OFICINA DE PLANO DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Dimensão do Conhecimento São José do Vale do Rio Preto –Petrópolis Agosto 2003 Oficina do Promed UFF-FMS/Niteroi Grupo.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Curso de novas tecnologias na escola
Plano de Trabalho Docente
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Formas de Planejamento
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Afinal, o que é Planejamento?
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Apresentação da disciplina:
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Fases da Transformação
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar 04 e 05
Planejamento do Processo de enfermagem
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
REPLANEJAMENTO 2015.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Acompanhando e avaliando
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Apresentação do novo modelo
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE PLANO DE ENSINO Professor Responsável: Prof. Dr. Marcos T. Masetto

Planejamento Planejamento como instrumento de ação educativa. Exige reflexão diagnóstica e prospectiva a respeito de problemas da educação e do processo de aprendizagem. Planejamento como momento de decidir sobre a construção de um futuro. Ato político-social, científico e técnico

Planejar Para que? Para facilitar o processo de aprendizagem Aprendizagem = desenvolvimento totalidade Aprendizagem de conhecimentos Aprendizagem de habilidades e competências Aprendizagem de valores e atitudes

Planejamento - Fases Planejamento como um processo contínuo que engloba três fases: 1a. Fase: Elaboração inicial 2a.fase: Adaptação ao grupo real 3a.fase: Implantação, avaliação e reformulação de um plano (Favorece a flexibilização,diferenciação entre turmas, participação do aluno, planejar com conhecimento do aluno).

Plano de Aprendizagem - Conceito ORGANIZAÇÃO (SISTEMATIZAÇÃO) DE AÇÕES (ATIVIDADES) - não de intenções) DO PROFESSOR E DOS ALUNOS VISANDO A APRENDIZAGEM

Plano de aprendizagem - Componentes IDENTIFICAÇÃO OBJETIVOS CONTEÚDO ESTRATÉGIAS AVALIAÇÃO BIBLIOGRAFIA CRONOGRAMA

Plano de aprendizagem e resolução de problemas O Plano de Aprendizagem permite integração de conhecimento de diferentes áreas , através de objetivos comuns. O Plano de Aprendizagem existe para resolver problemas: adequar atividades ao tempo disponível , selecionar conteúdo, estratégias, avaliação conforme objetivos e dentro das limitações existentes