Todo pensamento humano tem o aspecto mecânico, repetitivo, técnico, seqüencial. (ex. fabricação do vidro) Repetição mecânica (ação técnica): contrária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem é o homem ?.
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
Pedagogia da pesquisa-ação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Tecnologias na escola.
Diante a Era Tecnológica.
Tecnologia da Informação e a Sociedade
FORMAÇÃO CONTINUADA 4 série SMED 2009 AVALIAÇÃO Edna Heloisa Schaeffer.
Teorias Pós-críticas do Currículo
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Educação e Práticas Pedagógicas
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Por quê o computador na educação?
Esta é a escola onde trabalho
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Plano de Trabalho Docente
O PC avaliador.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Deise Kramer Lima Fernandes
Recursos Humanos do Projeto
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Encontro Estadual de Formação
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Perguntas de Modelação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Desenvolvimento humano em um mundo em movimento Daniel Santos 11/15.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

"Da mecânica do pensamento ao pensamento emancipado da mecânica" – Luciano Castro Lima.

Todo pensamento humano tem o aspecto mecânico, repetitivo, técnico, seqüencial. (ex. fabricação do vidro) Repetição mecânica (ação técnica): contrária à criação, ao pensar. É mais eficaz quanto mais automática e livre da criatividade. (desenvolvimento do não pensar)

"Só através do pensamento se desenvolve o não pensar "Só através do pensamento se desenvolve o não pensar." Assim nasce a pedagogia do treinamento como um processo educativo para generalizar e reproduzir os processos mentais repetitivos. As necessidades cada vez maior de produção de processos mentais reduzem a necessidade do pensamento mecânico.

O desenvolvimento da linguagem matemática e o seu caráter algorítmico permitem reduzir esta ciência a uma prática exata, enfatizando seu aspecto mecânico, automático, o não pensar, em detrimento de seu aspecto criativo.

A DUALIDADE DO SABER FAZER E DO SABER PENSAR SABER PENSAR  SABER FAZER SABER PENSAR: AMPLA E PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO SABER FAZER: REPETITIVA E MANUAL - SEM MUDANÇA SABER FAZER MATEMÁTICA : FORMATIVO DO PENSAMENTO SER OPERACIONAL

A UTILIZAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO SOCIAL SABER FAZER ALGORÍTMICOS COMO MECANISMOS MENTAIS=> INDUSTRIA => PEDAGOGIA DO TREINAMENTO SABER FAZER OPERACIONAL PEDAGOGIA DO TREINAMENTO: MECANISMO ALGORÍTMICO SABER FAZER OPERACIONAL: CONTRA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

A PEDAGOGIA DO TREINAMENTO 4 MOMENTOS: 1) MOSTRAR O CONCEITO 2) MOSTRAR O SEU FUNCIONAMENTO 3) TREINÁ - LO 4) AVALIÁ - LO

A PRIORIDADE ATUAL DO SABER PENSAR TRANSFOMAÇÃO TECNOLOGIA (PEDAGOGIA DO TREINAMENTO TORNA-SE INÚTIL) => MECANISMO DO PENSAMENTO (EQUIPAMENTOS EXTRACORPÓRIOS)

ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL: PEDAGOGIA DO TREINAMENTO O RECONHECIMENTO CRÍTICO DA IDENTIDADE PRÁTICA = PEDAGOGIA DO TREINAMENTO ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL: PEDAGOGIA DO TREINAMENTO ESCOLA: FORMAÇÃO DE NÃO PENSANTES SOCIEDADE: NECESSIDADE DE PENSANTES

A PRIORIDADE DO PROCESSO CONCEITUAL, DO SABER PENSAR, NA APRENDIZAGEM Revolução Técnica: fim potencial da máquina humana----> colapso da pedagogia do treinamento-----> educação conceitual

Superação da Lógica operacional e adoção da lógica histórica Educação Conceitual baseada na Lógica Histórica: “ educando aprenderá pensar criando conceitos num movimento semelhante ao desenvolvimento histórico do conceito” Lógica histórica = Saber pensar

Educação conceitual x Educação treinamento Ed. Conceitual: centrada na produção de idéias Educação do treinamento: limitada ao treinamento

Tem seu foco deslocado do treinamento para as CRIANÇAS Prática Pedagógica Tem seu foco deslocado do treinamento para as CRIANÇAS

Plano de ação pedagógica 1 Problematização 2 Contextualização 3 Resolução 4 Escolha coletiva

OBJETIVOS Ação pedagógica como um processo de emancipação do homem Emergência de uma nova realidade límpida, transparente, harmoniosa, emancipadora e humanizadora.