"Da mecânica do pensamento ao pensamento emancipado da mecânica" – Luciano Castro Lima.
Todo pensamento humano tem o aspecto mecânico, repetitivo, técnico, seqüencial. (ex. fabricação do vidro) Repetição mecânica (ação técnica): contrária à criação, ao pensar. É mais eficaz quanto mais automática e livre da criatividade. (desenvolvimento do não pensar)
"Só através do pensamento se desenvolve o não pensar "Só através do pensamento se desenvolve o não pensar." Assim nasce a pedagogia do treinamento como um processo educativo para generalizar e reproduzir os processos mentais repetitivos. As necessidades cada vez maior de produção de processos mentais reduzem a necessidade do pensamento mecânico.
O desenvolvimento da linguagem matemática e o seu caráter algorítmico permitem reduzir esta ciência a uma prática exata, enfatizando seu aspecto mecânico, automático, o não pensar, em detrimento de seu aspecto criativo.
A DUALIDADE DO SABER FAZER E DO SABER PENSAR SABER PENSAR SABER FAZER SABER PENSAR: AMPLA E PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO SABER FAZER: REPETITIVA E MANUAL - SEM MUDANÇA SABER FAZER MATEMÁTICA : FORMATIVO DO PENSAMENTO SER OPERACIONAL
A UTILIZAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO SOCIAL SABER FAZER ALGORÍTMICOS COMO MECANISMOS MENTAIS=> INDUSTRIA => PEDAGOGIA DO TREINAMENTO SABER FAZER OPERACIONAL PEDAGOGIA DO TREINAMENTO: MECANISMO ALGORÍTMICO SABER FAZER OPERACIONAL: CONTRA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
A PEDAGOGIA DO TREINAMENTO 4 MOMENTOS: 1) MOSTRAR O CONCEITO 2) MOSTRAR O SEU FUNCIONAMENTO 3) TREINÁ - LO 4) AVALIÁ - LO
A PRIORIDADE ATUAL DO SABER PENSAR TRANSFOMAÇÃO TECNOLOGIA (PEDAGOGIA DO TREINAMENTO TORNA-SE INÚTIL) => MECANISMO DO PENSAMENTO (EQUIPAMENTOS EXTRACORPÓRIOS)
ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL: PEDAGOGIA DO TREINAMENTO O RECONHECIMENTO CRÍTICO DA IDENTIDADE PRÁTICA = PEDAGOGIA DO TREINAMENTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL: PEDAGOGIA DO TREINAMENTO ESCOLA: FORMAÇÃO DE NÃO PENSANTES SOCIEDADE: NECESSIDADE DE PENSANTES
A PRIORIDADE DO PROCESSO CONCEITUAL, DO SABER PENSAR, NA APRENDIZAGEM Revolução Técnica: fim potencial da máquina humana----> colapso da pedagogia do treinamento-----> educação conceitual
Superação da Lógica operacional e adoção da lógica histórica Educação Conceitual baseada na Lógica Histórica: “ educando aprenderá pensar criando conceitos num movimento semelhante ao desenvolvimento histórico do conceito” Lógica histórica = Saber pensar
Educação conceitual x Educação treinamento Ed. Conceitual: centrada na produção de idéias Educação do treinamento: limitada ao treinamento
Tem seu foco deslocado do treinamento para as CRIANÇAS Prática Pedagógica Tem seu foco deslocado do treinamento para as CRIANÇAS
Plano de ação pedagógica 1 Problematização 2 Contextualização 3 Resolução 4 Escolha coletiva
OBJETIVOS Ação pedagógica como um processo de emancipação do homem Emergência de uma nova realidade límpida, transparente, harmoniosa, emancipadora e humanizadora.