Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen CRIANÇA E MUNDO NATURAL: REFERENCIAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS QUESTÃO 9 RESUMO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS
PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDÉIAS E PRÁTICAS CORRENTES
CONTEÚDOS PRESENTES NOS CURRÍCULOS? Relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores: cópia, repetição, pintura de desenhos prontos, terminologias técnicas...
PROPOSTAS E PRÁTICAS ESCOLARES COMUNS: Festas do Calendário Nacional: Dia do Soldado, Dia das Mães, Dia do Índio, Dia da Primavera. Falta de profundidade, estereótipos culturais, favorecendo muito pouco a construção do conhecimento sobre a diversidade de realidades sociais, culturais, geográficas e históricas.
Atividades voltadas para a noção de tempo e espaço: desvinculação com o cotidiano, com os costumes, com a História...
Experiências pontuais de observação de animais ou plantas, com passos pré- estabelecidos...
Transmissão de noções: corpo humano, seres vivos...
Trabalho voltado somente aquilo que está próximo à criança, desconsiderando interesse, imaginação e capacidade...
Formação moralizante: limpo/sujo, feio/bonito...
AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MAS... O QUE FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL? AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CONTATO COM DIFERENTES ELEMENTOS, FENÔMENOS E ACONTECIMENTOS... AS CRIANÇAS PRECISAM SER INSTIGADAS POR QUESTÕES SIGNIFICATIVAS... EXISTEM DIFERENTES RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS DO MUNDO SOCIAL E NATURAL...
RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MUNDO! O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, APRESENTA UM MODO PARTICULAR DE PRODUÇÃO, DE INDISCUTÍVEL IMPORTÂNCIA NO MUNDO ATUAL... RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MUNDO! (SOCIAL E NATURAL)
PORTANTO O TRABALHO COM ESTE EIXO DEVE PROPICIAR: Experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progessivamente a diferenciação que existe entre mitos, lendas explicações provenientes do “senso comum” e conhecimentos científicos.
REFLEXÃO: INTERVENÇÃO DO ADULTO NO PENSAMENTO DA CRIANÇA?!...