Projeto - Plano de Negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O que é gestão financeira
A Importância da Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Consultoria Empresarial
Marketing Estratégico
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Gestão de Projetos.
Logística e Gerenciamento da
Estratégias do agronegócio
Módulo de Gestão Aplicada à TIC
Universidade Federal Fluminense
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PLANO DE NEGÓCIO.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Aula 2 – Planejamento Financeiro Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Planejamento de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Plano de negócio.
Plano de Negócios.
Etapas do processo orçamentário
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégia Competitiva
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Negócio Exercício.
BOA NOITE.
CONCORRÊNCIA.
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Abertura e Estruturação Organizacional
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Projeto - Plano de Negócios Definições Etapas do Projeto O Empreendimento Negócio, Visão, Missão, Objetivos e Metas Caracterização dos Produtos e Serviços oferecidos Aspectos Jurídicos, Administrativos, Tributários Análise de Mercado Localização Tamanho (escala) Plano de Marketing Plano Financeiro Análise final do projeto Bibliografia básica

Projeto Plano de Negócios “o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se (e, eventualmente implantar-se) uma decisão de investimento.” (Woiler e Mathias, 1996, p. 23) Plano de Negócios Análise da viabilidade mercadológica e financeira do projeto da empresa, com a exposição dos resultados. Serve como instrumento de apresentação do negócio pelo Empreendedor, que procura um financiamento externo ou como instrumento de decisão para investimento de capital próprio.

Projetos: elaboração e análise O Empreendimento Definir o Negócio (formas restrita e ampla) Apresentar a Visão: visão projetada para a empresa nos próximos anos. Nichos de mercado Produtos Clientes Horizonte de tempo Definir a Missão razão de existir da empresa posicionamento frente as oportunidades Definir os Objetivos e Metas Natureza (geral, específicos) Prazo (Longo, médio e curto prazos) Forma (quantitativa e qualitativa)

Projetos: elaboração e análise Produtos e Serviços que serão oferecidos Tecnologia (produto e processo) Qualidade (padrão de acordo com o público) Características e benefícios diferenciais Produção e Fornecimento Instalações (bens e infraestrutura) Mão de obra Logística Custos Impactos ao meio ambiente

Projetos: elaboração e análise Aspectos Jurídicos Razão Social Forma Jurídica Legislação local (sede e filiais) Legislação Específica (do negócio) Aspectos Administrativos Recursos Humanos Serviços de Apoio Informatização de processos Aspectos Tributários Impostos Benefícios fiscais Obrigações fiscais

Projetos: elaboração e análise Análise de Mercado (pesquisa) Análise da indústria Análise do segmento de mercado Oportunidades inexploradas Sazonalidade Riscos Crescimento do segmento de mercado Perfil do cliente (público alvo) Decisão de compra Fatores demográficos Fatores econômicos Mensuração da demanda atual Previsão de demanda futura

Projetos: elaboração e análise Perfil da concorrência Avaliação dos concorrentes Análise da Competitividade Crescimento Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades Produtos e serviços Localização Preço, Promoção, Praça de atuação Políticas comerciais Fornecedores Oferta de matéria prima Preço

Projetos: elaboração e análise Localização Análise dos fatores locacionais dependentes das entradas dependentes das saídas dependentes do processo impostos, fatores legais e incentivos Tamanho (escala do projeto) Análise da viabilidade de alternativas Mercado (demanda) Tecnologia (produtividade x rentabilidade) Financeira Locacional

Projetos: elaboração e análise Plano de Marketing Produto Ciclos de vida do produto (introdução, crescimento, maturidade e declínio) Desenvolvimento de novos produtos Definição do preço Estratégia de vendas Força de vendas (por território, produto, mercado) Pessoal de vendas (remuneração, treinamento, supervisão) Política de preços Canais de distribuição Promoção e Propaganda Previsão de Vendas Curto, Médio e Longo prazos Por produto, território, mercado e ponto de venda

Projetos: elaboração e análise Plano Financeiro Demonstrações Históricas e Projetadas Definir indicadores de desempenho Prazo para retorno do investimento Taxas de Retorno Previsões Receitas de Vendas Custos de produção Despesas Adm, financeiras e de comercialização Investimentos Financiamento Análises Fluxo de Caixa Demonstração do Lucro Bruto Análise do Ponto de Equilíbrio Análise dos Índices

Projetos: elaboração e análise Análise final do Projeto Exposição da defesa da viabilidade do negócio com sustentação nos dados de mercado e financeiros.

Bibliografia básica BUARQUE, Cristovam. Avaliação econômica de projetos: uma apresentação didática. Rio de Janeiro, Campus, 1984. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 1999. GITMAN, Lawrence J.. Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 1997. KOTLER, Philip & ARMSTRONG Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: PHB, 1993. SANVICENTE, Antônio Zoratto. Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 1977. TAVARES, Mauro Calixta. Planejamento Estratégico: A opção entre sucesso e fracasso empresarial. São Paulo: Harbra, 1991. WOILER, Sansão & MATHIAS Washington Franco. Projetos: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1996.