Estudo de Mercados.

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Transcrição da apresentação:

Estudo de Mercados

Mercado Mercado deve ser definido com base na existência de uma necessidade; Se não há necessidade, não há mercado; Condições básicas para que exista um mercado: Que o consumidor perceba a existência de uma necessidade; Que exista pelo menos um produto para satisfazê-la; Que exista capacidade de compra. Mercado: conjunto de todos os compradores, potenciais e efetivos, de uma oferta ao mercado.

Mercado existente: é aquele em que existe produtos ou serviços que atendem a uma necessidade percebida por consumidores que dispõe de recursos para adquiri-lo; Mercado potencial: é aquele em que uma dessas condições não ocorre.

Mercado x Indústria Mercado: ponto de vista da demanda Indústria: ponto de vista da oferta.

Análise ambiental Prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar uma organização e seus mercados; Ajuda a identificar as oportunidades para servir melhor seus mercados, criando valor superior; Ajuda a identificar ameaças à capacidade de uma organização em manter sua vantagem competitiva, sobreviver e prosperar. Ambiente externo influencia como os compradores avaliam o valor das trocas que realizam.

Conteúdo da análise ambiental Envolve a busca de mudanças que levem a oportunidades ou ameaças a uma organização Com que freqüência a família média almoça ou janta fora? Que leis podem afetar a escolha de uma determinada embalagem? A demanda por espaços em escritórios tende a aumentar? Os concorrentes estão planejando melhorias em seus produtos? Deve-se adotar uma visão global do ambiente externo

Ambiente externo do marketing Fatores econômicos Fatores políticos e legais Fatores sociais Fatores naturais Fatores tecnológicos Fatores competitivos

Ambiente Econômico Envolve a economia como um todo, incluindo ciclos de negócios e padrões de gastos, além de questões referentes à renda do consumidor. Ciclo de negócio Prosperidade Recessão Recuperação Renda do consumidor Renda Bruta Renda disponível Renda discricionária Pagam os extras que tornam a vida mais divertida

Ambiente político e legal Leis, regulamentações e pressões políticas que afetam os profissionais de marketing Leis: Código de defesa do consumidor Regulamentações: CADE (federal) CONAR, FEBRABAN (auto-regulamentação)

Ambiente Sociocultural Constituído pelas pessoas de uma sociedade, seus valores, crenças e comportamentos Visões de si próprio Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade Visões da natureza Visões do universo

Ambiente demográfico Crescimento da população mundial Distribuição das faixas etárias Mercados étnicos Níveis de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população Mudança de um mercado de massa pra micromercados

Ambiente Natural Recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados Disponibilidade de recursos Responsabilidade com o ambiente natural Escassez de matérias-primas Custo mais elevado de energia Níveis mais altos de poluição Mudança no papel dos governos

Ambiente Tecnológico Conhecimento científico resultante de pesquisas Tecnologia da informação

Ambiente Competitivo Todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para os clientes de uma organização Vantagem competitiva: Capacidade de ter um desempenho superior ao dos concorrentes na oferta de algo que o mercado valorize

Forças competitivas Ameaça de novos entrantes Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade entre os concorrentes existentes Poder de barganha dos compradores Ameaça de produtos substitutos