Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 1 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A APAI pretende constituir,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Processos e regras de base
Balanço crítico dos aspectos técnicos da AIA APAI – Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Encontro Balanço de Três anos de aplicação do novo regime.
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Comissão de Educação dos Profissionais
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
A Investigação Educacional em Portugal
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
SNV Moçambique.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Talentos para Inovação
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Trabalhando com Grupos
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Normas de Gestão na CARE
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
5. Abordagem como um sistema de gestão
MAPA DO TEMA AUDITÓRIO DA TORRE DO TOMBO, 3 e 4 de Março 2006.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Metodologias de Intervenção Psicológica
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
(Notas João Filipe Matos, 2004)
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Revisita ao PPP.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
EPORTUGUÊSe ePORTUGUÊSe Estratégia da OMS para o acesso à informação em saúde II Reunião de Coordenação da rede BVS ePORTUGUÊSe Maputo 17 a 20 de novembro.
Viana do Castelo, de Novembro de / 26 Objectivos da APRH; Gestão Transfronteiriça – Porquê?; A Bacia Hidrográfica do Rio Minho; Desafios;
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Transcrição da apresentação:

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 1 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A APAI pretende constituir, a nível nacional, uma plataforma dos profissionais e outros interessados no desenvolvimento da melhor prática em avaliação de impactes. Através da sua ligação à IAIA, a APAI pretende contribuir para o esforço desenvolvido internacionalmente para o avanço e o desenvolvimento da avaliação de impactes.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 2 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes APAI - Âmbito de actuação: AIA Avaliação estratégica de impactes (políticas, legislação, planos, programas) Avaliação tecnológica (análise de ciclo de vida,...) Avaliação de impactes sectoriais (sociais, culturais, na saúde,...) Avaliação de riscos Avaliação de impactes nos direitos humanos (guerra, refugiados,...)

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 3 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes APAI - Quem? membros individuais - profissionais e outros interessados da área da avaliação de impactes: Administração Pública (ambiental, licenciamento, autarquias, planeamento, inspecção) Promotores públicos e privados Consultores Entidades financiadoras e seguradoras Organizações não governamentais Formação, ensino e investigação Juristas Jornalistas

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 4 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes APAI - Quem? membros colectivos: entidades envolvidas ou interessadas na avaliação de impactes (Administração, empresas promotoras, empresas de projecto e consultoria, universidades, ONG, entidades financiadoras,...)

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 5 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes APAI - História: 1995/96 – criação, cerca de 50 membros individuais e 15 colectivos, IAIA’96 (Estoril) 2002 – AG de reactivação com eleição de novos corpos gerentes, jornadas luso- espanholas sobre impactes transfronteiriços refiliação na IAIA

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 6 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes International Association for Impact Assessment

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 7 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A IAIA - Visão: A IAIA assume-se como a autoridade global líder na melhor prática em avaliação e gestão ambiental. A IAIA - Missão: A IAIA é um forum para a inovação, o desenvolvimento e a comunicação da melhor prática em avaliação de impactes. Os seus membros internacionais promovem o desenvolvimento da capacidade local e global para a aplicação da avaliação ambiental, na qual a ciência e a participação pública fornecem uma base para um desenvolvimento sustentável.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 8 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A IAIA - Alguns números: mais de 1000 membros directos em mais de 100 países (21% Governo/Administração, 33% consultores, 28% ensino e investigação, 9% promotores, 7% diversos) mais de 2500 membros indirectos, através das associações filiadas.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 9 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A IAIA - principais actividades: conferência anual formação boletim (Newsletter) página Internet revista com referee (IAPA) key citation series documentos de referência

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 10 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A IAIA - principais actividades: lobying internacional (junto de agências da ONU, protocolo com a UICN e preparação de documentos para as conferências da Convenção da Biodiversidade, etc.) projectos internacionais (ex: Estudo da Eficácia da AIA, 1996) capacitação institucional dos países em vias de desenvolvimento (ex: programa de bolsas) várias formas de intercâmbio: secções temáticas, associações filiadas (regionais e nacionais, sectoriais), secretariado francófono

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 11 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes O Encontro de hoje - o programa: Uma intervenção de enquadramento do novo regime legal da AIA Um balanço estatístico Três painéis: balanço crítico dos aspectos institucionais balanço crítico dos aspectos técnicos perspectivas de melhores práticas

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 12 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes O Encontro de hoje - Objectivos: inventariar pontos de conflito e de ineficácia obter propostas de melhoria (legislativa, procedimental, institucional, técnica) esboçar prioridades de acção

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 13 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Melhorando o Impacte da Avaliação de Impactes Uma agenda para a acção Conclusões da Conferência Anual de 2002 da International Association for Impact Assessment (IAIA’02)

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 14 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes A avaliação de impactes é eficaz? Tremendamente. É aceite como crucial em todo o mundo. Melhora a estrutura dos processos de planeamento e licenciamento e a sensibilização ambiental dos actores nestes processos.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 15 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes E é suficientemente eficaz? Não, não é. Porque não? Os actores no processo não estão satisfeitos com os processos de avaliação de impactes porque são demorados e dispendiosos, não fornecendo suficientemente informação clara e relevante nos momentos necessários à decisão.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 16 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Quando é que isto acontece? Quando a avaliação de impactes é entendida como um processo científico com um input social. O que a avaliação de impactes deve ser é um processo social com um input científico.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 17 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes O que é que os actores do processo esperam de nós - profissionais e interessados na avaliação de impactes? Eles esperam a nossa ajuda quando enfrentam dilemas, não uma série de regras que têm de seguir. Como regressar ao objectivo inicial da avaliação de impactes? Manter o que é eficaz, mudar o resto.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 18 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o conteúdo O que precisamos de fazer mais:  Antes de iniciar avaliações de impacte, devemos definir primeiro os seus objectivos com todos os actores.  Temos de aprender a comunicar melhor com os decisores e outros actores no processo. Avaliações sólidas e cabais são a base, mas necessitam de ser melhor traduzidas para os vários actores. Tornar a avaliação de impactes elegante.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 19 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o conteúdo O que precisamos de fazer mais:  Integrar na avaliação todas as questões em jogo. Tornar a avaliação de impactes ajustada ao objectivo da decisão final que incluirá evidentemente aspectos ambientais, sociais, de saúde e económicos.  Focalizar melhor as questões importantes. Ser suficientemente corajoso para se cingir às questões e oportunidades importantes e abandonar as questões irrelevantes.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 20 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o conteúdo O que precisamos de fazer menos:  Não deixar a regulamentação definir o âmbito; se a maioria das avaliações de impacte terminam em contencioso temos de ajustar as regulamentações em vigor.  Não deixar a incerteza reinar e retirar-nos da discussão. Os políticos acabam por tomar decisões, com ou sem a nossa participação. Nós podemos quantificar incertezas.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 21 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o conteúdo O que precisamos de fazer menos:  Não misturar incertezas científicas com incertezas políticas. Não deixar que as incertezas políticas nos obriguem a estudos sem fim, adiando a decisão.  Fazer menos avaliações de impacte conduzidas cientificamente e mais avaliações de impacte conduzidas por objectivos.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 22 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o processo O que precisamos de fazer mais:  Envolver os decisores e outros actores ao longo do processo, desde o seu início até ao fim. A avaliação de impactes deve fortalecer este envolvimento nos processos de planeamento e licenciamento.  Remover os bloqueios no processo através do usos de árbitros independentes aceites por todas as partes.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 23 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o processo O que precisamos de fazer mais:  Criar mais capacidade de facilitar avaliações de impacte conduzidas por objectivos. Devemos formar, através da prática, os gestores dos processos.  Temos de ser mais flexíveis e integrar as avaliações de impacte nos processos de desenvolvimento de políticas, planos ou projectos com avaliações bem adaptadas que permitam um feed-back contínuo do processo.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 24 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o processo O que precisamos de fazer menos:  Evitar DAD – decidir, anunciar, defender; aplicar DDA – discutir, decidir, apresentar  Não tornar os relatórios o nosso produto final. O produto final é o seu uso pelos decisores e pelos outros actores.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 25 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes Sobre o processo O que precisamos de fazer menos:  Não criar expectativas muito altas; a avaliação de impactes não pode ser uma panaceia para todos os problemas ou para garantir um licenciamento.  Não copiar o que se conhece porque é fácil. Renovar constantemente a avaliação de impactes, adaptando-a aos processos de planeamento e de licenciamento.

Encontro “Balanço de Três Anos de Aplicação do Novo Regime de AIA” 26 APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes O desafio: Uma agenda para a melhoria da prática da AIA em Portugal!