Planejamento em Publicidade e Propaganda I

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Transcrição da apresentação:

Planejamento em Publicidade e Propaganda I Aula 04

O departamento de planejamento É o responsável por elaborar a estratégia de comunicação do cliente, através da busca de dados e informações capazes de fornecer um quadro real do consumidor e do mercado para qual se destina o produto ou serviço anunciado. Segundo Julio Ribeiro, “o planejamento apreende a realidade, monta um problema e depois soluciona”.

Cont. O planejamento propõe uma comunicação ancorada em um tema, um conceito, a maneira que queremos que o público perceba o produto/ serviço/marca anunciado. Planejamento é portanto um conjunto de decisões para o alcance de metas e objetivos, levando em consideração o contexto e os meios disponíveis para a implementação. No caso do planejamento de propaganda ou de comunicação, podemos entender como o conjunto de atividades bem calculadas,para que a comunicação do cliente siga na direção esperada e produza os resultados esperados.

Etapas Onde estamos (problema) Planejamento (ações e metas) Onde queremos chegar (nova realidade)

Lembrete Ao se definir os objetivos é preciso assegurar que eles sejam: Específicos; Atingíveis; Mensuráveis; Bem comunicados e de comum acordo.

Planejamento de Comunicação O Planejamento de Comunicação é a elaboração, por etapas, com bases técnicas, de planos e programas comunicacionais com objetivos definidos envolvendo os seguintes aspectos: sazonalidade efeitos da economia controles legais e governamentais fatores de retração ou estagnação no contexto social e econômico (histórico)

Qual a importância do planejamento de comunicação? O Planejamento de Comunicação é um derivado do planejamento de Marketing. Tem como finalidade coordenar os objetivos, estratégias e as diversas fases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou RP, procurando atingir o máximo de retorno sobre o investimento realizado.

O planejamento é dividido em quatro etapas: Cont. O planejamento é dividido em quatro etapas: Análise; Adaptação (ajusta as previsões do plano a realidade); Ativação ( execução do planejado); Avaliação ou controle.

A análise é o momento de verificar as possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo. Já a adaptação é o momento em que se utiliza o que foi obtido na análise para ajustar à realidade detectada as projeções de ação do Plano de Comunicação, verificando particularidades do Plano.

Na ativação coloca-se em prática as diversas etapas das propostas e determinações do Planejamento, em sequência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais — é botar a banda na rua.

Por último temos a avaliação que nada mais é do que um estudo de resultados e a tentativa de previsão de consequências a médio e longo prazo dos produtos utilizados na ativação, buscando constatar se foram ou não adequados aos objetivos propostos.

Plano de Comunicação O Plano de Comunicação é um documento escrito que tem o objetivo e a função de estruturar concretamente as principais idéias e programações para todas as atividades futuras da empresa/ cliente. Esse plano se constitui numa resposta às necessidades do cliente com as atitudes que corriqueiramente deverão ser implantadas e decorre do Planejamento estratégico.

É um diagnóstico atual da comunicação de uma empresa, apontando os riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria. Consultoria que deve ser composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação atual do negócio e estabelecendo as estratégias que deverão assumir a comunicação organizacional. Cada situação pode requerer uma estrutura de planejamento diferenciada.

Planejamento de Marketing x Planejamento de Comunicação No planejamento de marketing é feita uma análise detalhada sobre os aspectos das variáveis externas à empresa, para a confecção do diagnóstico, além de prever possíveis cenários mercadológicos. Inclui também estudos sobre as condições que a empresa precisa ter para melhorar seu desempenho. Aborda questões sobre o produto/ serviço a que se refere e inclui a parte financeira sobre faturamento e resultados, já que as ações propostas devem contribuir para o lucro da mesma.

No planejamento de comunicação todo o estudo necessário já foi desenvolvido e a partir dele será elaborada a estratégia de comunicação. Por esse motivo, não precisa entrar tantos detalhes porque começa de um patamar de informações mais elevado ou previamente definido.

Contexto da Comunicação

Planejamento de propaganda O objetivo geral do planejamento é proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda. O planejamento não é um acabamento de luxo da campanha publicitária, mas sim um elemento administrativo indispensável ao desenvolvimento, execução, coordenação e controle da estratégia que deverá marcar o sucesso da campanha.