A importância da comunicação integrada Hoje, o consumidor é “bombardeado”por uma série de mensagens publicitárias e ele está cada vez mais exigente, por isso atingir a eficácia comunicacional requer sinergia dos esforços de marketing. Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Exemplo Imagine o consumidor em um supermercado escolhendo um determinado produto. Quais são as variáveis que poderão influenciá-lo no processo de decisão? Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Algumas variáveis possíveis: Publicidade; Merchandising; Promoção; Experiência com a marca; Opinião de terceiros (amigos, família, etc.) Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Discurso unificado Quando a mensagem é unificada, o consumidor consegue decodificá-la mais facilmente e a possibilidade de êxito na comunicação de marketing é maior. Prof. Mario Galvão - Endomarketing
O que é integrar? “Tornar-se inteiro, completar-se. Juntar-se, incorporar-se” (Michaellis, Dicionário Prático da Língua Portuguesa, São Paulo: Melhoramentos: 2001) Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Então, o que é Comunicação Integrada? “O termo ‘comunicação integrada’ tem sido utilizado para descrever a combinação das atividades de propaganda, marketing e relações públicas das organizações, no entanto, seu conceito é muito mais amplo. (...) Considerada parte integrante da gestão estratégica, a comunicação integrada abrange as comunicações institucional, administrativa, interna e mercadológica.” Prof. Mario Galvão - Endomarketing
A comunicação integrada “A comunicação integrada estabelece uma política global, em função da existência de coerência entre os programas estabelecidos nas comunicações institucional, administrativa, interna e mercadológica, além de evitar as sobreposições de tarefas.” Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Objetivo da comunicação integrada ““(...) A comunicação integrada tem objetivo de criar sinergia no sistema de comunicação e unificar a linguagem empresarial, devendo, sempre que possível, integrar ações. Deve integrar informações entre todos os programas da empresa, que proporcionarão o aumento da competitividade organizacional.” Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Mix de CIM Comunicação Interna; Comunicação Institucional; Comunicação Mercadológica Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Comunicação Interna/ Endomarketing Quais são as ferramentas e os desafios na comunicação interna organizacional? Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Comunicação Interna/ Endomarketing “A comunicação interna é voltada a todos os colaboradores da empresa (...) e tem por finalidade propiciar meios para promover a integração entre eles, compatibilizando os interesses dos funcionários aos da empresa. Incentiva a troca de informações e estimula as experiências e o diálogo, bem como a participação de todos, a fim de atingir os objetivos gerais da organização.” Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Comunicação Institucional Construção da imagem institucional, através da atividade de relações públicas e seus instrumentos. Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Comunicação Mercadológica Publicidade e Propaganda; Promoção; Venda pessoal; Merchandising; Marketing Direto/de relacionamento; Marketing Digital. Prof. Mario Galvão - Endomarketing
Objetivos de cada tipo de comunicação Comunicação institucional Conquistar a credibilidade e a confiança dos públicos de seu interesse, divulgando a filosofia, a missão, os valores e princípios da organização, retratados em suas políticas e práticas. Comunicação interna Promover a integração dos funcionários, a troca de informação, o estímulo às experiências e ao diálogo. Comunicação mercadológica Divulgar os produtos e/ou serviços da organização, visando ao aumento de vendas ou estabilização no mercado. Prof. Mario Galvão - Endomarketing