A pesquisa em Artes na Universidade e o Qualis Artístico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
ORGANIZANDO A PESQUISA
SEMINÁRIO.
PROJETO DE PESQUISA.
A Concepção Objetiva da Arte
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Arte e representação.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia Da Pesquisa Científica
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ARTIGO CIENTIFICO.
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O aluno elaborando conceitos
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Trabalho de conclusão de curso
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Profª. Taís Linassi Ruwer
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Política Educacional Brasileira
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
INTRODUÇÃO ..
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
O que é Ciência.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Metodologia Científica
Estética Antiga Objetivos do texto:
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Transcrição da apresentação:

A pesquisa em Artes na Universidade e o Qualis Artístico Doutorado em Artes Visuais – UFMG Martha Tupinambá de Ulhôa Instituto Villa-Lobos - UNIRIO Representante de área – CAPES

Pesquisa Descoberta Invenção Indagação minuciosa Produção de conhecimento

ARTE s.f. 1 (Filosofia) segundo tradição que remonta ao platonismo, habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional. 3 (por extensão da acepção 1) o uso dessa habilidade nos diversos campos do pensamento e do conhecimento humano <a. do pensamento> <a. da matemática pura> (Houaiss eletrônico – versão 1.0.5a)

2 (Filosofia) segundo tradição que remonta ao aristotelismo, conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica [por oposição a ciência] 4 (por extensão das acepções 1 e 2) o uso dessas habilidades nos diversos campos da experiência e da prática humana <a a. da estratégia> <a a. da caligrafia> <a a. da música>

Arte = teoria Técnica = prática

ARTE como estética 15 (Estética) produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana <a. literária> <a. da pintura> <a. cinematográfica> 16 (por extensão) o talento, a contribuição própria da inteligência e da sensibilidade de um artista <a angústia da a. de Van Gogh> <a estranha a. de Augusto dos Anjos> 17 (por extensão) a tendência geral e/ou a totalidade das manifestações artísticas em determinada época, fase, lugar etc. <a a. do Renascimento> <a a. expressionista> (Houaiss eletrônico – versão 1.0.5a)

Universitas corporação ou comunidade Universitas, para os romanos era sinônimo de colégio, identificando associação de iguais ou organização institucional de pessoas com interesses afins.   Universitas corporação ou comunidade Universitas Magistorum ou Universitas Scholarium (instituição de ensino).

Produção e transmissão de conhecimento Universidade Produção e transmissão de conhecimento

Século XII – Primeiras universidades (escolas organizadas em corporações, com administração própria, monopólio do ensino e conferindo grau).   Bologna (1100) e Paris (1150) estabeleceram alguns dos princípios de organização existentes até hoje. Século XIII - livre associação ou corporação de estudantes e mestres interessados no estudo das artes liberais (teologia, medicina e direito).

Em Bologna, estudantes ricos pagavam seus professores Em Bologna, estudantes ricos pagavam seus professores. Eles se organizaram em dois grupos estudantis: os cismontanos (italianos) e ultramontanos (estrangeiros). Elegeram presidentes para cada grupo (Rector), incumbido de orientar o ensino e dirigir os professores.   Professores se organizaram e constituíram os collegium (tipo corporação). Os colégios se tornaram instituições de ensino autônomas (Oxford, fundada em 1170 e Cambridge, de 1210, ainda são organizadas em colégios). Universidade de Paris – agremiações de escolas. Sorbone (colégio fundado por Roger de Sorbon).

Finalidade da Educação Superior (Art. 43º da LDB) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo   Criatividade (Autonomia) Sistematização e socialização do conhecimento (Trabalho em grupo) Crítica (Pesquisa)

Pesquisa - Documento escrito com descrição e interpretação dos dados; - Uso de critérios na avaliação das fontes e tratamento da evidência; - Documento escrito com descrição e interpretação dos dados; - Socialização dos resultados.

A universidade, mais do que a continuação dos estudos é uma ruptura na maneira de criar e transmitir conhecimento usada nos demais setores educacionais. A universidade não surge apenas para aprofundar nos jovens os estudos que fazem quando crianças, ela surge como o produto de uma revolução na maneira medieval de conhecer o mundo. Cristovam Buarque e Ivônio Barros Nunes em “Universidade Permanente” http://www.abmes.org.br/Seminarios/110901_Pos_Univer/universidade_permanente_seminario.htm

Universidade - Universalidade - Método científico - Convivência entre áreas do conhecimento - Inter Multi e Transdisciplinaridade

Universidades do século XII ao XVI Mestres (magister) Latim Composição de versos, Algumas vezes lógica e dialética Na universidade Comparar textos de autores clássicos (De Musica de Boethius) Colocar questões para explorar as contradições entre os textos Formular soluções para resolver a questão proposta

Aceitação de um assunto na universidade medieval e renascentista Ser percebido como UNIVERSAL. Música enquanto tema de estudo universitário Aparecimento de uma linguagem polifônica comum a várias partes da Europa (1380-1500).

1600-1750 Da música especulativa (estudo das proporções) para questões artísticas ou práticas (ligadas a letras ou história).

Estudos em história da música Cátedras em música 1750-1900 Estudos em história da música Cátedras em música

1900-1945 Universidade Conservatórios (Hochschulen) formação técnica Estudos teóricos (Musicologia) Conservatórios (Hochschulen) formação técnica

Escolas de Belas Artes e Conservatórios na Universidade (pós 1945) Método científico Convivência com outras áreas Interação de teoria e prática

Pesquisa em Artes/Música Parte da experiência artística mas não se reduz a ela.

Criação artística é única, não replicável.

Produto de pesquisa em Artes pode ser a obra de arte, incluindo também questões ligadas à sua produção, transmissão e recepção.

Pesquisa em Artes Modelo das humanidades - a produção do conhecimento é demonstrado por uma prosa livre, mas bem informada e analítica, em comunicação/discussão sistemática e contínua com suas fontes. Componente científico – Situações de teste e avaliação de confiabilidade do processo. Pesquisar através da arte é semelhante a conduzir um experimento, pois permite ao artista buscar uma resposta para uma questão, testando suas conclusões e recolocando suas perguntas ao longo do processo.

Procedimentos adotados por artistas/pesquisadores em Artes na Universidade Diário de bordo com andamento do processo de criação artístico; observações, reflexões e avaliação; intenções, dúvidas resumos de bibliografia consultada.

Pesquisa em arte Muitas vezes o próprio objeto artístico não pode ser definido a priori, se construindo simultaneamente à elaboração metodológica. A pesquisa em arte emerge da intimidade que tenhamos com o material artístico, a partir da imersão na prática que aponta as questões sobre as quais nos debruçamos.

Pesquisa sobre arte Mesmo na pesquisa “sobre” arte, a reflexão é conduzida pela lógica artística. Quando se trabalha teoria, crítica e história da arte, a fonte primária é a obra artística. Outras áreas podem até tratar do objeto artístico, mas trata-se, neste caso, de fonte secundária. O artista e o teórico da arte trabalham com a obra, a partir do objeto ou processo artístico. Assim sendo este conhecimento rende em termos estéticos e artísticos.

Pesquisa sobre artes Pesquisa em artes Ambas partem da vivência artística e contribuem para o avanço de experiência e conhecimento na área.

Qualis Artístico