DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.
...ENTÃO O CAMPONÊS DESCOBRE QUE, TENDO SIDO CAPAZ DE TRANSFORMAR A TERRA, ELE É CAPAZ TAMBÉM DE TRANSFORMAR A CULTURA, RENASCE NÃO MAIS COMO OBJETO DELA,
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Caracterização de um projeto didático
SISTEMAS DE ENSINO.
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O que está em jogo ... É a disputa por recursos, pois existe o sistema de COOPERAÇÃO financeira; Aumenta a defasagem entre o sistema educacional e o sistema.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Práticas no ensino da língua
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Prefeitura municipal de Imperatriz
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE-TOLEDO
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Ambientes naturais e Cartografia produzidos Orientação Cartográfica
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
7° SEMINÁRIO Priscila Freitas Vidal Matrícula:
A Função do Professor Articulador
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Ensino fundamental e Mudanças
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Universidade Federal de Uberlândia
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política Educacional Brasileira
Ensino Fundamental – Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais: algumas reflexões Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
O papel do Estagio na Formação de Professores
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil

Perspectivas Históricas no Ensino de Ciências

Década de 1950 Forte impulso científico. Período Pós-Guerra: Escola Nova X Tecnicismo. ESCOLA NOVA (John Dewey): Ênfase do processo educativo dentro da esfera social; aprendizagem como subjetiva e pessoal (interesses dos alunos). TECNICISMO: Influência do Sputnik 1 (URSS) – 1957. Guerra fria URSS X USA.

Década de 1960 Período de “intensa participação política, de tensões sociais e ideológicas e de criatividade cultural no mundo” (MARANDINO, 1997, p.162). Criação da LDB, Lei nº 4024/61. Golpe Militar (1964) – enfoque tecnicista (mão de obra “qualificada”). Reforma Universitária (1968): departamentalização, segmentação, semestralização, fragmentação. Padronização curricular (prática de ensino – estágio supervisionado no último semestre).

Como lembra Cicillini (2003, p.99) estabeleceu-se pela primeira vez, como exigência legal, a obrigatoriedade da Prática de Ensino na formação de professores, como parte integrante do mínimo curricular e sob forma de estágio supervisionado, de preferência em escolas da comunidade. A partir desse momento, [...] um novo elenco de disciplinas foi determinado para os cursos de licenciatura [...]: Psicologia da Educação [...], Didática e Prática de Ensino, na forma de estágio supervisionado. Escolas Técnicas (ET, ETF, CEFET e agora IF...).

Década de 1970 Discurso ambiental e abertura política no país – reforço nas análises sobre o papel social da educação; Contradição: Lei 5692/71 – alteração da estrutura geral do ensino (1º e 2º graus): “profissionalização compulsória no segundo grau” (VILLANI, PACCA e FREITAS, 2002, p.7). Criação das Licenciaturas de Curta Duração (CFE 30/74) – mínimo 1200 horas.

impulso no processo de globalização Década de 1980 Enfoque crítico educacional, redemocratização da educação, concepção emancipatória de educação; educação para a cidadania (concepção FREIREANA). Slogan: “Ciência para Todos”. 1989 (avanço científico): Queda do muro de Berlim impulso no processo de globalização + corrida desenfreada no desenvolvimento dos meios de comunicação (TELECOMUNICAÇÕES)

Década de 1990 O mercado exige: um profissional mais versátil e flexível; Políticas neoliberais: educação: fortemente pressionada para reduzir os custos e aumentar a eficiência (VILLANI, PACCA e FREITAS, 2002). Período denominado: “DÉCADA DA EDUCAÇÃO” – avaliação como chave-mestra, visando a “melhoria na qualidade da educação”. LDBEN 9394/96 – Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Ensino de Ciências: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries ou 6º, 7º, 8º e 9º anos. Ensino Médio: 1º, 2º e 3º anos;

Década de 1990...continuação Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997): TEMAS TRANSVERSAIS Ética; Saúde; Meio Ambiente; Orientação Sexual; Pluralidade Cultural; Trabalho e Consumo. ENSINO DE CIÊNCIAS

Década de 2000... Fortes incentivos do governo nos cursos de licenciatura do país (em especial ciências e biologia). Criação de bolsas como, por exemplo, o PIBID. Programas como REUNI, PROUNI, entre outros. PNLD, PNE (Ensinos Fundamental e Médio), entre outros. Criação de projetos como o OBEDUC, Novos Talentos, LIFE, entre outros.

Qual a relação destas políticas públicas com a escola? Currículo; Metodologias de ação pedagógica; Incentivo ao trabalho docente; Formação inicial e continuada de professores; Avaliação; Relação escola/sociedade...