Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
O papel do professor frente às mudanças
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Escolhendo o nosso Futuro
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012 XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva Avaliação: diálogos entre avaliação institucional e avaliação do processo pedagógico. Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012

Avaliar Julgar, comparar, medir o progresso Acompanhar o processo e corrigir rumos Não se limita a resultados Não é para punir nem premiar

Considerações iniciais sobre avaliação Entender a ciência fazendo parte de uma "era de transição", Reconhecimento as crises do conhecimento, isto é, de momentos decisórios que produzem novos objetos teóricos, que permitem reconceituar e relocalizar os antigos, dentro de um novo "quadro epistêmico" (Piaget & Garcia, 1987). . Compreender o processo educativo como “via dupla” e construção democrática progressiva que envolve contextualizar alguns aspectos:

1) Aspectos legais e pedagógicos dos programas e dos componentes curriculares As DCNs e as competências gerais na formação em saúde As Leis que regulamentam a atenção/formação em saúde: (SUS c/ ordenador da formação, regionalização,Trabalho em rede...) O Projeto pedagógico e a ação docente Os componentes curriculares e os planos de ensino A relação entre os processo avaliativos: institucional da aprendizagem

Mudanças Paradigmáticas: 2)Procedimentos/Estratégias que facilitam a aprendizagem dos estudantes Mudanças Paradigmáticas: Do processo de ensinar ao processo de aprender Múltiplos cenários de aprendizagem (Rede SUS) As metodologias ativas: Educação tutorial, Ensino por descobertas, Problematização, PBL, Aprendizagem significativa, Projetos globalizantes...

Avaliação como processo: 3)Atuação didática e postura profissional do professor no processo avaliativo: Avaliação como processo: Alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino

1) Avaliação Institucional A matriz curricular (PPC) existente, tem papel central no jogo da avaliação Institucional? Envolve o conhecer, analisar, compreender e discutir o modo como o professor pensa e age em relação à aprendizagem ? As inovação educacionais, são vistas quanto à sua incorporação e implantação das condições efetivamente dadas? Tem ajudado a ampliar as competências técnicas/pedagógicas dos professores para ensinar e avaliar em qualquer cenário de ensino? Que implicações traz para a logística institucional das Escolas e dos Serviços?

Como isso é compreendido na Avaliação Institucional das Escolas/Cursos? Avaliação de resultados ? (Classificatória, inclusiva ou não?) Avaliação de processos? (acompanha/apoia as mudanças?)

Olhar é... “Sair de si e trazer o mundo para dentro de si.” Chauí. 1997, p 33-35.

1)Aspectos legais e pedagógicos nos componentes curriculares O Projeto Pedagógico e a ação docente As Diretrizes Curriculares Nacionais ( DCNs) e as competências gerais em Saúde (artigo 4º ): atenção à saúde; tomada de decisões; comunicação; liderança; administração e gerenciamento; educação permanente.

QUAIS PREDOMINAM? Atenção à saúde e tomada de decisões

atenção à saúde; administração e gerenciamento;

3) Na atuação didática e postura profissional do professor no processo avaliativo: Avaliação como processo? Avaliação somativa?

A Pedagogia da Transmissão Paulo Freire chamou essa pedagogia de “educação bancária”, pois o professor “deposita”os conteúdos na cabeça dos alunos

A fragmentação cartesiana

Pedagogia do Condicionamento

Avaliação institucional : o que tem considerado? Resultado? Processos?

Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1977. HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Uma perspectiva construcionista. Porto Alegre: Educação e realidade, 1995. HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 14ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1998. LIBÂNEO , José Carlos. Didática. São Paulo: CORTEZ, 1994. 263 p. MASETTO, Marcos, Didática: A Aula como Centro, 3ºEd. São Paulo: FTD, 1996, P.86-103. MIGLIORI, R. F. Educação em valores humanos: o resgate da construção do Indivíduo ético. Disponível em http unilivre.org.br/centro/textos. htm, acesso em 22/10/2004. PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

Obrigada !