CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Gerenciamento de Pessoal
Sistemas de Gestão Integrada
Gerenciamento do escopo do projeto
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Apresentação Roberto Gomes de Almeida Engenheiro Mecanico Assessor de Normalização Técnica de Furnas Centrais Elétricas S.A. Coordenador da ABNT/CB38/SC2.
AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE.
Auditoria da Qualidade
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Gestão por Competências
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Instrutor: Objetivos:.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
Auditoria e Acompanhamento.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
TEMA E PROBLEMA.
Estruturas Organizacionais
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Certificação e Auditoria
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 4 Norma EN ISO 14001:2004 Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 2 – Atributos e competência dos auditores Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS INTRODUÇÃO: Para dar suporte à aplicação de Auditorias Ambientais são necessárias diretrizes sobre os critérios de qualificação para auditores ambientais. Os auditores internos devem ter o mesmo nivel de competência que os auditores externos. Podem não atender e isso ocorre devido: -Tamanho, natureza, complexidade e impactos ambientais da organização. -Baixo nível de desenvolvimento de conhecimento especializado e experiência pertinente.

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL É recomendado que os auditores tenham completado, pelo menos, a educação secundária ou equivalente. Os auditores devem ser detentores de experiência profissional apropriada , que contribua para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em alguns ou todos os seguintes tópicos: 1) Ciência e tecnologia ambiental. 2) Aspectos técnicos e ambientais da operação de instalações. 3) Requisitos aplicáveis de leis e regulamentos ambientais e documentos relacionados.

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL 4) Sistema de gestão ambiental e normas em relação às quais as auditorias podem ser conduzidas. 5) Procedimentos, processos e técnicas de auditoria. É recomendado que os auditores tenham apenas completado a educação secundária, ou equivalente, possuam no mínimo cinco anos de experiência profissional apropriada. É recomendado que os auditores que obtiveram um diploma, tenham no mínimo quatro anos de experiência profissional apropriada.

Treinamento de auditores Além dos critérios descritos no item “Educação e Experiência Profissional”, os auditores tenham completado treinamento, tanto formal quanto em campo, para desenvolver competência na execução de auditorias ambientais. Tal treinamento pode ser provido pela própria organização do auditor ou por um organismo externo. É recomendado que a competência adquirida através de treinamento seja demonstrada por meios adequados (Anexo A).

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL treinamento formal O escopo do treinamento formal deve ser: 1) Ciência e tecnologia ambientais. 2) Aspectos técnicos e ambientais da operação de instalações. 3) Requisitos aplicáveis de leis e regulamentos ambientais e documentos relacionados. 4) Sistemas de gestão ambiental e normas em relação às quais as auditorias podem ser conduzidas. 5) Procedimentos, processos e técnicas de auditoria. O treinamento formal, em uma ou mais das áreas mencionadas acima, pode ser dispensada, se o candidato se submeter a exames.

EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA pROFISSIONAL treinamento em campo É recomendado que o auditor tenha completado um período de treinamento em campo equivalente a 20 dias de trabalho em auditoria ambiental, em pelo menos 4 auditorias ambientais. É recomendado que esse treinamento inclua o envolvimento em todo processo de auditoria, sob a supervisão e orientação de um auditor lider. É recomendado que este treinamento ocorra em um período não superior a três anos consecutivos

ATRIBUTOS E HABILIDADES PESSOAIS Os auditores devem possuir atributos e habilidades pessoais que incluem, mas não se limitem a: 1) Capacidade de expressar claramente conceitos e idéias, escritas ou oralmente. 2) Habilidades de relacionamento que contribuam para a execução eficaz e eficiente da auditoria, tais como diplomacia, tato e capacidade de escutar. 3) Capacidade de manter suficiente independência e objetividade, que permita cumprir com as responsabilidades de auditor.

ATRIBUTOS E HABILIDADES PESSOAIS 4) Habilidades de organização pessoal, necessárias para a execução eficaz e eficiente da auditoria. 5) Capacidade de fazer julgamentos fundamentados, com bases em evidências objetivas. 6) Capacidade de reagir, com sensibilidade, às convenções e cultura do pais ou da região em que a auditoria estiver sendo realizada.

AUDITOR LIDER O AUDITOR LIDER DEVE DEMONSTRAR PROFUNDA COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DE SEUS ATRIBUTOS E HABILIDADES PESSOAIS NECESSÁRIOS PARA ASSEGURAR UMA GESTÃO E LIDERANÇA EFICAZ E EFICIENTE DO PROCESSO DE AUDITORIA, E QUE ATENDA AO SEGUINTES CRITÉRIOS ADICIONAIS: - Ter participado em processos completos de auditoria , por um período adicional total equivalente a 15 dias de trabalho em auditoria ambiental, em pelo menos três auditorias ambientais completas;

AUDITOR LIDER - Ter participado na função de auditor líder, sob a supervisão e orientação de um auditor líder, em pelo menos uma das três auditorias mencionadas anteriormente. - Ter demonstrado atributos e habilidades para a gestão do programa de auditoria ou outros, por meio de entrevistas, observação, referências e/ou avaliações do seu desempenho em auditorias ambientais feitas segundo programas de garantia da qualidade. Obs: Esses critérios adicionais para auditor líder devem ser atendidos dentro de um período não superior a tres anos consecutivos.

MANUTENÇÃO DA COMPETÊNCIA O auditores devem manter suas competências, assegurando a atualização de seus conhecimentos sobre: 1) Aspectos de ciência e tecnologias ambientais pertinentes. 2) Aspectos técnicos e ambientais apropriados da operação de instalações; 3) Requisitos aplicáveis de leis e regulamentos ambientais e documentos relacionados.

MANUTENÇÃO DA COMPETÊNCIA 4) Sistema de gestão ambiental e normas em relação às quais as auditorias podem ser conduzidas. 5) Processos, procedimentos e técnicas de auditoria; É recomendado que eles assegurem a atualização de sua experiência na condução de auditorias e que participem de cursos de atualização, conforme necessário.

profissionalismo É RECOMENDADO QUE OS AUDITORES DEMONSTREM O DEVIDO ZELO PROFISSIONAL, CONFORME ESTABELECIDO NA ISO 14010 E SIGAM UM CÓDIGO DE ÉTICA APROPRIADO.

Idioma É recomendado que o auditor não participe de uma auditoria sem o devido suporte, quando não tiver capacidade de se comunicar com fluência no idioma necessário ao desempenho de suas responsabilidades; Tal suporte, quando necessário, deverá ser obtido de alguém que possua as habilidades lingüisticas necessárias e que não esteja sujeito a pressões que possam afetar a realização da auditoria.