma Boa Gestão Pública.

CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS http://www.cge.al.gov.br/