Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Fazenda - MF
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Inteligência empresarial
GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
COMPONENTES CENTRAIS E ESTENDIDOS DO ERP
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Prof. Dr. Osni Hoss Agrupamentos Representam uma necessidade de se interpretar a interdependência dos ativos intangíveis.
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
Modelo de Excelência em Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Administração da informação - Introdução. Dados são a coleção de evidências relevantes sobre um fato observado. Um conjunto de dados constata um fato.
Conceito Evolução Principais autores Características
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Plano de negócio.
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Uma onda de reorganizações
Gestão do Conhecimento GC
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento Profa. Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gestão do Conhecimento Sociedade da Informação e do Conhecimento “A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O Conhecimento difere de todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo, e todos começam com a mesma e total ignorância.” Peter Drucker

Gestão do Conhecimento Emergência da Economia do Conhecimento Conhecimento é Valor Globalização, remoção ou diminuição das barreiras comerciais Expansão daquilo que pode ser negociado Propriedade Intelectual Aumento nos mercados de retorno crescente

Gestão do Conhecimento Conceitos: “Coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir plenamente os objetivos da organização." Tom Davenport “Disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo ativo de informação possuído pela empresa, em documentos, pessoas, etc." Gartner Group

Gestão do Conhecimento Alguns dos objetivos: Posicionamento Estratégico Alavancagem de negócios Valorização do trabalhador Evitar as “reinvenções de rodas” Utilização otimizada das tecnologias

Gestão do Conhecimento Conceitos Importantes: Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Capital Intelectual Comunidades de Prática Inteligência Competitiva Memória Organizacional

Gestão do Conhecimento Conversão do Conhecimento Nonaka e Takeushi

Gestão do Conhecimento Capital Intelectual O capital intelectual representa o conhecimento que, numa organização, lhe oferece capacidade competitiva, aumentando também o seu valor no mercado. Divide-se em: Capital Humano Capital Estrutural

Gestão do Conhecimento Capital Humano Habilidades Competências Know How Criatividade Experiências

Gestão do Conhecimento Capital Estrutural Tecnologias/Dados Publicações/Processos Patentes/Direitos Autorais Marcas Sistema de informação Cultura Informações de clientes Parcerias Soluções para clientes Sistemas de Gestão

Gestão do Conhecimento Comunidades de Prática Grupos de Intercâmbio de Conhecimentos Grupos de Trabalho Redes Informais Aspectos-chave: Permissões e Espaços concedidos Reconhecimento do Valor Encorajamento das Atividades Abolição de Fronteiras

Inteligência Competitiva Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva Criar processos e ferramentas que permitam à empresa monitorar melhor seu mercado e a concorrência, com informações de apoio a decisão nos negócios.

Memória Organizacional Gestão do Conhecimento Memória Organizacional Estruturação de tudo aquilo que a empresa “sabe”: Está explicitado de alguma forma As pessoas dentro da organização sabem

Gestão do Conhecimento Papéis do Gestor Iniciar, apoiar e sustentar Processos Promover o Aprendizado Organizacional Incentivar o uso das Melhores Tecnologias Aproveitar e promover o Capital Humano Gerir o Capital Estrutural Disseminar a Cultura Organizacional

Tecnologia da Informação & Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Categorias de Softwares de KM 1 - Ferramentas baseadas na Intranet 2 - Gerenc. Eletrônico de Documentos (GED) 3 - Groupware 5 - Sistemas para Construção de Bases Inteligentes de Conhecimento 6 - Business Intelligence (BI) 7 - Ferramentas de Apoio à Inovação 8 - Ferramentas de Inteligência Competitiva 9 - Portais do Conhecimento Fonte: BARONI; FERREIRA (2001)

Gestão do Conhecimento Groupware e Comunidades Virtuais de Prática Grupos de trabalho geograficamente dispersos Vizinhança (geográfica x de interesses) Grupos de chat, conferência eletrônica, fóruns de discussão, mensagens instantâneas Gestão de conteúdo: FAQ, bases de conhecimento, armazenamento seletivo de e-mails

5 Fatores Críticos para uma Comunidade Virtual Gestão do Conhecimento 5 Fatores Críticos para uma Comunidade Virtual Conteúdo: Útil, rico, dinâmico e atual Abrangência: Focada, compatível, interessante Participação: Comprometida, ativa e cordial Divulgação: Ampla, honesta e permanente Mediação: Atenta, competente e compreensiva Fonte: TEIXEIRA (2002)

Gestão do Conhecimento Conclusões sobre TI & KM Não existe a melhor categoria de ferramenta de KM A ferramenta adequada depende do tipo de problema Forte concentração na dimensão explícita e nos processos de codificação e transferência Tendência de aglutinação de funcionalidades nos portais “O importante não é a tecnologia usada para fazer a comunicação, mas o seu conteúdo.”