TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistema de Informação Gerencial
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Repensando a Logística
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações
TRABALHO DE GESTÃO DE TI: ESTUDO DE CASO
Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UN-RECAP - Petrobras
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Control Objectives for Information and related Technology
LOGÍSTICA Grupo 97..
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
SGI Apresentação Técnica.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ERP - Enterprise Resource Planning
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Repensando a Logística
Profissional de GC / Função de GC
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
Planejamento estratégico
GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Introdução O dia da mentira na Intel
Por que estudar sistemas de informação?
Gerenciamento de Processos - PNQ
Professor: Ernesto Junior
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Planejamento Estratégico
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Sistemas de Informações Gerenciais
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
E-commerce e E-business
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Equipe Prof. Henrique Freitas
FERRAMENTAS DE MARKETING
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Logística e Gerenciamento da
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
Balanced Scorecard.
Institucional OnSet.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Gerenciamento das Informações
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Evolução da Tecnologia da Informação
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Portfólio de Serviços TI
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO – GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO Grupo Kappa Trabalho acadêmico apresentado ao Prof. Dr. Clementi como avaliação da 2º prova Novembro - 2007

Estudo de Caso Grupo Kappa 1 – Empresa e o Mercado A Net Telecom é uma empresa atuante no mercado de tecnologia há 16 anos, tempo este suficiente para atribuir em seu portifólio grandes obras de engenharia de telecomunicações e elétrica bem como implantação e customização de redes convergentes que facilitam e agilizam os processos em grandes organizações brasileiras. Hoje a empresa conta com um número de 416 funcionários, incluindo as áreas operacional, engenharia, desenvolvimento de TI (está faz parte da engenharia). Empresa localizada na cidade de São Bernardo do Campo.

Estudo de Caso Grupo Kappa ÁREAS DE ATUAÇÃO Com a alta disponibilidade de equipes técnicas especificamente treinadas e certificadas, a Net Telecom possui uma carteira de clientes extensa estabelecida em diversos segmentos organizacionais que vai desde Seguradoras, Consultorias em ambientes Administrativos até áreas críticas de Hospitais e Chão de fábrica pesado. A atuação da Net Telecom com fornecimento de produtos e prestação de serviços estende-se por todo o território Nacional.

Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos

Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos

Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos Questão 7 Grupo Alfa: R: Elementos e ferramentas para Logística. Grupo Beta: R: Implementar ferramentas para captura de valor da cadeia de suprimentos e logística da empresa. Grupo Epsilon: R: Adequação das ferramentas de TI para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Grupo Gama: R:Atualização contante do ambiente de TI, software e hardware. Grupo Kappa: R: Ferramentas de Logística para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Grupo Lambda: R:Concluir a migração para o novo ERP, conforme citado na questão 3. Grupo Omega: R: Aquisição de novos equipamentos, mais velozes, modernos, atuais e avançados. Grupo Sigma: R: Controles automaticos inteligentes ao invés da informação automática Grupo Tetha: R: Desenvolvimento de um software on-line para o atendimento pós venda, afim de melhorar a tratativa com o cliente. Grupo Zeta: R: Gerar informação que seja relevante e implementar ferramentas para captura de valor da cadeia de suprimentos e logística da empresa.

Compilação do Resultado da Pesquisa de Todos os Grupos Questão 7

Apresentação do resultado da pesquisa da Empresa. Questões Qual o objetivo com o investimento na TI esperada no seu negócio? ( ) comunicação eficaz ( ) agregar valor à marca (X) estratégia de negócio ( ) exigência dos clientes ( ) up-grade do negócio Área de TI trabalha em conjunto com área de negócios no desenvolvimento de novos sistemas? (X) Sim ( ) Não O sistema de TI da empresa é adequada a estrutura e ramo da empresa? ( ) Sim ( X ) Não Quanto a empresa investe em TI com relação a seu faturamento? ( ) pouco valor - de 10% a 30% (x ) médio valor - de 30% a 40% ( ) muito valor - de 40% a 50% Qual importância de T.I. na empresa? (X) Alta ( ) Média ( ) Baixa

Apresentação do resultado da pesquisa da Empresa. A utilização destes sistemas/ferramentas está alinhada com o planejamento estratégico da empresa? (X) Sim ( ) Não O que poderia ser melhorado em termos de TI para gerar uma vantagem competitiva para o negócio da empresa ? R: Ferramentas de Logística para agregar valor ao processo produtivo e a cadeia logística/suprimento da empresa. Qual o nível de integração entre a TI e a estratégia da empresa? (X) Alto ( ) Médio ( ) Baixo Qual a visão de negócio, que os analistas de T.I. devem buscar para melhorar o entendimento das necessidades do grupo? R: Um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores, maximizando o desempenho das reais necessidades com a utilização correta dos recursos providos da empresa. Existe um bom meio de comunicação entre a TI e os demais departamentos a fim de assegurar que todos estejam caminhando juntos com o mesmo objetivo: alavancar o negócio? (X) Sim ( ) Não

Comparativo com o resultado da pesquisa de todos os grupos. Pode se verificar que o investimento na área de TI é uma tendência de todas as empresas, onde o objetivo do investimento em TI é a estratégia do negócio, existe a necessidade da área de TI trabalhar junto com o desenvolvimento de novos sistemas. Após o estudo de caso da nossa empresa percebe-se que a área de TI ainda é uma área pouco desenvolvida para o ramo em que a empresa atua, para solucionar este problema a empresa vem investindo significamente na área de TI, pois como a grande parte das empresas estudadas por todos os grupos considera importantíssima está área. A estratégia de negócio da empresa caminha lado a lado com o planejamento estratégico da empresa, buscando conectar Negócio com TI. O que poderia ser melhorado na área de TI é questão de ferramentas/softwares, que interaja mais com o ambiente/processo produtivo.

Comparativo com o resultado da pesquisa de todos os grupos. Hoje é uma característica das grandes empresas no mundo globalizado a grande integração entre a TI e o planejamento estratégico da empresa, busca-se um profundo conhecimento nas iniciativas de foco no cliente para otimizar ou suportar os pacotes de valores, maximizando o desempenho das reais necessidades com a utilização correta dos recursos providos da empresa. O grande diferencial das empresas com uma área de TI desenvolvida para que o intuito da empresa que é alavancar o negócio da empresa é a comunicação entre a TI e os diversos departamentos da empresa.

Apresentação e análise da visão da área de TI sobre a área de negócios da empresa. No atual cenário econômico, caracterizado pela globalização e pelas transações em tempo real, as organizações de qualquer segmento depende cada vez mais de suas áreas de Tecnologia da Informação (TI) para obterem o suporte aos seus processos de negócio e com isto criar valor para os seus proprietários e clientes. Não há dúvidas que, na “Era da Informação”, o emprego da TI é fundamental para o sucesso de qualquer organização, devendo assim, ser considerada como uma de suas alavancas para a criação de valor. Entretanto, a TI tratada de forma anárquica pouco contribui para a execução da estratégia de negócio e muito menos para o alcance da visão de negócio da organização.

Apresentação e análise de visão da área de negócios sobre a área de TI da empresa. Para a empresa que a única forma de reconectar Negócio com TI passa, entre outras necessidades, pela capacidade de a área de TI propor e implantar soluções relevantes para o negócio. Parece óbvio, mas não é o que normalmente acontece. De modo geral, quando se diz que o CIO (ou a área de TI como um todo) deve entender o negócio –o que é reafirmado adiante no artigo- o que na verdade se está querendo dizer é que o profissional de TI tem que entender o negócio para ser capaz de levantar requisitos corretamente para o desenvolvimento de soluções de TI. Embora isso seja fundamental, é apenas metade da razão pela qual “ TI tem que entender o negócio”.

Apresentação e análise de visão da área de negócios sobre a área de TI da empresa. À capacidade de a área de TI tomar a iniciativa de propor novidades, a partir de seu conhecimento profundo tanto da tecnologia quanto do negócio da empresa. Não basta “entender do negócio” de modo a não errar na hora de documentar requisitos; é necessário também “entender do negócio” para assumir o papel, se necessário, de um “Gerente de Produto” ou de um “Analista de Marketing”!

Identificação dos problemas de alinhamento de TI com a estratégia de negócios da empresa. Faz-se necessário o alinhamento das atividades da área de TI às necessidades do negócio da organização na qual encontra-se inserida. Um grande número de organizações já reconheceu a necessidade de reinventar suas áreas de TI, tornando-as “um negócio dentro do negócio”. Acreditamos que as áreas de TI devem operar exatamente como outros negócios dentro da corporação – com uma clara visão de negócio, uma estratégia definida, objetivos estratégicos estabelecidos, indicadores de desempenho, incentivos pelo bom desempenho e conseqüências pela baixa produtividade.

Identificação dos problemas de alinhamento de TI com a estratégia de negócios da empresa. A transformação da área de TI em “um negócio dentro do negócio”, permite aos CIOs passarem a desempenhar um papel em que eles deixam de focar o custo simplesmente para focar a forma como a área de TI contribui para a efetiva maximização do valor para o negócio, passando a ter a necessidade de evidenciarem como área de TI habilita a capacidade de geração de valor da organização, mas sem se esquecer do gerenciamento do custo de TI.

Conclusões. O panorama atual força os CIOs a desejarem ao mesmo tempo ganhos de produtividade e eficiência, em um extremo, e aumento da capacidade da área de TI em atender as novas demandas da estratégia de negócio e assegurar a sua contribuição para a geração de valor para a organização no outro. O modo de atender às duas pontas do desafio colocado é aumentar a produtividade interna da equipe da área de TI, visando diminuir o gasto com os serviços de TI que não contribuem para a geração de valor para a organização, investindo o esforço economizado na disponibilização de serviços de TI que realmente contribuam para a geração de valor para a organização.

Obrigado!