10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Relação professor/aluno
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Seminário Regional – Rio de Janeiro
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Líder Cristão Liderança Geral – Quinta Aula Como se forma um
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
O conteúdo.
O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Quando falamos em aprender...
DIDÁTICA MAGNA.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
“O bom professor é aquele que não dá aula.”
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Não Há Docência sem Discência
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Introdução à Didática Aula 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
• Manejo – Formação – Professor.
Seção 10 (Capítulo 41) “O objetivo da disciplina é ensinar a criança o governo de si mesma. Devem ensinar-se-lhe a confiança e direção próprias.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Faculdade Piaget - Brasil
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a Relação Aluno-Professor Professor-Aluno

Perguntas Reflexivas sobre a Relação Aluno-Professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 1- A relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Pergunta 1. Como podemos construir essa dinamização de maneira que esse processo de aprendizagem se torne mais produtivo?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 2- A relação professor- aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes. Pergunta 2. Como trabalhar a diversidade de valores no ambiente escolar de maneira que se alcance o respeito mútuo entre todos os envolvidos?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 3- De acordo com LIBÂNEO (1994, p. 251), o professor não transmite apenas informações ou faz perguntas, ele também deve ouvir os alunos: “Não estamos falando da afetividade do professor para com determinados alunos, nem de amor pelas crianças. A relação maternal ou paternal deve ser evitada, porque a escola não é um lar. Os alunos não são nossos sobrinhos e muito menos filhos. Na sala de aula, o professor se relaciona com o grupo de alunos. Ainda que o professor necessite atender um aluno especial ou que os alunos trabalhem individualmente, a interação deve estar voltada para a atividade de todos os alunos em torno dos objetivos e do conteúdo da aula.” Pergunta 3- Como tornar o momento de ensino /aprendizagem dinâmico atendendo e ouvindo os alunos em suas necessidades e limitações?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 4- A escola, como um todo, passa por uma crise de sentido; os alunos não sabem porque vão a ela, a falta de significação do que é estudar, a evasão, a reprovação e a violência que existem nas mais diferentes formas acabam por transformar esta relação professor-aluno ainda mais conflitante e difícil de ser trabalhada. Pergunta 4 : De que forma o professor pode abrandar este conflito preocupando-se tanto com o relacionamento emocional quanto afetivo?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 5- Incentivar as crianças e adolescentes a pensarem filosoficamente não é uma tarefa fácil para os professores desempenharem e, de certo modo, é mais uma arte do que uma técnica, é uma arte que requer a prática. O professor deve possuir habilidades para passar o conteúdo da matéria, incentivando-os ao estudo, fazendo-os levantar temas sobre o texto dado, discutindo e escrevendo. Pergunta 5 : Quais as habilidades que um professor deve ter ou desenvolver para obter um bom relacionamento entre seus alunos?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 6- O professor não pode ser autoritário a ponto de achar que sua palavra é a lei, pois, quando há uma falha na comunicação entre professor–aluno, aluno-professor, poderá ocorrer o distanciamento das duas partes, o que poderá prejudicar a relação; uma vez que o diálogo é um elemento fundamental da aprendizagem. Pergunta 6 : Como exercer de forma sábia a autoridade em sala de aula usando uma postura sem apelo de autoritarismo ?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 7- A disciplina e o equilíbrio devem ser mantidos em classe, para que o aprendizado não seja prejudicado, e para que se desenvolva, no aluno, o auto respeito, o autocontrole e o respeito, ficando o professor atento para que certas situações não fujam do limite. Pergunta 7 : Como criar um clima de respeito, auto respeito e autocontrole entre os alunos sem uso de uma disciplina severa sem prejudicar o aprendizado dos mesmos?

8- No que foi exposto, vemos, portanto, que o Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 8- No que foi exposto, vemos, portanto, que o relacionamento professor-aluno é dinâmico, cabendo ao professor ter sabedoria para lidar com cada situação que se apresente e ter em mente que deverá estar ligado no fato de que o ensinar não é apenas transmissão de conhecimentos, mas também um total envolvimento com situações e a formação de seus alunos como seres pensantes e atuantes, capazes de construir o seu conhecimento. Pergunta 8 : Como criar um clima de respeito, auto respeito e autocontrole entre os alunos sem uso de uma disciplina severa sem prejudicar o aprendizado dos mesmos?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 9- O professor como facilitador do aprendizado deverá buscar a motivação de seus alunos. Não é uma tarefa fácil, pois a falta de motivação pode ter origem em problemas particulares diversos do aluno. Pergunta 9 : Como motivar alguém que não tem essa motivação interna e se mostra apático em aprender?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** 10-: Podemos também reforçar a importância do diálogo usando FREIRE (1996, p.95): estimular a pergunta, a reflexão crítica sobre a própria pergunta, o que se pretende com essa ou aquela pergunta (...) o fundamental é que professor e alunos saibam que a postura deles é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto falam ou enquanto ouvem. Pergunta 10 Que postura o professor deve ter antes aos conflitos presentes em sala de aula?

Perguntas Reflexivas sobre a relação Aluno-professor/Professor-Aluno no ambiente escolar Sobre o texto “A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO” de Luiza de Souza Müller** http://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf