SIMULADOS DO ENEM NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO

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Transcrição da apresentação:

SIMULADOS DO ENEM NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO Projeto desenvolvido na E.E.M.A.B.A.

APRESENTAÇÃO O Ensino Médio precisa dar um sentido e um objetivo aos seus alunos para que seja atrativo e motivador estudar. Umas das formas é estimular o ingresso em universidades, principalmente através do Enem. Isso porque o Enem representa muitas possibilidades: ingresso em universidades públicas federais; participação do programa do PROUNI bonificação de pontos em outros vestibulares; conclusão do ensino médio para alunos do EJA; necessário para solicitar o FIES (Fundo de Financiamento do Ensino superior.

Objetivo Compreender a metodologia do Enem: ensino de competências e habilidades e situações- problemas. Trazer para o cotidiano de sala de aula as questões do Enem; Simular a situação de prova (longo período de concentração e preenchimento de gabarito) Para realizar este objetivo, foram propostos dois simulados por ano.

RELAÇÃO ENTRE O ENEM E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Um desafio logo se apresentou: como atrelar a metodologia do Enem com as diretrizes curriculares do Estado de São Paulo? Através do estudo das diretrizes de ambas as provas percebemos pontos de aproximação e de diferenciação.

RELAÇÃO ENTRE O ENEM E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Matrizes de Referencia para Avaliação do Saresp I - currículo é cultura; II - currículo referido a competências (Observar, Realizar e Compreender); III - currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora; IV - currículo que articula as competências para aprender; V - currículo contextualizado no mundo do trabalho Matrizes de Referência – eixos cognitivos do Enem: I – Dominar as diferenças entre as linguagens; II – Lidar com conceitos; III – Selecionar, organizar, relacionar, interpretar para tomar decisões; IV – Relacionar informações disponíveis em situações para argumentar; V – intervir de modo solidário na realidade para propor soluções de problemas.

RELAÇÃO ENTRE O ENEM E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Existem muitos pontos de aproximação entre as duas matrizes, principalmente no que se referem as competências para aprender – ambas as matrizes estão baseadas na noção de competências e habilidades atreladas à cultura, ao mundo do trabalho e a intervenção solidária. Partindo desse ponto de aproximação desenvolvemos nosso trabalho que consistiu em estudar e procurar relações entre as situações-problemas do Enem e as situações de aprendizagem da proposta curricular. O Enem divulga todas as suas edições anteriores em seu próprio site oficial http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores

Metodologia de Trabalho e Resultados Selecionar questões do Enem com proximidade e afinidade com as situações de aprendizagem da Proposta Curricular para o 3º ano; Este trabalho foi realizado por bimestre, organizado dois simulados: em junho com questões referentes ao 1º e 2º bimestres e em outubro com questões referentes ao 3º e 4º bimestres; Aplicação nas três últimas aulas de um dia letivo normal; Utilização das notas por todos os professores do 3º ano; Devolução para os alunos da prova e correção em sala por cada disciplina. As provas podem ser revisadas, porém estão prontas para serem utilizadas todos os anos. Não realizamos simulado de redação, devido a dificuldade de organizar a correção das provas e também pela expectativa de que os professores de Filosofia/Sociologia/Língua Portuguesa podem trabalhar interdisciplinarmente textos dissertativos.

EXEMPLO DE QUESTÕES Ciências Humanas e suas Tecnologias 1 - (Enem2008 – sociologia ) De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Todas elas tem sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar. Dantas, M. A força nacionalizadora do estado. Dip. 1942. A adoção de novas política públicas e as mudanças jurídico-institucionais ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vergas ao poder, evidenciam o papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na conquista da cidadania. Desse processo resultou a A criação do ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que garantiu ao operariado autonomia para o exercício de atividades sindicais. B legislação previdenciária, que proibiu migrantes de ocuparem cargos de direção de sindicatos. C criação da Justiça de Trabalho, para coibir ideologias consideradas perturbadoras da ‘harmonia social’ D legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantindo-lhes vários direitos e formas de proteção. E decretação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que impediu o controle estatal sobre as atividades políticas da classe operária. 2 - (Enem 2008 – geografia) Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. A partir das informações acima, conclui-se que A as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos. B o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização. C os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica. D as organizações mencionadas identificam-se quanto aos princípios religiosos que defendem. E tanto as Farc quanto a Al Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

Quadro comparativo 1 – sociologia – 1bim ‐ Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos. H38 GI – Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização. 2 – geografia – 1bim - Regionalização do espaço mundial – H18 GI Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino americana.